Calendário escolar

COMPARTILHE

01 de fevereiro - 2019

Calendário escolar 2019 (segunda parte): principais datas e atividades para o seu planejamento!

Tempo estimado de leitura: 13 minutos (2655 palavras, 15046 caracteres)

Dando continuidade à lista de datas para o seu calendário escolar 2019, no post de hoje trazemos os principais dias comemorativos do segundo semestre e atividades que a sua instituição de ensino pode realizar em cada um deles. Vamos conferir?

 

Julho

 

08 – Dia Nacional da Ciência

 

Essa é uma data que dá margem para grandes ideias! Que tal promover uma feira de ciências na sua escola? Você pode dividir os alunos em grupos e passar a tarefa de construção de algum experimento, além de trazer convidados para a feira também. Os pais dos alunos iriam adorar, e isso mostraria que a escola está disposta a adotar ideias criativas para agregar ao ensino. Fica a dica!

 

09 – Dia da Revolução Constitucionalista

 

Como toda data histórica, essa não pode deixar de integrar o calendário escolar 2019. O estado de São Paulo faz inclusive feriado nesse dia. A dica é lembrá-lo em uma aula de história, revendo os fatos do movimento que também é conhecido por “Guerra Paulista”.

 

13 – Dia Mundial do Rock

 

Você deve estar se perguntando o que o dia mundial do rock está fazendo nas sugestões de datas para o calendário escolar 2019. Acontece que muitas escolas possuem a disciplina de música na grade curricular, então nesse dia vale estudar a história do rock e como a chegada do estilo musical influenciou gerações. Além disso, como a data é muito conhecida e comemorada, vale também uma decoração temática dos corredores da escola, não acha?

 

15 – Dia do Homem

 

Assim como há o dia da mulher, também existe o dia do homem. A data tem o objetivo de conscientizar os homens sobre os cuidados que devem ser tomados em relação à saúde, sobretudo a prevenção do câncer de próstata. Nesse dia a escola pode trazer palestrantes para falar sobre o tema tanto para alunos quanto para colaboradores.

 

20 – Dia do Amigo

 

O dia do amigo é celebrado no Brasil em várias datas diferentes (04/02, 18/04, 20/07, 30/07). Sugerimos 20/07 para a inclusão no calendário da escola porque é o dia em que dois de nossos países vizinhos, Argentina e Chile, também comemoram a ocasião. Lá inclusive eles trocam presentes na data. O que você acha de usar essa ideia e promover um amigo secreto nas turmas do colégio nesse dia?

 

25 – Dia do Escritor

 

Está aí um dia que não pode ser esquecido pelas escolas. Que tal nessa data os alunos escreverem, na aula de literatura, uma pequena biografia do autor preferido deles? Seria um aprendizado ativo, e depois cada um poderia apresentar o que escreveu para todos, compartilhando o conhecimento sobre o autor com a turma inteira.

 

26 – Dia dos Avós

 

Sabemos que os avós são figuras muito importantes para as crianças, e muitas inclusive são criadas por eles. Portanto, essa ocasião não pode passar batida e merece estar no calendário escolar 2019. O que você acha de a escola enviar nesse dia uma mensagem carinhosa aos avós dos alunos pelo aplicativo de comunicação escolar? Além disso, os estudantes também podem confeccionar cartõezinhos para os avós na aula de educação artística. Seria um gesto que eles iriam adorar!

 

Agosto

 

11 – Dia dos Pais / Dia do Estudante

 

Neste ano, dia dos pais e dia do estudante terão que dividir espaço. Seria bem legal que a escola promovesse um evento em homenagem aos pais, com diversas apresentações artísticas dos alunos (canto, dança, teatro), e aproveitasse a ocasião para homenagear os estudantes também. Além disso, sempre é bom o envio de uma mensagem a pais e alunos parabenizando-os por seu dia. Isso pode ser feito de forma prática pelos comunicados personalizados do aplicativo de comunicação da escola.

 

12 – Dia Nacional das Artes

 

Mais uma data cultural para incrementar o seu calendário escolar 2019! Nesse dia, que tal levar os alunos para um passeio guiado por um museu ou galeria de artes? Para os estudantes, é muito gostoso aprender fora das paredes da sala de aula. Caso o passeio não seja possível, uma outra ideia é levar os alunos virtualmente a museus como o Louvre pelo Google Street View. É possível percorrer os espaços e ver as obras artísticas do ponto de vista de alguém que está lá. Assim, você dará a todos os estudantes uma experiência que muitos nem teriam de outra forma.

 

16 – Dia do Filósofo

 

Esse é o dia de parabenizar o professor de filosofia da sua escola. Por isso, não esqueça de colocar a data no seu calendário escolar 2019. Prepare alguma homenagem carinhosa, talvez até fazendo alguma brincadeira com a profissão. Ele vai gostar, afinal, quem não gosta de ser lembrado, não é?

