facebook Atendimento por email Agende uma visita Ligue Agora Atendimento online Atendimento Online 2 Whatsapp whatsapp 2 corretor

Captação de alunos: como alavancar o número de matrículas usando plataforma de comunicação?

29 de junho de 2018 | sem comentário | Categoria(s): Gestão Escolar

Tempo estimado de leitura: 6 minutos (1143 palavras, 6562 caracteres)

O mercado de ensino é competitivo, e isso não se há de negar. Se para o público a grande quantidade de escolas é uma vantagem, para as instituições de ensino é um verdadeiro cabo de guerra. Em um cenário de concorrência acirrada, a captação de alunos se torna uma arte. Para executá-la, não basta ser bom, é preciso saber se divulgar.

 

Mas como conseguir transmitir ao público o “valor” da escola? Como tornar palpável qualidades imateriais, presentes no dia a dia, mas impossíveis de serem captadas por um comercial de TV ou um outdoor?

 

A mágica do encantamento não acontece em um dia. Há formas de transformar um elo frágil com o público em um frutífero relacionamento. Quanto mais ele for nutrido, mais se fortalecerá, e a matrícula será um resultado natural. Se esse é o seu intuito, um bom caminho para atingi-lo é por meio da plataforma de comunicação.

 

Menos onerosa do que as mídias tradicionais e muito mais próxima do público-alvo, a ferramenta permite às instituições de ensino a criação de um sólido vínculo. Ela coloca o público em contato com o dia a dia da escola, impactando-o com uma proposta de valor.

 

Se esse tema despertou a sua curiosidade, me siga e desvende neste post os segredos da plataforma de comunicação para a captação de alunos:

 

Criando um relacionamento com o público

 

A sua escola recebe, em épocas de matrículas escolares, visitas de pais querendo saber mais sobre a instituição de ensino, ou pedidos de informação por e-mail ou redes sociais? Esses contatos são bem comuns, e representam uma oportunidade que não pode ser desperdiçada. Afinal, todo interessado é um potencial cliente.

 

Mas o que fazer com esse público? Como fazê-lo cruzar o caminho entre o interesse e a matrícula? Como não deixar a oportunidade escorrer por entre os dedos?

 

Um estratégia que tem se mostrado eficaz para empresas de diversos setores é o marketing digital. Para escolas, a tática pode ser executada pela plataforma de comunicação, que é uma ferramenta com todos os recursos necessários para as ações que visam esse objetivo.

 

A solução, que engloba um aplicativo de celular, permite o cadastro do público que procurou a instituição de ensino por interesse ou curiosidade. A partir daí, inicia-se o processo de construção do relacionamento.

 

A ideia é que o público seja cativado com o envio periódico de conteúdos. Assim, por meio das interações, poderá perceber que a escola tem a capacidade de suprir as necessidades dele.

 

Quer saber como interagir com seus potenciais clientes? Veja:

 

Imagens, recadinhos, materiais

 

Sabe aquela máxima que diz: “quem não é visto não é lembrado”? Ela é muito verdadeira quando se trata de marketing, então se o seu objetivo é a captação de alunos, é importante tornar-se presente na rotina do seu público.

 

Para isso, que tal enviar a ele, diretamente pelo aplicativo, algumas fotos de eventos como dia das mães e festas juninas? Também é possível registrar as dependências internas da instituição de ensino, mostrando as qualidades da infraestrutura; as aulas diferenciadas; as iniciativas sociais; etc.

 

Essas imagens permitirão que os pais possam “sentir” o que a escola é, e imaginar os filhos nela. Diferentemente de uma propaganda, os registros das rotinas escolares trazem um ar de “verdade”, de uma forma que fotos profissionais de estúdio jamais conseguiriam.

 

Os vídeos também cumprem bem esse papel, podendo ser empregados na construção desse relacionamento. E se a sua preocupação é com relação à memória que as mídias consumirão no celular, fique tranquilo. A plataforma de comunicação permite que os arquivos enviados fiquem armazenados em nuvem de forma segura, sem consumir memória.

 


 

Recadinhos carinhosos também são opções de interação muito bem-vindas. Fale com o seu público em um tom amigável e próximo, transmitindo uma sensação de acolhimento. Mostre que a escola entende o que ele busca, e que está pronta a atender às suas necessidades.

 

E além do que já citei, a instituição de ensino também pode enviar ao público materiais de apresentação da proposta pedagógica e da própria escola como um todo, em formato PowerPoint ou PDF.

 

A utilização desses recursos ajuda o interessado a continuar pensando na escola depois do primeiro contato que teve. Assim, ele segue absorvendo informações, e vai se convencendo aos poucos de que a instituição de ensino é a melhor opção para o filho dele.

 

Eventos e calendário

 

Uma outra forma de estreitar esse relacionamento com o público é convidando-o, juntamente com os filhos, para os eventos da instituição de ensino. Um pai que está pesquisando por uma escola gostará de poder ver de perto o funcionamento dela, mesmo que apenas em datas festivas.

 

Esse convite poderá ser enviado pela plataforma de comunicação, ficando sincronizado com a agenda do celular de quem recebe, e enviando notificações para que a ocasião não seja esquecida.

 

A ferramenta permite ainda que a instituição de ensino marque no calendário o período de matrículas escolares e compartilhe-o com o público. As datas também ficam sincronizadas com a agenda dele, atuando como um lembrete fixo.

 

Pesquisa de intenção de matrícula

 

Relacionamento com o público criado, agora chegou a hora de medir o resultado. Para isso, o próximo passo a seguir é o envio de uma pesquisa de intenção de matrícula. Ela pode ser feita por meio da opção de enquetes, presente na plataforma de comunicação.

 

Além de mensurar o resultado dessa estratégia de captação de alunos, a pesquisa permite que a escola possa se planejar, já que saberá o número aproximado de matrículas que virá desse público.

 

Outra vantagem também é a possibilidade de identificar quais pessoas estão indecisas ou quais responderam negativamente à pesquisa. Assim, é possível tentar reverter o quadro, entrando em contato com eles, verificando as objeções e tentando solucioná-las.

 

Leia mais
– Como otimizar campanhas de rematrícula
– Matrículas de última hora: como administrar?

 

E então, pronto para começar a sua estratégia de captação de alunos com plataforma de comunicação? Peça uma demonstração dela aqui.

 

CTA_eBook_apresentacao-1

 

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of