fbpx Skip to content
10 atividades para fazer com as crianças durante as férias escolares

COMPARTILHE

27 de dezembro - 2021

10 atividades para fazer com as crianças durante as férias escolares

Tempo estimado de leitura: 9 minutos (1802 palavras, 10020 caracteres)

Neste período, os alunos já estão em férias escolares, cheios de energia para gastar. Para os pais, haja criatividade para mantê-los entretidos até a volta às aulas! São muitos dias ociosos que precisam ser preenchidos com lazer, não é mesmo? Para te ajudar, montamos uma listinha com algumas sugestões de atividades para fazer com as crianças nas férias. Bora conferir?

 

1. Saída fotográfica

 

Hoje em dia, sair por aí tirando fotos é bem mais fácil do que antes. Os celulares têm câmeras, e como as fotos são digitais, não há gasto nenhum com filmes ou revelações. Há muitos tutoriais gratuitos por aí também. Então, que tal fazer um “dia de fotógrafo” com o seu filho?

 

Escolham um tema juntos, como por exemplo árvores, insetos, monumentos, natureza, paisagens urbanas, etc. Aí depois escolham um local para visitar que seja compatível com o tema escolhido. O próximo passo é dar aquela espiadinha em alguns tutoriais no YouTube, como este aqui, só para as fotos ficarem mais interessantes. Depois, é só mandar bala!

 

Se a experiência for legal, dá até para fazer uma série de saídas fotográficas, cada uma com uma temática. Pode até virar um hobby de longo prazo, se a criança estiver curtindo muito. Quem sabe o seu filho, em uma brincadeira assim, não acaba até descobrindo uma vocação? Vai que, né?

 

2. Trilhas compatíveis com a idade da criança

 

Partiu trilha? Uma boa forma de gastar tempo, energia e ter ótimos momentos de lazer é colocando um tênis, uma mochila nas costas e procurando uma trilha na cidade em que você mora que seja recomendada para a idade do seu filho.

 

Esse contato com a natureza é tudo de bom, não é mesmo? Para as crianças, é uma aventura, uma experiência diferente das do dia a dia. Se a trilha terminar na praia, melhor ainda, porque tudo que é criança adora se jogar no mar. Te garanto que será um dia muito divertido em família!

 

Ah, e não esqueça de levar água o suficiente para a jornada, uns sanduíches naturais, protetor solar e repelente. Se der, vá com um pequeno grupo, e de preferência que contenha alguém que já conheça a trilha. Divirtam-se!

 

3. Jogos de tabuleiro

 

Atividades para fazer com as crianças também incluem os passatempos mais caseiros, não é mesmo? Você por acaso tem um armário cheio de jogos de tabuleiro? Sim? Ah, legal!!! A dica então é preparar um dia de jogos!

 

Não importa se o seu filho ainda não conhece as regras ou se ele está “meio assim”, sem saber se irá gostar de jogos de tabuleiro. Depois que tudo começar, ele não vai mais querer parar de jogar, eu aposto! Então, pegue tudo o que você tiver de jogos e espalhe sobre a mesa.

 

Sabe de uma dica bem legal? Prêmios! O ganhador de cada partida poderia receber premiações como chocolates, balas, chicletes, chips, etc. Uma recompensa sempre ajuda a motivar, não é? Então, fica a dica!

 

4. Dia da semana temático

 

Escolha um dia da semana – como por exemplo quarta ou sexta-feira – para ser aquele dia “diferentão”, um dia temático. Cada semana o tema pode ser diferente. Por exemplo, em uma semana vocês podem fazer o “Dia temático Mexicano”, em outra, o “Dia temático Hawaiano”, e assim vai.

 

Nesses dias, dá para fazer ou encomendar comidinhas típicas desse local escolhido, usar roupas típicas da região, escutar músicas tradicionais de lá e até colocar decorações temáticas pela casa. Solte a criatividade!

 

Para as crianças, essas serão memórias inesquecíveis, principalmente se tudo ficar bem registrado em fotos e filmagens. Então, o que hoje será uma diversão, amanhã será uma recordação, uma história da infância para contar. Mesmo que dê algum trabalho, valerá a pena, não acha? 

 

5. Artesanato

 

Que tal juntar um pouco de sucata e deixar que os seus filhos a transformem em arte? Tem muita coisa que dá para usar: rolinhos internos do papel higiênico, garrafas PET, jornais, latas de refrigerante, copinhos plásticos, tampinhas, embalagens de iogurte, etc. Junte a isso materiais como tesoura, cola, grampeador, barbante, tinta, pincéis, entre outros, e a oficina de artesanato está montada!

 

O legal é que um adulto fique por perto para orientar e cuidar para que a criança não se corte com nenhum material. Mas orientar e cuidar é diferente de fazer pela criança, não esqueça!

 

Depois de tudo pronto, dá até para fazer uma exposição. Os pequenos podem colocar um nome em suas “peças de arte” e criar uma “mostra” para a família, na qual eles explicam o que é o artesanato que fizeram e quais foram as inspirações. O que acha?