 

19 – Dia do Historiador

 

Chegamos a mais uma data que homenageia um colaborador da sua escola: o professor de história. Lembre-se de preparar algo para que o dia dele não passe em branco. Pode ser uma mensagem, balões, lembrancinha, o importante é mostrar que a escola lembrou dele!

 

22 – Dia do Folclore

 

Cada região do Brasil tem suas próprias manifestações culturais. Elas devem ser valorizadas para que a cultura de um povo não acabe caindo no esquecimento de gerações futuras. A escola tem um importante papel nesse resgate, e pode aproveitar a data para trazer para as aulas elementos do folclore local, despertando a curiosidade das crianças.

 


Setembro

 

01 – Dia do Profissional de Educação Física

 

Agora é a vez de homenagear o professor de educação física da sua escola. Assim como você fez com os outros colaboradores, prepare algo para mostrar que a escola lembrou dele e que ele é importante para a instituição!

 

 

Mais uma homenagem para o seu calendário, e dessa vez é para o professor de biologia! Já decidiu o que fazer para parabenizá-lo pela data? Vale mensagem, lembrancinha, decoração, só não vale deixar o dia passar em branco!

 

05 – Dia do Irmão

 

O que você acha de colocar o dia do irmão no seu calendário escolar 2019? Pense só… nesse dia os alunos podem preparar um cartãozinho para o irmão na aula de educação artística. Quem não tiver um irmão pode fazer um cartão para o amiguinho. De um jeito ou de outro, é muita fofura envolvida, não é?

 

07 – Dia da Independência do Brasil

 

Esse dia, feriado nacional, certamente merece ser lembrado em um bom aulão de história. É claro que a aula terá que ser antes ou depois da data, já que sete de setembro é feriado, mas o importante é que seja vista, pois é um marco histórico. Não esqueça de colocá-la na sua programação!

 

20 – Revolução Farroupilha

 

A Revolução Farroupilha, também chamada de Guerra dos Farrapos, foi um acontecimento histórico que ocorreu no Rio Grande do Sul e influenciou outros movimentos em outras regiões do país. Como toda data histórica, é importante que essa também faça parte do calendário escolar 2019 e seja lembrada e estudada em aulas de história, você não acha?

 

21 – Dia da Árvore

 

O Dia da Árvore é uma boa oportunidade para a escola fazer uma atividade diferenciada com os alunos, como plantar árvores nos arredores da instituição, por exemplo. É interessante que a escola também passe em aula informações sobre o desmatamento e alternativas para reduzi-lo, como substituir papel por recursos digitais.

 

30 – Dia da Secretária

 

Praticamente todas as escolas possuem uma secretária. Essa colaboradora também tem um dia dedicado a ela, e merece receber homenagens nessa data. Lembre-se então de incluí-la na programação!

 

Outubro

 

01 – Dia Internacional da Música

 

Existindo ou não a disciplina de música na sua escola, fica a sugestão de data para fazer parte do seu calendário escolar 2019. Afinal, a música existe desde os primórdios da humanidade, e seria interessante uma aula que mostrasse a história dela caminhando em sintonia com a história humana. E além da aula, que tal promover um show de talentos musicais entre os alunos nesse dia?

 

04 – Dia dos Animais

 

O que o dia dos animais tem a ver com a escola? Nada! E por que colocá-lo no calendário escolar 2019? Porque seria algo muito fofo! Imagina só o que dá para fazer com essa data. A sua escola pode promover um “pet day”, permitindo que os alunos tragam seus bichinhos de estimação. Assim, além de fazer um dia diferente, a escola se tornará mais divertida e os professores poderão usar o gancho para começar a trabalhar com os alunos questões como a importância do respeito aos animais, passando a eles valores que vão além dos estudos.

 

12 – Dia das Crianças

 

No dia das crianças não há aula, já que coincide com um feriado religioso, mas isso não impede que a sua escola faça algo diferente com as crianças em outro dia, uma “antecipação” da data. Que tal permitir, no dia anterior, que as crianças tragam o brinquedo preferido delas para a aula? Com certeza iriam ir para a escola mais empolgadas, sabendo que teriam a companhia do brinquedo durante os estudos.

 

15 – Dia do Professor

 

Essa data está entre os dias mais importantes do calendário escolar 2019. É o dia de homenagear a todos os professores da escola! É claro que essa homenagem também terá que ser realizada previamente, já que na própria data é feriado escolar. A sugestão é que a instituição de ensino promova uma confraternização entre os professores com música e sorteio de brindes, além é claro dos tradicionais “comes e bebes”.

 

19 – Dia do Profissional de Informática

 

Há muitas datas para homenagens no calendário escolar 2019, e esta está entre elas. Provavelmente a sua escola possui um professor de informática, certo? Esse é o dia dele. Se você fez alguma ação para parabenizar os profissionais das outras áreas na data deles, chegou o momento de fazer o mesmo aqui. Apesar da proximidade com o dia do professor, não deixe esta data passar em branco!

