facebook Atendimento por email Agende uma visita Ligue Agora Atendimento online Atendimento Online 2 Whatsapp whatsapp 2 corretor

A importância de uma boa comunicação para o Ensino a Distância (EaD)

31 de agosto de 2018 | sem comentário | Categoria(s): Gestão Escolar

Tempo estimado de leitura: 7 minutos (1238 palavras, 7265 caracteres)

Comunicar-se bem é importante no ambiente escolar. Se essa verdade faz sentido para a educação presencial, para o Ensino a Distância (EaD) ela é um fato irrefutável. A distância geográfica é uma limitação que foi superada pelo mundo digital, então ela só será uma barreira para o relacionamento entre escola e aluno se a instituição de ensino quiser.

 

Mesmo de longe, existem recursos virtuais que a escola pode se valer para dar ao estudante a sensação de proximidade, transmitindo a ele a segurança de que terá todo o suporte necessário para aprender com a mesma qualidade da educação presencial.

 

Hoje no Brasil os alunos que utilizam parcial ou totalmente o modelo de EaD estão em níveis e modalidades como: ensino fundamental, ensino médio, educação profissional técnica de nível médio, educação de jovens e adultos, educação especial e educação superior, conforme o Decreto 9.057/2017. São perfis bastante diversos, com características específicas que precisam ser observadas nas interações. Para uma parte deles, o contato com a escola precisará também se estender aos pais.

 

Faz-se necessário então que a instituição que trabalha com ensino a distância escolha cuidadosamente o canal de comunicação que utilizará. A tecnologia precisa preencher as lacunas físicas e temporais desse contato, recriando virtualmente o convívio do aluno com professores, gestores e colegas. Esse ponto é importante para que ele tenha a sensação de pertencimento e para que possa se desenvolver e progredir intelectualmente.

 

Entenda quais são os principais quesitos que devem ser contemplados por uma ferramenta de comunicação para ensino a distância:

 

Contato com o professor

 

Dúvidas sobre o conteúdo programático são muito comuns durante as aulas. Geralmente, para saná-las, basta levantar a mão e fazer uma pergunta. Essa resolução imediata, entretanto, raramente acontece no ensino a distância, que recorre extensivamente a videoaulas gravadas.

 

A ausência de instantaneidade, porém, não é um obstáculo para o aprendizado se a escola proporcionar ao estudante um canal para que tire as dúvidas que tem com o professor, seja por um contato direto ou por intermédio dos pais.

 

O canal de comunicação da escola, portanto, deve oferecer um meio de acesso ao professor. O ideal é que não seja instantâneo, pois nesse caso o educador seria requisitado a todo momento, atrapalhando as tarefas dele. A solução mais aderente ao contexto de EaD é a opção de recados com delimitação de horários. Assim, informações podem ser trocadas diariamente, mas de uma maneira que favoreça a ambos os lados.

 

Interação com os colegas

 

A distância não é um impedimento para o convívio dos alunos com os colegas. Essa relação pode ocorrer em meio cibernético e contribui para a expansão do aprendizado, por isso, seu valor não deve ser menosprezado.

 

A socialização com colegas possibilita a troca de ideias, o debate, a formulação de argumentações, a observação de diferentes pontos de vista, a inspiração e a ampliação do entendimento de mundo. Esses fatores favorecem a construção do conhecimento, do pensamento e da visão crítica.

 

Uma boa ferramenta de comunicação para ensino a distância deve contemplar um canal para que esse contato ocorra, recuperando virtualmente o convívio social entre colegas e possibilitando a criação de um ambiente colaborativo.

 


 

Envio de materiais

 

Escolas que trabalham com EaD normalmente possuem uma plataforma que dá suporte ao modelo de ensino, na qual as aulas e materiais ficam disponíveis aos estudantes. É interessante porém que eles possam acessar esses conteúdos de forma mais prática e em qualquer lugar em que estejam.

 

Essa necessidade pode facilmente ser suprida com uma simples integração. Se o canal de comunicação da escola funcionar por aplicativo, e ele puder fazer a conexão com a Plataforma de Ensino a Distância, isso permitirá que materiais publicados possam ser enviados diretamente ao celular do estudante, sem que seja preciso de login e senha para a visualização.

 

Dessa maneira, os alunos poderão acessar o conteúdo com praticidade quando estiverem em qualquer lugar, como no ônibus, por exemplo, otimizando o tempo deles para os estudos e aumentando a satisfação com a escola.

 

Calendário de provas

 

Outro ponto essencial que precisa ser contemplado pela ferramenta de comunicação da escola é o calendário de provas. Mesmo que ele já esteja disponível no Portal de EaD, é importante que fique também em um local que possa ser facilmente visualizado pelo estudante, sem que ele precise ter que lembrar de se logar no site para conferir.

 

Mais uma vez, se o canal de comunicação da escola funcionar por aplicativo, esse calendário poderá ser integrado à agenda do celular do aluno, e ainda enviar notificações a ele relembrando-o do teste. Assim, dificilmente o estudante perderá a data da prova e não precisará ficar sempre remarcando-a.

 

Pagamento de mensalidades

 

É muito importante que a função de pagamentos faça parte da ferramenta de comunicação escolhida. Tê-la nesse canal representa um potencial estratégico enorme, e que as escolas não deveriam ignorar. Afinal, um fluxo financeiro saudável é a ambição de qualquer instituição, e a funcionalidade contribui significativamente para isso.

 

Se por um lado ela permite muitas facilidades para os alunos e pais, que podem pagar as mensalidades dentro da própria solução, por outro traz grandes vantagens para as instituições de ensino, que conseguem reduzir muito a inadimplência escolar.

 

O responsável financeiro do aluno é notificado sempre que uma mensalidade está para vencer. Caso fique inadimplente, a cobrança também é automatizada. Para quitar o débito, basta que ele use o cartão de crédito ou gere um boleto. A atualização de boletos ocorre automaticamente, sem que a escola precise ser acionada, e inclui no valor devido os juros e as correções monetárias.

 

Qual ferramenta contempla todas essas necessidades?

 

Todos os itens que você viu nos tópicos anteriores estão presentes na Plataforma de Comunicação ClipEscola. Ela é uma solução completa para a comunicação escolar que está presente em diversos países do mundo e possui mais de meio milhão de usuários.

 

As escolas podem administrar todas as interações pela versão para web, enquanto que os alunos de EaD e os pais deles se comunicam por aplicativo instalado no celular.

 

Escolas que utilizam a solução têm registrado aumento no rendimento escolar, engajamento de pais e alunos, economia em recursos e redução da inadimplência. Desvende a ferramenta agendando uma demonstração gratuita aqui.

 

Leia mais
– Comunicação integrada com softwares da escola: um fluxo de informações de excelência
– Boas práticas para as comunicações escolares

 

Como a sua escola se comunica hoje com alunos do ensino a distância? Comente aqui!

 

CTA_eBook_apresentacao-1

 

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of