facebook Atendimento por email Agende uma visita Ligue Agora Atendimento online Atendimento Online 2 Whatsapp whatsapp 2 corretor

A importância da análise preditiva para a previsão de cenários na escola

6 de agosto de 2018 | 1 comentário | Categoria(s): Gestão Escolar

Tempo estimado de leitura: 4 minutos (714 palavras, 4215 caracteres)

Planejamento é algo vital para as escolas. Além de organizar as atividades e ações, ele é a base para a tomada de decisões e a definição de rumos para o futuro. Para que instituições de ensino possam se planejar, sobretudo na parte financeira, é necessário que tenham uma expectativa do que acontecerá a seguir. Mas como fazer isso de forma precisa, se o futuro é impalpável? A resposta pode estar em uma tecnologia empregada em diversos segmentos, e que em breve fará parte da realidade das escolas: a análise preditiva.

 

Entenda mais:

 

O que é análise preditiva?

 

Análise preditiva é um instrumento de inteligência artificial que permite a antecipação de cenários futuros com base em ocorrências similares no passado e no presente. Ela usa recursos como aprendizado de máquina, mineração de dados e modelagem preditiva para analisar históricos e apresentar previsões de acontecimentos pósteros.

 

O recurso atua gerando pontuações prováveis para cada elemento em um determinado contexto. Uma amostra desses elementos permite a projeção estatística de episódios que ainda não ocorreram.

 

Para as escolas, a tecnologia de análise preditiva está em desenvolvimento e integrará a plataforma de comunicação ClipEscola, canal que conecta instituições de ensino com pais, alunos e colaboradores.

 

Como beneficiará as escolas?

 

As vantagens do uso de análise preditiva são inúmeras para as instituições de ensino. Confira os pontos que mais serão impactados por essa tecnologia:

 

Retenção de alunos

 

Para a sua escola, é importante saber quantos estudantes irão se rematricular para o próximo ano letivo? Essa é uma questão que afeta diretamente o orçamento da instituição de ensino, pois um número de rematrículas abaixo do esperado pode representar um severo desfalque nas finanças.

 

O recurso que normalmente é usado para fazer essa previsão são as enquetes. Embora elas apresentem um bom resultado, a avaliação de uma análise preditiva é incomparável. As pesquisas nem sempre são respondidas por todos os participantes, principalmente se a resposta deles seria negativa. Já pela análise, todos os dados são avaliados.

 

Com os resultados dela, a escola terá uma estimativa aproximada da quantidade de rematrículas que poderá contar, e terá como colocar esse dado no orçamento do próximo ano. Ele será importante para o planejamento financeiro anual.

 


 

Inadimplência

 

Todas as escolas têm um certo número de inadimplentes. Em algumas, ele é tão alto que chega a provocar o fechamento da instituição. Isso mostra o quanto é importante que a escola tenha uma previsão mais clara das inadimplências que terá e se planeje financeiramente para suportá-las.

 

Assim, ela não é pega de surpresa, e quando as inadimplências acontecerem, a instituição de ensino já terá tomado as medidas cabíveis para manter o orçamento equilibrado mesmo com essa redução de recebimentos.

 

Novas matrículas

 

Um outro ponto que será beneficiado com a análise preditiva é a antecipação do cenário de novas matrículas. Assim como nos tópicos anteriores, essa é uma questão que também afeta o orçamento da escola, então é importante que haja uma estimativa mais precisa sobre ela.

 

O recurso de análise preditiva explorará padrões e relacionará diversos fatores para prever tendências e apresentar um resultado provável de matrículas que a escola terá para o ano seguinte.

 

Obtendo essa análise, a instituição de ensino conseguirá saber a quantidade de recebimentos que poderá contar advindos das matrículas, e também se será preciso traçar novas estratégias para melhorar o cenário, revertendo resultados negativos ou potencializando os positivos.

 

Leia mais
– IA: a transcendência da comunicação escolar
– Como usar mapas de humor para medir a satisfação em uma escola

 

Quer saber mais sobre a ferramenta que terá o recurso de análise preditiva? Agende uma demonstração gratuita por aqui.

 

CTA_eBook_apresentacao-1

 

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.


1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] Não se trata de bola de cristal, e sim de um mecanismo chamado análise preditiva, que já está em desenvolvimento para instituições de ensino e se baseia em ocorrências passadas e presentes para antecipar cenários […]