 

6. Jardinagem

 

Entre a lista de atividades para fazer com as crianças nas férias, não poderia faltar uma que colocasse os pequenos em contato com a natureza, não é? Para isso, jardinagem é uma ótima opção!

 

Alguns itens que você pode precisar para a empreitada são: mudas de plantas, adubo, luvas de jardinagem, pá, ancinho, tesoura de poda, regador e borrifador. Como será uma atividade com crianças, o melhor é que esses itens sejam pequenos, mais fáceis de manusear.

 

Se você tiver um quintal, já pode pegar os itens, arregaçar as mangas junto com seus baixinhos e começar a plantar as mudas, adubar, arrancar as ervas-daninhas e regar as plantas. Ensine os pequenos a como fazer cada uma dessas coisas e explique o porquê. Caso você não tenha quintal, o negócio é improvisar com vasos e uma sacada. Querendo, sempre tem um jeitinho!

 

7. Criar uma cápsula do tempo

 

O que você acha de criar uma cápsula do tempo com as crianças? Seria legal né? Imagina, daqui a anos, talvez décadas, ela será desenterrada, e os objetos colocados dentro trarão a lembrança dos bons momentos. Será nostálgico!

 

Para a cápsula, você precisará de um material resistente, que não se desintegre com o tempo e que preserve os itens que forem colocados dentro do local. Materiais como inox ou PVC, por exemplo, são boas opções. Outra dica é colocar dentro da caixa, junto com os objetos, alguns saquinhos de sílica. Eles ajudam a sugar a umidade e a evitar o mofo.

 

Chegou a hora de guardar os tesouros! As crianças e os outros membros da família podem pegar objetos que tenham um significado especial. Também é interessante escrever uma carta para ser lida quando a cápsula for desenterrada. Outros itens interessantes a guardar são fotos, recorte de jornal ou revista com uma matéria atual e até diários. Depois, é só escolher o local para enterrar e programar uma data para resgatar a cápsula!

 

8. Acampamento

 

Acampamento é uma atividade para fazer com as crianças nas férias que rende momentos de lazer e um quê de aventura! Se os pais também estiverem de férias ou tiverem um fim de semana livre, o acampamento pode ser em um camping da região ou até em uma praia. Caso a família não tenha essa disponibilidade, vale acampar até no quintal ou mesmo dentro de casa.

 

Alguns itens para acampamento que você pode precisar são: barraca, saco de dormir ou colchonete, lanterna, cantil de água, repelente para mosquitos, protetor solar, agasalho. Adolescentes e adultos podem portar também um canivete suíço.

 

A dica é: aproveitem o máximo da experiência! Se o acampamento for na praia, por exemplo, dá até para fazer uma fogueira com marshmallows, espetinhos, etc., ou até pescar e fazer um peixinho na brasa. Contem também histórias de acampamento, riam e curtam ótimos momentos em família!

 

9. Tours virtuais

 

Nem sempre é possível viajar nas férias, ainda mais com as restrições do momento atual. Então, uma boa opção para se divertir com as crianças é fazer tours virtuais para diversos lugares do planeta!

 

Há muitos locais que oferecem essa possibilidade, você sabia? Aqui há uma lista de lugares históricos e culturais que disponibilizam essa opção de visitação virtual. Nela, você encontra desde estruturas como o círculo de pedras Stonehenge até museus incríveis como o do Louvre. Imperdível, né?

 

Agora, se você gosta mais de criar o próprio roteiro, aqui neste link do Google Earth você pode girar o Globo Terrestre com o mouse, pegar o bonequinho e jogá-lo em qualquer lugar que quiser. Dá para girar as imagens em 360º e, assim, explorar virtualmente todas as regiões do planeta. Então, aproveite as possibilidades virtuais e apresente esse mundão aos seus filhos!

 

10. Montar a árvore genealógica da família

 

Finalizando esta lista de atividades para fazer com as crianças nas férias, está a confecção da árvore genealógica da família! Dá  para fazer uma física ou virtual, e cada uma tem as suas vantagens.

 

Na árvore genealógica física, vocês podem pegar uma cartolina e começar a desenhar a árvore. Dá até para deixar um espaço para colar fotos pequenas dos antepassados. A vantagem dessa opção é o prazer da confecção, do desenho e da colagem. A desvantagem é a limitação de espaço para o prolongamento da árvore e para a inclusão de informações.

 

Já na árvore genealógica virtual, a vantagem está nas possibilidades de prolongamento da árvore, inclusão de informações e fotos, convite para colaboração de membros e cruzamento de árvores dos membros. Aqui você encontra uma lista de locais para hospedar a árvore. Então, agora é só escolher a opção que mais faz sentido para vocês e partir para a ação!

 

Leia mais
– Colônias de férias: 6 dicas para acertar na escolha
– Férias: 10 lugares para conhecer e ao mesmo tempo aprender

 

Espero que esta lista de atividades para fazer com as crianças nas férias proporcione bons momentos em família para vocês. Divirtam-se!

 

CTA_Calendário Pedagógico 2022

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.