facebook Atendimento por email Agende uma visita Ligue Agora Atendimento online Atendimento Online 2 Whatsapp whatsapp 2 corretor

Comunicação integrada com softwares escolares: o caminho para um fluxo de informações de excelência

13 de agosto de 2018 | sem comentário | Categoria(s): Gestão Escolar

Tempo estimado de leitura: 5 minutos (851 palavras, 5192 caracteres)

Todas as áreas da escola têm processos específicos relacionados à competência delas, que costumam ser geridos por softwares escolares concebidos exclusivamente para cada tarefa. Porém, quando há pontos de contato entre as atividades, a comunicação entre sistemas se torna algo imprescindível para o bom funcionamento do trabalho e das interações com pais e alunos.

 

Essa integração pode ser obtida com a utilização de um recurso tecnológico que contempla essa necessidade. O ClipEscola, por exemplo, é uma solução para a comunicação escolar que abrange todos os pontos de contato entre as equipes e também entre a instituição de ensino, pais e alunos. A ferramenta se integra a diversos softwares escolares, permitindo que uma atividade que começa em uma ponta possa terminar na outra seguindo um fluxo horizontal, sem obstáculos, improvisos e desordem.

 

Entenda mais:

 

Tipos de integrações

 

Há muitas integrações possíveis entre softwares escolares. Veja alguns exemplos:

 

  • Sistema de controle de catracas

 

Quando o aluno passa pela catraca da escola, ou por algum outro sistema de controle de entradas e saídas, o software se conecta com o aplicativo instalado no celular do pai dele, enviando a informação de que o filho entrou no colégio. Assim, o responsável fica sabendo se o estudante está indo à aula ou se está faltando. Consegue também obter um relatório com o histórico de entradas e saídas dele.

 

  • Sistema de gestão acadêmico

 

O software utilizado pela escola para a gestão das atividades é integrado à plataforma de comunicação. Dessa forma, os colaboradores de áreas como secretaria, financeiro, coordenação, entre outras, podem conectar as atividades que estão desenvolvendo, dando sequência ao fluxo de trabalho.

 

  • Gestão de bibliotecas

 

O sistema da biblioteca pode ser vinculado ao aplicativo de comunicação instalado no celular do aluno, enviando lembretes a ele quando o prazo de entrega estiver se aproximando e quando estiver estourado. O pagamento da multa em caso de atraso também pode ser feito pelo próprio app.

 

  • Plataforma de Ensino a Distância (EaD)

 

Se a escola trabalha com uma plataforma de EaD, ela também pode ser integrada ao aplicativo de comunicação. Assim, os materiais didáticos necessários podem ser enviados diretamente ao celular dos alunos e as próprias videoaulas também. Além disso, o app poderá notificar os estudantes sobre aulas ao vivo, provas e entrega de trabalhos.

 

  • Portal Acadêmico

 

Instituições de ensino que utilizam portal acadêmico poderão integrá-lo ao app de comunicação também. Assim, o aluno receberá no celular materiais publicados no portal, bem como boletins, boletos de mensalidade, notificações de eventos, entre outros.

 


 

Vantagens da comunicação integrada com softwares escolares

 

Para as escolas, há muitas vantagens em utilizar uma ferramenta de comunicação que possibilite a integração com softwares escolares. Confira as principais:

 

Produtividade

 

Como as atividades entre colaboradores podem ser conectadas pelas integrações, problemas como retrabalho, por exemplo, são eliminados, já que as tarefas seguem por um fluxo contínuo e transparente.

 

Sem essa fluidez, é comum que determinadas tarefas acabem sendo feitas de forma duplicada, o que é um custo para a escola, já que as horas empregadas na execução delas são remuneradas. Portanto, a possibilidade de integrações também beneficia a instituição de ensino financeiramente, por meio do aumento da produtividade dos profissionais.

 

Eficiência

 

Uma comunicação integrada com softwares escolares também favorece a eficiência nos trabalhos e nas interações entre instituição de ensino, colaboradores, pais e alunos. Isso ocorre porque tudo o que é feito em qualquer sistema acaba convergindo em um único canal, de forma organizada e ágil.

 

Assim, toda a rotina do aluno, da hora que ele entra até a hora que ele sai da escola, chega ao celular dos pais dele, seja por meio de pareceres feitos na própria ferramenta ou pela integração com catracas e portais. E o mais importante, os pais não têm que procurar a escola para saber dessas informações, elas é que vão diretamente ao encontro deles.

 

As equipes de trabalho da escola também conseguem se organizar melhor quanto às demandas, pois com o sistema de gestão integrado à comunicação, as tarefas podem ser feitas seguindo uma sequência contínua, sem empecilhos e com mais colaboração intersetorial, o que resulta em entregas com mais qualidade.

 

Leia mais
– Comunicação 360: pais, alunos e colaboradores interligados por um só canal
– Escola e pais: qual a vantagem de centralizar a comunicação em um só local?

 

A sua escola ainda não possui uma comunicação integrada com softwares escolares? Resolva isso com o ClipEscola! Agende uma demonstração gratuita por aqui.

 

Infográfico ClipPag

 

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of