Skip to content
Aulas presenciais suspensas

COMPARTILHE

03 de abril - 2020

Como a ClipEscola pode ajudar a sua instituição de ensino durante o período de aulas presenciais suspensas

Tempo estimado de leitura: 8 minutos (1498 palavras, 8617 caracteres)

O momento pegou a todos de surpresa. De uma hora para outra, professores, coordenadores, diretores, pais e alunos tiveram que se deparar com uma realidade: aulas presenciais suspensas. Como não era algo planejado, muitas dúvidas surgiram e começou a fase de adaptação. Nós aqui da ClipEscola queremos te ajudar a passar por tudo isso da melhor maneira possível. Confira no post de hoje tudo o que a nossa solução oferece para as principais necessidades escolares desse momento atípico.

 

Salas de Aulas Virtuais

 

Se salas de aula físicas não são uma opção neste momento, qual é a saída? Salas de aula virtuais! A ClipEscola acabou de lançar a funcionalidade “Eventos Virtuais”, justamente para atender a essa necessidade. A praticidade no uso foi um dos principais pilares na criação, já que muitos professores de ensino infantil, fundamental e médio não possuem familiaridade com aulas em EaD, e o uso precisa ser intuitivo para todos.

 

Nas salas, as aulas são transmitidas em tempo real. Muitas escolas que já começaram a usar o recurso até orientam as famílias para que acordem os filhos no mesmo horário, peçam que eles vistam uniforme e reservem um espaço tranquilo da casa para que os estudantes possam assistir às aulas como se estivesse na escola.

 

O professor consegue compartilhar com os alunos a imagem da webcam ou do computador dele. Se surgir alguma dúvida durante a aula, o aluno pode perguntar normalmente, por voz, ou então usar o chat que está disponível. Tudo foi pensado para dar a todos os envolvidos a experiência mais próxima possível de uma aula normal do dia a dia.

 

Leia mais
– AVA: como criar salas virtuais e dar continuidade às rotinas escolares por EaD

 

Envio de materiais

 

Se materiais complementares já agregam ao estudo em épocas normais, em momentos como o de agora, com aulas presenciais suspensas, eles ganham ainda mais importância. Na ClipEscola existe uma área especialmente para essa necessidade, chamada “atividades em casa”. Ela possibilita que os professores enviem materiais aos alunos e até aos responsáveis em formatos e tamanhos diversos. 

 

Talvez você esteja pensando: “e a memória do celular, como é que fica?”. Não se preocupe, pensamos nisso também. A ClipEscola utiliza a tecnologia de armazenamento em nuvem, justamente para que o celular do aluno ou o dos pais não fique sobrecarregado de arquivos pesados. Caso o material esteja hospedado em algum site ou mesmo no Google Drive, o professor também pode compartilhar o link dele com o aluno.

 

Leia mais
– Tarefas escolares: como potencializar o aprendizado do seu aluno com materiais

 


Aplicação de exercícios e provas

 

Pela ClipEscola você também consegue realizar a aplicação de exercícios e provas. Nós possuímos integração nativa com o Google Forms, o que permite que uma infinidade de tipos de formulários sejam criados dentro da nossa própria plataforma. Normalmente as escolas usam esses formulários para realizar enquetes, mas eles podem facilmente ser adaptados para a aplicação de um exercício ou de uma prova.

 

Redações também podem ser enviadas pelos alunos por esses formulários. Há uma opção disponível que se chama “Parágrafo”. Por ela é possível inserir uma explicação sobre a redação na parte de pergunta e, na parte de resposta, o aluno escreve a redação no campo “Texto de resposta longa”.

 

Leia mais
– Formulários: desvende a gama de possibilidades que a sua escola pode criar

 

Envio de trabalhos

 

Um outro formato de avaliação que os professores costumam usar são os trabalhos valendo nota. Pela ClipEscola os alunos conseguem fazer o envio desses trabalho de duas formas: 

 

  •  Realizando o envio direto do arquivo ao professor pelo aplicativo. Ele ficará armazenado em nuvem de forma segura, e sem consumir memória do celular;

 

  • Subindo o arquivo para o Google Drive e compartilhando o link com os professores pelo aplicativo.

