6 tipos de enquetes para a sua escola fazer com os pais de alunos

2 de abril de 2018 | sem comentário | Categoria(s): Relacionamento Pais / Escola

Tempo estimado de leitura: 7 minutos (1295 palavras, 7405 caracteres)

Interagir com os pais de alunos por meio de enquetes é uma estratégia que pode ser duplamente benéfica para as escolas. Se por um lado elas mostram que se importam com o que eles pensam, por outro conseguem identificar problemas e ideias para medir ou mudar o rumo das ações, obtendo resultados mais eficazes.

 

O primeiro ponto trabalha com o emocional dos pais de alunos. Eles, assim como todas as pessoas, têm no íntimo o desejo de sentir que são apreciados. No momento em que a escola pergunta a opinião deles, ela está dizendo que essa opinião é importante. Que ela poderá contribuir para as ações referentes ao assunto que está sendo levantado.

 

O segundo ponto mostra à escola se as ações dela estão tendo aprovação, se algo pode ser melhorado, identifica problemas que a escola nem sabia que existiam e possibilita a reversão de cenários desfavoráveis, como por exemplo a intenção de um aluno ir para outra instituição de ensino.

 

Agora que você já sabe do potencial estratégico que as enquetes têm, vamos te dar aqui algumas sugestões de temas a serem abordados:

 

1 Intenção de rematrícula

 

Este é um tipo bem interessante de enquete. Quando começa o período de rematrícula, há um prazo para que os pais de alunos a efetuem. Quando o tempo está correndo e alguns alunos ainda não se rematricularam, há duas possibilidades: ou eles estão deixando para a última hora ou não pretendem permanecer na escola.

 

Isso pode ser descoberto logo no início, com uma simples enquete. Dessa forma, é possível traçar estratégias para reter os alunos que pretendem sair.

 

Logo que a informação for obtida, a escola pode entrar em contato com os responsáveis por esses alunos e descobrir o motivo de eles não desejarem mantê-los na instituição.

 

Se for por uma questão financeira, a escola pode pensar em promoções, condições facilitadas, bolsas parciais por mérito, entre outras opções.

 

Caso a justificativa seja algum descontentamento com atitudes da escola ou com alguma situação pontual, a instituição pode tentar resolver o problema e, dessa forma, continuar com o aluno.

 

Se a razão for mudança de endereço, o colégio pode indicar uma filial que possui na região em que o aluno irá morar, se esse for o caso. Ou pode pedir indicações de amigos para que a instituição entre em contato.

 

Há várias formas de se trabalhar com os resultados obtidos por uma enquete como essa. E cada aluno que a escola conseguir reter representará uma mensalidade a mais no semestre. Já pensou se forem vários alunos retidos? Isso fará ou não uma boa diferença na receita da instituição?

 

 


 

2 Participação em evento

 

Eventos escolares são sempre frequentes no decorrer do ano letivo. Um evento geralmente é preparado levando-se em conta a quantidade de pessoas que participará dele.

 

Esse dado interfere no tamanho do local em que o encontro ocorrerá, na quantidade de funcionários que ficarão responsáveis pela organização, na quantidade de comida e bebida que será oferecida e até no orçamento que será destinado para essa ocasião.

 

Por isso, faz diferença saber antecipadamente a adesão que um evento terá. Uma forma de obter esse dado é por meio de enquetes. As respostas podem ser utilizadas não apenas para que se tenha ciência da informação, mas também para que se possa tentar alterá-la.

 

Por exemplo, se muitos responderem que não irão ao evento, a escola pode tentar descobrir o motivo e realizar algumas modificações, como alterar a data, o local, o horário, entre outras opções. Assim, fazendo os ajustes que descobrir que são necessários, poderá aumentar a adesão ao evento.

 

Além disso, conseguirá também entender mais sobre as preferências dos pais de alunos, para que os próximos encontros já sejam organizados contemplando-as desde o início.

 

3 Pesquisa de satisfação

 

É muito comum que as empresas realizem pesquisas de satisfação com os clientes, para que possam entender no que elas estão acertando e onde estão errando. Esse tipo de pesquisa também pode ser aplicada pelas escolas com os pais de alunos por meio de enquetes.

 

É uma oportunidade de a instituição conhecer melhor o seu público. Assim, poderá potencializar as ações que estão dando certo e corrigir os problemas que forem identificados.

 

Lembre-se que manter um cliente atual é mais fácil e custa menos do que conquistar clientes novos. Então, invista um tempo medindo a satisfação dos pais de alunos já matriculados, para que eles queiram manter os filhos na escola por muitos anos.

 

4 Mudanças na escola

 

Sabe quando a sua escola está planejando fazer alguma mudança, mas não sabe se ela terá aceitação pelos pais de alunos? Uma forma de descobrir é também pelas enquetes.

 

Por exemplo: a escola quer fazer uma reforma ou adquirir equipamentos caros para aumentar a qualidade do que é oferecido aos alunos. Para realizar esse investimento, no entanto, precisará aumentar o valor das mensalidades. É possível verificar com os pais se eles aceitariam pagar um pouco mais para proporcionar mais qualidade de ensino ao filho.

 

Há diversas outras situações assim em que pode ser interessante uma consulta aos pais de alunos. Dessa forma, é possível saber antecipadamente o grau de aceitação que determinada mudança terá.

 

5 Informações sobre o público-alvo

 

Que tal conhecer melhor o seu público e os hábitos dele em relação ao acompanhamento dos estudantes? Você pode utilizar as enquetes para obter essas informações!

 

Quanto mais uma empresa conhece os hábitos do público, mais assertivas serão as decisões tomadas e as estratégias de marketing.

 

Por meio de questionários você consegue saber, por exemplo, quem traz o aluno até a escola; quem normalmente o acompanha nos deveres; qual horário ele estuda em casa e quantas horas em média ele faz isso por dia; entre outras informações.

 

E vale lembrar que na criação das perguntas é necessário ter em mente que existem várias construções familiares, não apenas pai e mãe.

 

Com as respostas, a escola pode obter dados estatísticos e entender bem quais são os hábitos do seu público, para ser cada vez mais efetiva nas ações que tomar.

 

6 Atividades extracurriculares

 

Um outro tipo de enquete que pode ser realizada com os pais de alunos é sobre atividades extracurriculares.

 

Se a escola está pensando em oferecer atividades fora da grade normal, é possível incluir os pais nessa decisão. Para isso, um questionário pode ser enviado a eles com opções predefinidas.

 

Dessa forma, a instituição de ensino poderá concentrar esforços apenas naquilo que sabe que terá aceitação.

 

Leia mais
– Gestão: como simplificar tarefas e gerar economia para a escola
– Case: Escola Afonso Pena atinge 100% de adesão ao app ClipEscola

 

Gostou das sugestões de enquetes? Se sim, conheça neste link uma ferramenta que possibilita a criação e o envio delas aos pais de alunos, entre diversas outras funcionalidades.

 

CTA_eBook_apresentacao-1

 

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of