Skip to content
Mensalidade escolar

COMPARTILHE

27 de maio - 2019

5 motivos para você automatizar o pagamento da mensalidade escolar

Tempo estimado de leitura: 8 minutos (1557 palavras, 8836 caracteres)

Como os pais dos seus alunos fazem o pagamento da mensalidade escolar? Deixe-me adivinhar… boleto? Eles precisam imprimi-lo, pegá-lo na caixa de correio ou ainda colocar login e senha em um portal para poder acessá-lo? E se a fatura atrasa, a escola tem que entrar em contato com eles por telefone? Aí, se tudo der certo, vocês ainda devem emitir uma segunda via atualizada para que os pais possam efetuar o pagamento? Quanto trabalho hein! Você não acha que toda essa função não condiz com a praticidade dos dias de hoje?

 

Talvez não tenham te contado ainda, mas hoje já é possível automatizar todo o pagamento da mensalidade escolar, e não só isso, de taxas de passeios, eventos e cobranças extras também. Os pais quitam o débito pelo celular, em poucos cliques. E caso não o façam – ou seja, caso fiquem inadimplentes – a cobrança também é feita maneira automatizada.

 

Quer saber que vantagens isso te traz? Pois bem, venha comigo que eu te mostro:

 

1. Facilidade aos pais para a quitação de débitos

 

A primeira vantagem de automatizar o pagamento da mensalidade escolar é a facilidade que você proporciona ao seu público. Em vez de imprimir boletos ou ter que lembrar de senhas para acessá-los, os pais só precisam pegar o celular do bolso, dar alguns cliques e pronto, pagamento efetuado em segundos! Eu aposto com você que se eles pudessem escolher, optariam por essa forma.

 

É algo tão prático que o responsável financeiro não precisa nem lembrar do vencimento, pois o aplicativo lembra por ele. A medida que o prazo para a quitação da mensalidade escolar se aproxima, o responsável começa a receber notificações, então clica sobre o aplicativo, visualiza todos os títulos abertos, seleciona-os e decide se quer gerar um boleto para pagamento online ou não, ou se quer pagar pelo cartão de crédito. Após a quitação do débito, é só emitir o recibo de pagamento.

 

Viu que simples? E da segunda vez que um pagamento for efetuado, as informações já estarão memorizadas, facilitando ainda mais a vida dos pais dos alunos. Viva a vida moderna!

 

2. Facilidade para agrupamento de débitos

 

Achou prático que os pais possam pagar a mensalidade escolar em poucos cliques? Você ainda não viu nada! A tecnologia permite ir muito além. Sabe o que mais dá para fazer? Agrupar vários débitos abertos!

 

Vou te explicar certinho como funciona. É bem simples. Sabe quando um pai tem mais de um filho na mesma instituição e paga a mensalidade escolar de cada um separadamente? É possível agrupá-las em um só boleto, para que sejam pagas de uma vez só. O mesmo acontece com qualquer outra taxa. Se houver uma mensalidade aberta e uma ou mais taxas de passeio, por exemplo, tudo pode ser agrupado em um único boleto. Ele trará a descrição de todos os débitos contidos nele, para que tudo fique bem claro. Assim, o responsável financeiro não terá que fazer os pagamentos um por um!

 

Além da praticidade gerada aos pais, para a escola é uma enorme vantagem. Se ela optar por utilizar o agrupamento, não correrá o risco de o responsável financeiro pelo aluno, em um determinado mês, pagar só a mensalidade escolar e deixar outras faturas abertas. Pagando um débito, ele pagará todos!

 


3. Combate à inadimplência

 

Aquela velha dor das escolas particulares – a inadimplência – é outro ponto que é fortemente atacado quando se opta por automatizar o pagamento da mensalidade escolar. Sabe por quê? Porque nessa automatização também entra a parte de cobranças.

 

Ahhhh…. agora falei a sua língua, não é? Com automação você não depende de os pais atenderem a uma ligação ou abrirem um e-mail para que sejam “lembrados” de que a mensalidade escolar ou outros débitos estão com o pagamento atrasado. Eles são notificados disso pelo próprio celular. E convenhamos né, todo mundo olha o celular várias vezes por dia, então não tem como não ver.

 

Funciona assim: os pais recebem essas notificações que te falei e a escola consegue saber se eles visualizaram e até o horário em que leram, ou seja, não dá para dizer que “não viram”. Depois, como o débito está atrasado, é claro que eles precisarão de um novo boleto, com nova data e com multa e juros adicionados ao valor da mensalidade. A escola não precisará se preocupar com isso, pois esse novo boleto será gerado automaticamente!