 

Leia mais
– Como enviar e receber documentos escolares de forma ágil

 

Comunicação com o público

 

Além de todo o suporte que oferecemos para ensino a distância, a ClipEscola também ajuda as escolas na comunicação com os pais e responsáveis. Nesse momento de adaptação, os pais têm muitas dúvidas sobre “em que pé as coisas estão”, se a escola tem alguma novidade para informar e se o filho está fazendo as tarefas que os professores mandam de maneira virtual. Por isso, é importante que a instituição não cesse o contato com eles.

 

Toda essa comunicação pode ser realizada pela nossa agenda digital, de maneira ágil e organizada. Na ferramenta as respostas aos pais ocorrem em horários que a própria escola programa. Isso evita que as interações fiquem bagunçadas, e que os professores tenham que ficar o dia todo em função de dar respostas instantâneas aos responsáveis, o que poderia até atrapalhar o planejamento das aulas virtuais

 

Caso a sua escola não esteja realizando aulas de maneira online, a boa comunicação com o público se faz ainda mais importante nesse momento. É essencial que os pais não se sintam “no escuro” sobre o que irá acontecer. Mesmo sem aulas, o canal entre a escola e os responsáveis precisa se manter ativo.

 

Leia mais
– Agenda Digital: saiba como transformar a comunicação da sua escola

 

Combate à inadimplência

 

Um ponto que as escolas precisam ficar atentas nesse momento de aulas presenciais suspensas é com relação à inadimplência. O Procon assegura que o pagamento da mensalidade escolar para instituições de ensino formal não deve ser interrompido nesse período. Porém, nem todos os pais estão bem-informados sobre essa questão. Por isso, é preciso haver muito diálogo.

 

Esse é um outro desafio em que conseguimos ajudar você. Como você sabe, a ClipEscola permite o contato entre a instituição e os pais de maneira eficaz, entregando as informações diretamente às mãos deles. Negociações e trocas de informações financeiras também podem ser feitas entre a equipe do Administrativo/Financeiro e os pais.

 

Além disso, a ClipEscola disponibiliza um assistente de recebimentos, que facilita que os pagamentos de mensalidades sejam realizados. Por ele os pais conseguem acessar as faturas que estão abertas e realizar o pagamento dentro do próprio app, em segundos, e sem a necessidade de sair de casa.

 

O assistente – chamado “ClipPag” – também envia lembretes aos responsáveis financeiros conforme o vencimento das mensalidades se aproxime. Isso impede que eles se esqueçam da data de pagamento devido à mudança de rotina desses últimos tempos. E caso ainda assim ocorra a inadimplência, os pais recebem uma notificação automática e um boleto atualizado para quitação. A escola consegue saber se a notificação foi visualizada e em qual horário.

 

Leia mais
– Como evitar a inadimplência durante a suspensão das aulas presenciais

 

Instruções à equipe docente

 

Além das funcionalidades que a nossa solução oferece para ajudar a sua escola nesse momento, nós também sentimos que as equipes docentes necessitavam de mais instruções para saber lidar com o cenário atual. Por isso, começamos a série de webinars “A educação não pode parar”. Todas as quintas-feiras estamos realizando transmissões ao vivo com enfoque em temáticas relacionadas aos desafios das escolas nesse período. Os participantes podem enviar perguntas em tempo real, e os palestrantes as respondem.

 

Após a live, o conteúdo fica gravado e é disponibilizado em nossa página de materiais. Então, pessoas que não conseguiram estar presentes no horário das transmissões também podem ter acesso a esses conteúdos. E por falar em conteúdos, aqui neste blog você também encontra artigos que podem ajudar você e a sua escola a passar por esse período de aulas presenciais suspensas. Acreditamos que informação é o melhor caminho para driblar os obstáculos. Então, conte com a gente!

 

Assista:
– Webinar: Dicas práticas para EaD para professores que estão aprendendo a usá-lo
– Webinar: Como o engajamento dos pais pode evitar o aumento da inadimplência
– Webinar: Como usar EaD em situações extraordinárias para seguir com as atividades

 

Se quiser nos contatar para saber mais sobre a ClipEscola e como usar a nossa solução, solicite atendimento por aqui.

 

CTA - Home Studying

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.