Enquetes escolares

COMPARTILHE

23 de agosto - 2019

Enquetes escolares: desvende a gama possibilidades de pesquisas que a sua instituição pode criar

Tempo estimado de leitura: 8 minutos (1428 palavras, 8457 caracteres)

Você costuma fazer enquetes escolares com os pais dos alunos por agenda digital? Se ainda não faz, deveria, pois envolver os responsáveis em tomadas de decisão – ou mesmo descobrir a opinião, as preferências e o grau de satisfação deles – faz com que o seu público se sinta apreciado pela instituição e cria uma sensação de pertencimento. Sabe o que sai fortalecido disso? O engajamento desses pais com a escola! E nem preciso te dizer que isso impacta na questão de fidelização, não é?

 

Como tenho certeza de que você já está bem ciente da importância de cultivar o relacionamento com o seu público e do papel das enquetes escolares nessa questão, vamos ao que interessa: possibilidades! Se você usa agenda digital na sua instituição de ensino, deve saber que até bem pouco tempo atrás as enquetes eram limitadas, permitindo apenas fazer perguntas de múltipla escolha, certo? Agora as coisas mudaram, e as possibilidades são estratosféricas!

 

Sabe o que aconteceu? Agora já há agenda digital com suporte ao Google Forms! Isso significa que os incríveis formulários do Google já podem ser enviados aos pais como se fossem uma funcionalidade do próprio app de comunicação escolar

 

Seu queixo ainda não está caído? Então deixa eu te apresentar o mar de possibilidades que suas enquetes escolares têm agora, que isso muda já já! Venha comigo e vamos desbravá-las!

 

Perguntas com respostas abertas

 

Nem sempre as informações que você quer do público podem ser obtidas com respostas configuradas previamente. Se você quer pedir sugestões, por exemplo, precisará que os pais as escrevam, certo? Afinal, de que outra forma poderá obter ideias novas?

 

Como você já deve adivinhar, agora essa opção é possível! Você pode realizar enquetes escolares por agenda digital com dois tipos de respostas abertas:

 

  • Resposta curta

 

Se você quer uma resposta escrita, mas tem medo de receber aquele “textão”, basta inserir limitações. Você pode escolher restrições como: somente números; número máximo ou mínimo de caracteres; e expressão regular (programação para identificar cadeias de caracteres de interesse).

 

Exemplo:

pesquisa - enquetes escolares

 

  • Parágrafo

 

Há perguntas que requerem uma resposta maior. Por exemplo, se você fez uma pesquisa de satisfação e depois decidiu descobrir o motivo de alguns pais estarem insatisfeitos, isso pode ser feito com uma nova enquete. Você pode perguntar a razão da insatisfação e se há algum motivo específico. E como esse tipo de resposta requer mais espaço, a opção “parágrafo” se encaixa como uma luva!

 

Exemplo:

pesquisas escolares

 

  • Datas

 

Dentro das possibilidades de enquetes com respostas abertas, também temos a de datas. Ela possui o formato de calendário, para facilitar o preenchimento. Pode ser usada quando a escola quiser agendar uma reunião com um pai específico para conversar sobre o comportamento do filho, sobre inadimplência, sobre bullying, entre outros assuntos.

 

Exemplo:

pesquisa esolar

 

  • Horários

 

Enquetes de horários podem complementar a do formato anterior, até porque todos os tipos de enquetes podem ser mesclados. Então junto com a pergunta de data, peça que esse pai também informe um horário.

 

Exemplo:

pesquisa - enquetes escolares

 


Perguntas com respostas fechadas

 

Enquetes escolares com perguntas fechadas são uma boa opção se a instituição quiser mensurar as respostas de forma estatística. Veja as alternativas possíveis desse tipo de pesquisa:

 

  • Múltipla escolha

 

Se você usa agenda digital, certamente já está familiarizado com essa forma de enquete. Nela você coloca uma pergunta e algumas opções de resposta fechadas, e os pais só podem assinalar uma opção. É ainda uma boa alternativa para muitos casos, como por exemplo se a escola quiser saber qual é o destino preferido para um passeio ou qual tipo de alimento a criança irá levar para o lanche comunitário.

