facebook Atendimento por email Agende uma visita Ligue Agora Atendimento online Atendimento Online 2 Whatsapp whatsapp 2 corretor

Chatbot: a próxima tendência da comunicação escolar

16 de julho de 2018 | sem comentário | Categoria(s): Tecnologia da Educação, Tendências

Os robôs estão dominando o mundo. E não, você não acordou em uma ficção de Isaac Asimov, é a vida real. Eles foram chegando devagar, sem alarde, e quando nos demos conta, já faziam parte das nossas vidas. Graças a eles, já podemos ir ao supermercado e fazer compras sem passar pelo intermédio de um atendente; ligar para alguém sem tocar no celular; e ter todas as dúvidas sobre um produto respondidas por chatbot, sem precisar falar com ninguém. É um novo mundo, e não tarda a hora de as instituições de ensino também provarem o gosto dele.

 

A novidade impactará diretamente a comunicação escolar. Será daquele tipo de mudança que, depois que chega, ninguém consegue mais viver sem. Tudo se tornará incrivelmente simples, o tempo renderá e as coisas acontecerão. Trata-se de um chatbot para escolas, um robô que está sendo desenvolvido pela ClipEscola e que promete revolucionar a comunicação entre as instituições e o público.

 

Saiba tudo sobre o recurso e entenda como as escolas poderão se beneficiar dele:

 

O que é um chatbot?

 

Chatbot é uma tecnologia capaz de simular uma conversa humana. O programa identifica não apenas os questionamentos feitos, mas também as intenções contidas nas palavras. Assim, consegue responder ao usuário em uma linguagem natural, dando a impressão de que ele está falando com uma pessoa.

 

Para que consiga responder a uma gama de perguntas, o chatbot consulta uma base de informações criada previamente. Ela vai aumentando com o tempo, a medida que o sistema vai “aprendendo” mais e se aprimorando.

 

Todo o processo de atendimento ao usuário é automatizado. Por isso, a tecnologia é capaz de poupar tempo e agilizar processos, como o de pagamentos e o de envio de documentos, por exemplo. A funcionalidade já é usada por grandes empresas do mundo e sua presença faz parte do dia a dia dos brasileiros, que a encontram em redes sociais, sites e apps de compras, helps de sistemas, entre outros.

 

Quais as vantagens que o chatbot trará para escolas?

 

Os benefícios do chatbot poderão ser sentidos por diversos setores de uma escola, especialmente pela secretaria e a tesouraria. Veja todas as tarefas que ele poderá fazer:

 

Atendimento

 

Quanto tempo os profissionais da sua escola gastam com respostas a perguntas repetitivas feitas por pais de alunos? Há questões que são muito recorrentes, e as respostas para elas acabam sendo sempre as mesmas.

 

Em um futuro próximo, não haverá a necessidade de destinar as horas produtivas e remuneradas de profissionais da sua instituição de ensino para atividades que um robô é capaz de fazer. Esse tempo poderá ser melhor aproveitado para tarefas menos previsíveis.

 

O chatbot trará essa possibilidade. Além de responder a dúvidas de pais de alunos, ele também atenderá aos estudantes egressos, disponibilizando histórico escolar e qualquer outra informação de registro que eles solicitarem. Assim, o tempo economizado com essas tarefas e o ganho de produtividade dos profissionais da escola será algo incomparável.

 

Divulgações

 

O recurso de chatbot também permitirá que a escola faça os mais diversos tipos de divulgações:

 

  • Calendário de provas;
  • Data-limite para entrega de trabalhos;
  • Cursos extracurriculares;
  • Eventos escolares;
  • Lista de material escolar;
  • Passeios; etc.

 

Todas essas comunicações poderão ser feitas de um jeito pessoal, como se alguém da escola chamasse o aluno ou o pai dele no chat para informar algo. Veja um exemplo:

 

Escola: Oi, tudo bem?

 

Pai do aluno: Tudo e por aí?

 

Escola: Também! Já cheguei a comentar contigo que abrimos um curso de extensão novo?

 

Pai do aluno: Não, curso de quê?

 

Escola: É de violão. Se tiver interesse em colocar o teu filho, a inscrição dele pode ser feita por aqui (link).

 

Pai do aluno:  Ah legal, obrigado por avisar. Vou ver com o Carlinhos se ele quer fazer.

 

Escola: Qualquer dúvida é só me perguntar.

 

Pai do aluno: Tá, obrigado!

 

Escola: Obrigada você! 🙂

 

Viu só? O diálogo acima poderia perfeitamente ocorrer entre duas pessoas, mas nesse exemplo, foi entre uma pessoa e um robô.

 


 

Matrículas

 

Em épocas de matrículas escolares, é grande o número de pais que vão às escolas para buscar informações. Se a procura é intensa, nem sempre os colaboradores da instituição conseguem dar a todos a atenção de que eles necessitam.

 

O chatbot, nessas horas, será um recurso de grande valia. Ele poderá dar automaticamente todas as informações que forem solicitadas, mesmo que várias pessoas estejam utilizando-o e enviando perguntas ao mesmo tempo.

 

Além de disponibilizar as informações, o chatbot conseguirá conduzir esse potencial cliente até o fechamento da matrícula, fazendo todo o processo de venda sem a intervenção humana.

 

Negociações financeiras

 

É normal que os pais dos alunos procurem a escola para solicitar uma segunda via de boleto ou renegociar mensalidades em atraso. Esses são processos que também poderão perfeitamente ser automatizados.

 

O chatbot conseguirá ajudar muito nessa tarefa. Para isso, será necessário apenas que ele oriente os pais com respostas previamente programadas e depois os direcione a uma funcionalidade de pagamentos, para que finalizem a solicitação.

 

Assim, o tempo dos colaboradores da tesouraria ficará mais produtivo e as negociações trarão um resultado mais eficiente, já que vão se esquivar de fatores emocionais, que normalmente não são bons para a saúde financeira da escola.

 

Ferramenta de comunicação escolar ClipBot

 

ClipBot é o recurso de Inteligência Artificial que está sendo desenvolvido pela plataforma de comunicação ClipEscola, hoje com mais de meio milhão de usuários em escolas de todo o país. Ela possui funcionalidades que contemplam todos os pontos de contato entre escola e pais.

 

Como fará parte de uma ferramenta completa, o chatbot conseguirá conduzir o público com quem está interagindo a qualquer uma das opções que ele necessitar. A inteligência do programa permitirá essa conexão. Para saber mais sobre o chatbot e sobre o ClipEscola em geral, clique aqui.

 

Leia mais
– IA: a transcendência da comunicação escolar
– Comunicação 360: toda a escola interligada por um só canal

 

Gostou de todas as vantagens que o chatbot trará? Qual delas mais vai facilitar a sua vida? Comente!

 

eBook - A Nova Escola

 

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of