 

Você já está até conseguindo visualizar a diminuição da inadimplência na sua escola? Porque eu estou. Deve ser porque é um tiro certeiro, sem erro sabe?

 

4. Otimização de tempo produtivo

 

Você pode pegar uma calculadora, por favor? Porque nós vamos agora fazer alguns cálculos. Mas antes, preciso que você dê um pulinho rapidinho lá no financeiro da sua instituição de ensino e pergunte a um dos colaboradores quanto tempo ele dedica diariamente à cobrança de mensalidades em atraso. Aí podemos começar a falar de números.

 

Já perguntou? Muito bem, então vamos lá. Pegue essa quantidade de tempo que você levantou e multiplique pelo número de colaboradores que se dedicam a essa função na sua escola. Depois, multiplique pelo número de dias úteis do mês. Pronto, já temos a quantidade média de tempo gasto pela sua escola com a cobrança de inadimplentes.

 

Gostou do que viu na calculadora? Eu aposto que não, sobretudo agora que você sabe que toda essa função pode ser automatizada, liberando os seus colaboradores para tarefas mais produtivas. Sabe qual o número que estaria aparecendo na sua calculadora se você já tivesse feito isso? Zero. Sim, zero tempo produtivo dedicado à cobrança de inadimplentes.

 

Sabe o que isso significa? Que já passou da hora de você largar a cobrança da mensalidade escolar ou de qualquer outra taxa na mão da tecnologia – obtendo um resultado mais qualitativo e escalável – e liberar os seus colaboradores para tarefas produtivas que não podem ser automatizadas. Pronto, falei!

 

5. Economia

 

Aposto que você nem precisaria deste quinto motivo da lista para decidir automatizar o pagamento da mensalidade escolar, não é? Mas vou te dar ele assim mesmo. Sabia que a sua escola pode economizar se optar por esse método? Sim, e não estou falando somente do tempo dos colaboradores, mas de dinheiro!

 

Pense, quantas vezes a sua instituição de ensino precisa reemitir boletos? Aposto que isso acontece todo mês, e se você possui muitos alunos, deve ocorrer em uma quantidade considerável de vezes.

 

Aonde eu estou querendo chegar? Nas taxas, é claro! A escola paga uma taxa de emissão por cada boleto, certo? Qual é o custo anual que tem só com a emissão das segundas vias? Independentemente do valor, tenho certeza de que é um gasto que você eliminaria do orçamento escolar se pudesse, não é mesmo? Vou te dizer que esse poder está em suas mãos!

 

Lembra quando eu te contei lá no tópico três que automatizando pagamentos a instituição não precisaria emitir manualmente uma via atualizada do boleto aos inadimplentes, pois isso ocorreria de forma automática? O que eu estava guardando para este momento é um detalhe bem importante: isso não gera nenhum novo custo! Pode ler a frase quantas vezes precisar, você não leu errado não, um boleto pode ser atualizado inúmeras vezes, mas a escola só será taxada uma vez!

 

Agora você sentiu a vantagem né? Então, bora poupar recursos escolares?

 

Ahhh… só que eu ainda não te falei qual tecnologia te possibilita automatizar pagamentos né? Sem problemas! Vou colocar mais um tópico aqui neste post para te explicar direitinho.

 

Automatizando pagamentos com tecnologia escolar

 

Agora que você conhece todas as vantagens de automatizar o pagamento da mensalidade escolar, vou mostrar qual ferramenta te permite fazer isso. Todas as possibilidades que te descrevi estão presentes no recurso ClipPag, que faz parte da Plataforma de Comunicação ClipEscola, com versão web e mobile.

 

O ClipPag é um gateway de pagamentos que automatiza todo o fluxo de recebimentos da escola. Além das vantagens que você viu nos cinco tópicos dessa lista, há muitas outras que você pode conferir por aqui. E para saber como a sua escola pode adotar a solução, basta você agendar uma reunião com um de nossos consultores por aqui 🙂

 

Leia mais
– Inadimplência: 5 estratégias para reduzi-la drasticamente
– 4 táticas para fazer uma gestão financeira eficiente na sua escola

 

Você conferiu neste post várias vantagens de automatizar o pagamento da mensalidade escolar. Qual delas supre mais as necessidades da sua escola? Comente aqui!

 

Infográfico ClipPag

 

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.