 

Exemplo:

pesquisa - enquetes

 

  • Caixas de seleção

 

Esta opção tem uma única diferença da anterior: o usuário pode escolher mais de uma resposta. É uma alternativa interessante para situações como pesquisa de pontos fortes e fracos da escola; alimentos que os pais gostariam que a cantina disponibilizasse, etc.

 

Exemplo:

pesquisa - enquetes escolares

 

  • Escala linear

 

Se existe um bom formato para medir o nível de satisfação dos pais, responsáveis e até dos colaboradores da sua escola, é este! Você pode definir um valor mínimo e um máximo na escala e perguntar ao público: “Em uma escala de X a Y, qual é o seu grau de satisfação com a nossa escola?”. O usuário só conseguirá selecionar um número, e você poderá configurar, por exemplo, para que os valores sigam de “insatisfatório” a “excelente”, ou de “muitas oportunidades de melhoria” a “perfeição total” hehehe… Bem bacana né? Eu pelo menos adorei!

 

Exemplo:

pesquisa

 

  • Grade de múltipla escolha

 

Aqui você encontra uma forma de enquete em que o público pode selecionar mais de uma resposta fechada. Aí você pensa: “mas eu já vi isso antes, não é igual à enquete do tópico “caixas de seleção”?” Arrááá, bem observado meu caro leitor, só que não. Aqui as respostas fazem parte de uma tabela de opções com linhas e colunas, e a enquete pode ser configurada para que o usuário tenha que escolher obrigatoriamente uma resposta por linha. É legal para pesquisas de satisfação mais específicas, como você verá abaixo.

 

Exemplo:

pesquisa

 

Perguntas com respostas mistas (abertas e fechadas)

 

Se o que você quer são perguntas fechadas para poder mensurar estatisticamente, mas não abre mão das informações que só respostas de texto podem te dar, tudo bem, agora o céu é o limite para você! Veja o formato que traz essa possibilidade:

 

  • Lista suspensa

 

A lista suspensa é o tipo de enquete no qual o usuário escolhe uma das alternativas disponíveis, mas pode acrescentar um texto ao lado dela. Quer saber de uma aplicabilidade bem interessante para esse formato? Os eventos escolares! Você pode questionar os pais sobre quantos convidados eles irão levar e permitir que coloquem ao lado os nomes correspondentes, para que a escola possa criar uma lista de presença. É uma boa ideia, não acha? 😀

 

Exemplo:

pesquisa

 


E muito mais para as suas enquetes escolares!

 

Agora você já conhece todos os formatos de enquetes, mas isso não é tudo! Veja o que mais é possível fazer:

 

  • Personalização visual 

 

Você sabia que há várias possibilidades de personalização visual? Sim! Há diversos temas que você pode escolher para o template do seu formulário, ou se preferir, pode também subir uma foto ou um o logo da escola para que as cores do formulário fiquem alinhadas à imagem!

 

  • Respostas

 

Outra vantagem de utilizar a agenda digital com suporte ao Google Forms é a parte da análise do resultado. Sabe quais são as possibilidades? Você pode planilhar as respostas! Elas são enviadas de forma automática para uma planilha do Google e é possível fazer o download para Excel e até imprimi-la, se quiser. Há também a possibilidade de ativar notificações de respostas, para você receber alertas quando os pais responderem à sua enquete!

 

Agenda Digital com suporte ao Google Forms

 

Aposto que você já está com mil ideias de enquetes que quer fazer com os pais dos seus alunos, acertei? E se o que está faltando para você dar o start é saber por onde fazer isso, já vou te dar o caminho. A agenda digital que possui suporte ao Google Forms é a solução que desenvolvemos aqui, a ClipEscola. Para você conhecê-la, basta marcar uma demonstração com um de nossos especialistas por aqui!

 

Leia mais
– 6 tipos de enquetes para a sua escola fazer com os pais
– 10 problemas das rotinas escolares que a ClipEscola resolve!

 

Que tal você me contar as ideias de enquetes escolares que estão passando pela sua cabeça agora? Aposto que elas estão aí fervilhando! Compartilhe comigo pleaseeeeee! É só comentar!

 

Programa de Transformação Digital M3I

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.