 

21 – Dia Nacional da Alimentação na Escola

 

O objetivo desse dia é despertar a atenção sobre a importância dos bons hábitos alimentares para os jovens. O que você acha de promover em cada turma um lanche comunitário apenas com opções saudáveis? Você pode enviar um comunicado aos pais pelo aplicativo de comunicação da escola com uma lista de opções saudáveis que os alunos podem trazer. Os professores depois podem tirar muitas fotos desse momento e enviar aos pais pelo mesmo app!

 

29 – Dia Nacional do Livro

 

É fundamental que as escolas estimulem nos alunos o hábito da leitura. Por isso, essa é uma data que não pode ficar de fora do calendário escolar 2019. Realize alguma atividade ligada ao livro, como por exemplo a leitura e resenha de alguma obra ou a teatralização de um romance. Invente! Seja criativo!

 

30 – Dia da Merendeira Escolar

 

Toda escola com cantina possui uma merendeira, não é verdade? Então a data deve estar no calendário escolar 2019, para que essa profissional seja homenageada. Prepare algo para ela, quem sabe até uma lembrancinha da escola. Comunique também a todos os alunos e colaboradores, para que eles possam parabenizar a profissional 🙂

 

31 – Halloween

 

Embora não seja uma tradição originalmente brasileira, como aliás quase nenhuma é, o Halloween é uma data muito conhecida no Brasil, e muitas escolas a incorporam ao cronograma. A sua instituição de ensino pode criar uma decoração temática na recepção e nos corredores. Pode até pedir que nesse dia os alunos venham assistir às aulas fantasiados. Se for viável, outra opção é uma festinha de Halloween para os estudantes. Faça algo diferente e que renda muitas fotos para a escola enviar aos pais!

 


Novembro

 

02 – Finados

 

Finados é uma data religiosa na qual os cristãos prestam homenagens aos mortos. Deve entrar para o calendário escolar 2019 por ser um feriado. Nenhuma atividade específica precisa ser feita para essa data, mas é um bom momento para homenagearmos os que já partiram.

 

12 – Dia do Diretor de Escola

 

Chegamos a outra data muito importante no calendário escolar 2019, o dia daquele que dirige a instituição de ensino! O legal é que os professores organizem alguma homenagem a esse profissional, inclusive incluindo a participação dos alunos nela. Um presente, claro, também será muito bem-vindo!

 

15 – Proclamação da República

 

Esta é mais uma data histórica, e como as outras, também deve fazer parte do calendário escolar 2019. O dia, que se tornou feriado nacional, marca a transição da monarquia para a república presidencialista no Brasil. É um bom tema para ser abordado em uma aula de história, você não acha?

 

20 – Dia Nacional da Consciência Negra

 

O Dia Nacional da Consciência Negra é feriado em diversos estados do Brasil. É a data da morte de Zumbi dos Palmares, ícone da resistência contra a escravidão. A ocasião tem o objetivo de conscientizar as pessoas contra o racismo e sobre a importância da igualdade social, da inclusão do negro em sociedade e do respeito à religião e à cultura afro-brasileira. A sugestão é que a instituição de ensino trabalhe a data a semana inteira, trazendo palestrantes, inserindo o tema nas aulas e colocando elementos da cultura afro em espaços de convivência da escola.

 

Dezembro

 

04 – Dia do Orientador Educacional

 

A data homenageia o profissional que é responsável pelo desenvolvimento pessoal dos estudantes, auxiliando na formação deles como cidadãos. Como em ocasiões anteriores, é importante que esse dia seja lembrado, e que o colaborador receba homenagens e parabenizações.

 

25 – Natal

 

Finalizamos esta lista de sugestões para o seu calendário escolar 2019 com a data que sempre está presente no cronograma escolar: o Natal. A ocasião rende muitas ações, a começar pela decoração da escola, que geralmente é a mais bonita do ano. E o que você acha também de gravar um vídeo com os alunos desejando Feliz Natal aos pais e responsáveis e enviá-lo pelo app de comunicação da escola? Tenho certeza de que eles ficarão emocionados! Para você se inspirar, que tal dar uma olhada em alguns vídeos natalinos de uma campanha que realizamos no ano passado? Só não vá chorar hein!

 

Leia mais
– Calendário escolar do 1º semestre de 2019
– Início de semestre é hora de rever o planejamento

 

Espero que eu tenha te ajudado com as sugestões de datas para o calendário escolar 2019 e de atividades para realizar em cada uma delas. E não esqueça, pelo aplicativo de comunicação, todas essas datas podem ficar agendadas no celular, enviando disparos de lembretes automáticos.

 

Infográfico - Atividades que você pode melhorar na sua escola

 

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.