Por que aplicativos para celular são a melhor opção para colocar a sua escola na era digital?

16 de março de 2018 | 1 comentário | Categoria(s): Tecnologia da Educação

Tempo estimado de leitura: 6 minutos (1173 palavras, 6563 caracteres)

 

Falar a mesma língua dos alunos e também dos pais é o grande desafio das instituições de ensino. Uma boa comunicação, fluida e sem ruídos, é a base para uma relação duradoura. Uma escola na era digital sabe que a tecnologia é um caminho inevitável, mas como ingressar nele da forma mais eficaz, entre o mar de possibilidades que se apresenta?

 

A comunicação entre escola, pais e alunos já foi feita por e-mails e por portais, mas hoje até essas opções estão ficando ultrapassadas. Os smartphones causaram uma verdadeira revolução tecnológica e hoje cada vez menos as pessoas usam o computador para acessar a internet.

 

Portanto, considerando-se que o celular é o recurso mais utilizado para a busca de informações, nada se adequa tão bem a essa ferramenta quanto um aplicativo. Ele permite que o usuário acesse com mais facilidade aquilo que realmente o interessa, sem precisar ficar digitando endereços eletrônicos.

 

O mercado já está percebendo essa tendência e diversos nichos estão se voltando para ela. Na educação não é diferente. A partir do momento em que uma escola se dá conta de que se não se modernizar ficará para trás, não faria sentido ela buscar por tecnologias que já estão ficando obsoletas.

 

Não basta aderir ao digital, é preciso ter visão de mercado e escolher a ferramenta certa que mais faz sentido para atingir o seu público-alvo. E se você ainda tem alguma dúvida de que essa ferramenta é um aplicativo para celular, continue lendo esse post.

 

Aplicativos são a bola da vez

 

Você já utilizou alguma vez, ou sabe de algum aluno ou pai de aluno que fez uso do aplicativo Uber? Dificilmente a resposta será não.

 

A empresa Uber desbancou os tradicionais táxis. Claro que isso não se deve só ao fato de funcionar por aplicativo, mas a prova de que esse quesito também pesa é o fato de até os táxis também terem decidido lançar um aplicativo em que a corrida fica mais barata se for chamada por meio dele. Uma tentativa de voltar para o páreo.

 

Outro exemplo é o iFood. Você já pediu ou conheceu alguém que solicitou comida por esse app? Tenho certeza de que mais uma vez a resposta será sim. Os aplicativos estão substituindo os sites, os tele-entregas e até mesmo locais físicos.

 


 

Para se ter uma ideia da mudança de hábito das pessoas, uma pesquisa da Folha de São Paulo divulgou que mais lojas estão fechando nos shoppings do que abrindo. Nos EUA, uma pesquisa da Revista Exame divulgou que nos próximos quatro anos um quarto dos shoppings de lá fechará as portas.

 

É claro que isso não se deve única e exclusivamente aos aplicativos, mas mostra que as pessoas querem a maior comodidade que estiver disponível para elas. Os apps cumprem bem essa função, e ignorar essa tendência pode gerar um resultado catastrófico para uma empresa.

 

O que você acha que um pai de aluno, que já está acostumado a usar Uber, iFood, aplicativos para conta no banco e diversos outros irá preferir, se comunicar com a escola por meio de agendas, de sites ou por aplicativos? A resposta parece óbvia, não é mesmo?

 

Adaptação é a chave do sucesso

 

As empresas que mais têm resistência à adaptação a inovações de mercado são as mais propensas a perder uma fatia dele. Isso é porque as tendências, independentemente de uma instituição achar que são boas ou ruins, existem por si só.

 

A tecnologia é algo que sempre evolui e nunca regride, então ficar parado aonde está ou optar por uma alternativa inferior à mais recente não é uma escolha acertada, pois inevitavelmente a empresa, em algum momento, terá que ser render ao momento atual. Quando antes ela fizer isso, menos mercado irá perder.

 

Uma escola na era digital tem o desafio não apenas de abrir mão do papel e migrar para o online, mas de ir para o caminho certo, que é aquele que será aceito pelo público-alvo dela.

 

E como você acha que os seus clientes se relacionam com empresas de outros segmentos, pelo computador ou pelo celular? Acredita que eles têm o costume de acessar o navegador e digitar o endereço eletrônico da empresa da qual costumam consumir um serviço, ou de utilizar o aplicativo disponibilizado por ela?

 

Pense nas respostas e adapte-se ao seu público, antes que o seu concorrente faça isso. As mudanças são dolorosas porque nos tiram da nossa zona de conforto, mas são elas também que nos empurram ao sucesso. Ouse!

 

Esperar custa caro

 

Se você já percebeu que aplicativos para celular são a melhor opção para inserir a sua escola na era digital, mas não tem pressa de fazer isso, saiba que esperar custa caro.

 

Enquanto espera, você continua tendo gastos com agendas de papel, boletins, informativos impressos, tintas para impressora e, principalmente, horas de trabalho da sua equipe de funcionários, que poderiam ser mais produtivas sem o uso do papel.

 

E esse nem é o seu maior prejuízo. O custo maior é a perda de alunos para a concorrência. Escolas bem antenadas com as necessidades do século XXI são mais atrativas para os alunos do que instituições que pararam no tempo.

 

Os pais almejam um futuro promissor para aos filhos no mercado de trabalho. Eles sabem que uma escola que percebe as evoluções pelas quais ele está passando pode preparar melhor os estudantes para a realidade que terão que enfrentar quando ingressarem no mundo dos negócios.

 

Mostrar em suas campanhas de marketing que a sua escola é uma instituição moderna, que está em evolução constante e que supre a necessidade que os novos tempos exigem lhe trará um diferencial competitivo e fidelizará os alunos que já possui.

 

Então não espere, pois se toda a sua concorrência chegar lá antes de você, qual será o seu diferencial?

 

Nós aqui da ClipEscola podemos te ajudar. Fornecemos uma solução bem completa que tem auxiliado diversas instituições de ensino pelo país. Para saber mais e fazer um teste gratuito, é só clicar aqui.

 

Leia mais
– Custos x Investimento: eficiência na comunicação da escola
– ClipEscola e Google Suite – tudo o que você precisa na comunicação escolar

 

Comente também aqui no post o que você acha do uso de aplicativos para celular na educação. Nós queremos saber a sua opinião!

 

 

 

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.


1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Andreia Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Andreia
Visitante
Andreia

Ótimo texto, realmente os aplicativos estão cada vez mais inseridos no nosso dia a dia.