Como comunicar-se de forma eficaz com todas as unidades de sua rede de ensino

29 de abril de 2019 | sem comentário | Categoria(s): Gestão Escolar

Tempo estimado de leitura: 5 minutos (950 palavras, 5536 caracteres)

Você é gestor ou franqueador de uma rede de ensino? Como faz para conseguir comunicar-se com todas as suas unidades escolares de forma eficaz? Consegue entrar em contato tanto com os diretores das escolas quanto com o público final? Tem meios de monitorar e mensurar os resultados de todas as interações da rede?

 

Se as suas possibilidades de atuação na comunicação escolar da sua própria rede de ensino são limitadas, que tal mudar isso? Você é o gestor da rede, então os seus poderes deveriam ser ilimitados, certo? As modernas tecnologias dos dias atuais já permitem isso.

 

Hoje gestores de redes de ensino como você já conseguem ter acesso a colaboradores de todos os níveis hierárquicos das suas unidades e ao público final que elas atendem também. Seus poderes vão além. Você pode, por exemplo, monitorar todas as informações que são trocadas dentro do canal de comunicação oficial das unidades e ainda obter dados estatísticos como: usuários cadastrados, recados trocados, visualizações, eventos agendados e muito mais.

 

Caso você seja o prefeito ou secretário de educação de uma cidade, atuará como gestor de rede também sobre todas as escolas do seu município, e possuirá as mesmas possibilidades que os gestores de redes particulares.

 

Ficou interessado em saber mais? Então venha comigo e entenda como essa comunicação ilimitada acontece para gestores de redes de ensino particulares e públicas:

 

Rede de ensino particular

 

Em uma rede de ensino particular, é normal que gestores ou franqueadores precisem se comunicar de maneira ágil com o responsável pela unidade. Nos tempos atuais, a forma mais eficaz e segura de fazer isso é por Plataforma de Comunicação Escolar, com versão web e mobile.

 

Se antes esse tipo de software não contemplava a figura do gestor de redes entre os seus perfis de usuários, agora as coisas mudaram. Na solução ClipEscola, por exemplo, essa necessidade já foi atendida. Isso quer dizer que você, que é gestor de uma rede de ensino, já consegue interagir diretamente com cada uma das suas unidades.

 

Comunicação interna / Endomarketing

 

Você já pode se comunicar ou executar campanhas de endomarketing com os responsáveis por cada unidade ou mesmo com colaboradores de todos os times! Essas comunicações podem ser disparadas tanto de forma individual quanto massiva em questão de segundos. Muito prático, não acha?

 

Comunicação externa / Marketing para o público final

 

Se você desejar se comunicar com o público final – ou seja, os pais e os responsáveis pelos alunos – ou mesmo rodar campanhas de marketing para eles, o processo é o mesmo da comunicação interna. Você consegue canais de acesso massivos ou individuais.

 

O melhor eu não te contei. Você pode interagir não somente com pais e responsáveis por alunos já matriculados na sua instituição de ensino, mas também com os de estudantes em prospecção.

 

Vou te explicar melhor. Em soluções mais avançadas para a comunicação escolar como a ClipEscola, existem módulos destinados a Captação de Alunos. Neles, as instituições cadastram pais e/ou estudantes que passam pela escola pesquisando e pedindo informações, e depois nutre-os com conteúdos relevantes até que amadureçam a ideia da matrícula. O processo de efetivação dessa matrícula, com pagamentos e assinatura de contrato, também ocorre pela plataforma.

 

Como esse público é administrado pela ferramenta, você que é gestor de uma rede de ensino também consegue se comunicar com ele, se assim desejar. Em épocas de campanhas de matrículas, por exemplo, pode enviar recados, vídeos com declarações e o que quiser mais em nome de toda a rede. O poder está nas suas mãos!

 

Rede de ensino pública

 

Comunicação interna / Endomarketing

 

Em redes de ensino públicas, os gestores são o prefeito do município e o secretário de educação. Se esse é o seu caso, vou te explicar como funciona. Quando você precisar manter uma linha de comunicação com com diretores, coordenadores pedagógicos, professores e demais colaboradores das unidades de ensino do município, poderá fazer isso pela plataforma de comunicação escolar. Os recados podem ser disparados para todos os usuários de uma mesma unidade ou mesmo cargo, todo o corpo docente ou até individualmente.

 

Comunicação externa/ Marketing para o público final

 

Para acessar diretamente pais, responsáveis e/ou alunos de todas as unidades escolares do município, a praticidade da comunicação é a mesma da interação com os membros da escola. Você conseguirá enviar recados para todos eles por grupos de escolas, tipos de ensino ou até individualmente, em apenas um clique. Também podem ser abertos canais de retorno de informações como: pesquisa de satisfação, ouvidoria, entre outros.

 

Essa alternativa pode ser usada, por exemplo, para divulgar as melhorias que estão sendo feitas para a rede de ensino pública do seu município, o planejamento para o futuro das escolas, obras e muito mais. As possibilidades são ilimitadas!

 

Leia mais
– Como problemas de comunicação escolar podem fazer sua escola perder alunos
– Matrículas: impulsione seus resultados utilizando o mais moderno recurso tecnológico

 

Gostou da perspectiva de comunicar-se com toda a sua rede com praticidade e ainda monitorar e mensurar resultados? Então agende uma demonstração gratuita da ClipEscola por aqui!

 

CTA Apresentação Oficial ClipEscola

 

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of