Informar todos os responsáveis é missão da escola

12 de agosto de 2016 | sem comentário | Categoria(s): Educação, Gestão Escolar

Tempo estimado de leitura: 4 minutos (773 palavras, 4419 caracteres)

No Brasil, infelizmente temos quase um terço de crianças sem reconhecimento paterno. Mesmo sendo uma situação revoltante, sabemos que em muitos casos avós, tios, outros familiares e até amigos se desdobram e acumulam funções para permitir que o desenvolvimento infantil não seja prejudicado por esse tipo de situação.

 

Em outros casos, os pais são conhecidos e querem fazer parte da vida dos filhos, mas se deparam com barreiras como distância geográfica, dificuldade de relacionamento com outros progenitores, pendências legais e tantos outros conflitos comuns nas relações humanas. Para lidar com esse tipo de situação, o Conselho Nacional de Justiça criou o Programa Pai Presente, que visa aumentar a consciência em torno do direito – e o dever – à paternidade. Iniciativas como essa são imprescindíveis para informar a sociedade sobre essas questões, mas outras ações pontuais também podem fazer toda a diferença no dia a dia.

 

Foi com esse tipo de preocupação em mente que o ClipEscola estabeleceu seu modelo de negócio com base na quantidade de alunos e não no número de responsáveis. Não queremos jamais que alguém envolvido na educação da criança deixe de estar conectado à plataforma para reduzir custos. O mesmo vale para a equipe que vai dar assistência para essa família na escola.

 

É por isso também que o bilhete na agenda escolar de papel pode acabar sendo excludente, por mais que seja bem-intencionado. Apenas o responsável que está com a criança no final do dia tem acesso a esse material e mesmo ele pode estar sobrecarregado e não conseguir conferir. Se essa mensagem estivesse disponível em um meio online e seguro, ela poderia ser consultada em qualquer oportunidade, dando chance para todos contribuírem.

 

Notificações “push”

 

Ao lidar com a agenda escolar de papel, os responsáveis precisam lembrar por conta própria de olhá-la. E se o ritmo de mensagens é irregular ou pouco frequente, é natural que a prática não se torne um hábito e acabe sendo abandonada, até ocorrer um imprevisto que cause um “susto”.

 

Até para diminuir a ansiedade de não saber se há algo novo para conferir ou não, os sistemas de mensagem em dispositivos móveis costumam utilizar as notificações push. Essa tecnologia dá tranquilidade ao usuário, avisando com som, texto, imagem e vibração sempre que há uma informação nova que necessite da sua atenção.

 

Você provavelmente já utiliza esse tipo de recurso com seu e-mail, calendário, alguns comunicadores instantâneos e talvez até mesmo com suas redes sociais. Por que as comunicações escolares deveriam ficar em segundo plano? Com um app, as questões acadêmicas recebem a importância e o status devido, que é o de eficiência e agilidade.

 

Segurança jurídica

 

Em relações que enfrentam muitos desafios, a transparência é o caminho mais curto para a construção da confiança. Para isso, não é recomendável se apoiar exclusivamente em conversas informais ou ligações telefônicas, nas quais a mensagem que se quer passar nem sempre é a aquela que é entendida.

 

É comum trocarmos e-mails com o objetivo de formalizarmos algo que já foi acordado verbalmente, apenas para termos um melhor controle e documentação. Mas as caixas de e-mail às vezes se tornam uma miscelânea difícil de lidar, com listas de compras concorrendo com materiais de estudo, agendamento de reuniões competindo com promoções, etc. Um aplicativo dedicado exclusivamente ao relacionamento com uma instituição específica, nesse caso a escola, pode centralizar e diferenciar todos os assuntos que dizem respeito à educação.

 

Uma precaução importante que se deve ter ao contratar esse tipo de serviço é certificar-se de que a empresa responsável utiliza servidores seguros e criptografados, com bancos de dados protegidos por tecnologia de ponta, validada em Data Centers internacionais. Além disso, cada mensagem deve possuir um identificador único, que garanta a autoria, data e horário da comunicação, não dando margem a dúvidas.

 

Leia mais
– O poder de uma comunicação mais eficiente
– Gerações sem conflitos: os pais de cada época

 

Gostou das dicas de hoje? Como a sua instituição lida com o atendimento aos diferentes responsáveis de um mesmo estudante? A missão da escola de informar a todos os responsáveis está sendo cumprida?

 

CE_CTA_eBook_SoliciteAtendimento

 


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of