Comunicação entre pais e escola acontecendo pelo celular

COMPARTILHE

21 de maio - 2018

Pais e escola: qual a vantagem de fazer toda a comunicação por um único canal?

Tempo estimado de leitura: 8 minutos (1465 palavras, 8451 caracteres)

O ruído na comunicação entre pais e escola é um problema antigo. Entre os vários caminhos por onde as interações ocorrem, algo sempre se perde ou foge ao controle. E quando um cenário desfavorável se forma, a tentativa de remediá-lo exige tempo, esforço e nem sempre obtém sucesso.

 

Um simples mal-entendido ou palavras mal-escolhidas podem ter um poder catastrófico, servindo de gatilho para reações emocionais que poderão resultar na retirada do aluno da escola. Um fator que favorece a criação desse contexto caótico é a dificuldade de controle dos gestores escolares sobre os vários canais de comunicação entre os responsáveis pelos alunos e os professores. Afinal, quando a comunicação ocorre ora por agenda, ora por comunicados avulsos, WhatsApp, e-mail, redes sociais, entre outros canais informais, a tarefa de monitorar todos eles se torna árdua e infrutífera.

 

No entanto, essa realidade a qual as escolas estavam fadadas anos atrás, não tem mais um porquê de existir nos dias de hoje, visto que já há soluções para essa questão. Os avanços tecnológicos na área da educação já permitem que todos os pontos de contato entre pais e escola sejam centralizados em um único canal.

 

Interações entre pais e escola

 

Se mapearmos os principais pontos aonde existe comunicação entre os pais e a escola, chegaremos na seguinte lista:

 

  • Recados: aviso de prova, deveres, comportamento do aluno, novidades na escola, etc;

 

  • Autorizações: passeios escolares, retirada do aluno por um terceiro;

 

  • Eventos: reuniões de pais e mestres, eventos relacionados a datas comemorativas, etc;

 

  • Comunicados: informes oficiais, boletins, período de rematrícula, suspensões, expulsões, etc;

 

  • Envio de materiais: textos complementares, videoaulas, podcasts, etc;

 

  • Dúvidas: desdobramento de alguma das outras comunicações, para esclarecer algum ponto em que faltou informação.

 

Essas são as interações mais comuns que ocorrem entre pais e escola no dia a dia de uma instituição de ensino. Todas elas podem ser realizadas em um lugar só.

 

Vantagens de uma comunicação unificada

 

Facilidade

 

Se a unificação de toda a comunicação escolar ainda parece algo longe da realidade para você, basta olharmos para um avanço parecido em um passado não tão distante. Você se lembra como eram as coisas antes do smartphone?

 

Os smartphones eliminaram a necessidade de câmera fotográfica, aparelho de mp3, agenda telefônica, calculadora, aparelho de GPS, mapas físicos, rádios, gravadores, calendários, lanternas, despertadores e até do próprio computador. Isso facilitou ou não a vida das pessoas? Se você tem alguma dúvida, questione-se: é mais simples carregar todas essas ferramentas no bolso ou em uma mochila? É mais fácil lembrar de levar o smartphone para algum lugar ou várias dessas opções?

 

A mesma facilidade proporcionada pelos smartphones às pessoas pode ser obtida pelas instituições de ensino na comunicação com os pais. Para isso, basta reunir todos os pontos de contato entre pais e escola em um único canal. E como hoje tudo já está no celular, esse canal não poderia estar em outro lugar, você não acha? 

 

O aplicativo de comunicação escolar é a solução que mais favorece essa junção, pois além de reunir tudo em um só local, ele ainda fica dentro do celular, aonde estão todas as ferramentas que as pessoas usam no dia a dia. Ou seja, a praticidade é dobrada! Tudo fica muito organizado, funcional para usar e dentro de algo que está sempre por perto.

 

Organização

 

Possuir toda a comunicação centralizada em um único canal também permite que as interações ocorram de maneira organizada. Assim, um contato que começou por um caminho terminará também por ele, e não por um outro.

 

Por exemplo, nos meios sem unificação, um recado na agenda pode se desdobrar em uma conversa por WhatsApp ou pelo messenger do Facebook. O professor pode não ver ou não querer responder por esses canais, já que são pessoais. Isso pode gerar um desgaste entre ele e o pai do aluno. Se toda a comunicação está concentrada dentro do aplicativo de comunicação escolar, ela começará e terminará nele, que é um canal profissional, e com possibilidade de limitação de horários.

 

 


 

Controle

 

O controle da escola é, talvez, uma das maiores vantagens da unificação de todas as conexões com os pais em um canal, como o aplicativo. Quando as comunicações seguem um fluxo sem regras, muitos problemas podem surgir por alguns dos vários caminhos. Discussões entre pais e professores, por exemplo, não são as coisas mais incomuns do mundo. No entanto, são situações que devem ser evitadas ao máximo pela escola. Elas geram estresse e podem levar a instituição a perder o aluno.

 

A escola não tem como controlar o que um professor fala com um pai no WhatsApp ou no messenger do Facebook, que são redes pessoais. Elas acabam sendo uma alternativa quando não há nenhuma outra opção melhor. No entanto, se a instituição estabelece que toda a comunicação com os pais, a partir de uma determinada data, só poderá ser feita por uma ferramenta profissional, ela se blinda contra esses problemas.

 

Não basta, é claro, que a instituição simplesmente imponha que a comunicação seja feita por um canal que não contemple todas as necessidades de interação que existem entre pais e escola. Dessa forma, as redes informais fatalmente seriam utilizadas em algum momento. Para que haja controle, evitando que a comunicação entre pais e escola siga por um caminho problemático, é importante que todas as interações ocorram por um canal profissional, e com possibilidade de moderação.

 

O aplicativo de comunicação educacional que desenvolvemos aqui na ClipEscola, por exemplo, compreende todos os pontos de contato possíveis entre pais e escola e ainda possibilita a moderação de conversas. Os pais não precisam recorrer a outros caminhos para se comunicarem com a instituição e, caso os gestores constatem que há algo impróprio nas mensagens, conseguem até apagá-las. A comunicação escolar ganha assim mais seriedade e qualidade.

 

Gestão do tempo

 

Uma outra grande vantagem da centralização da comunicação escolar em um só local é a questão da gestão do tempo. Nos vários caminhos que as interações normalmente ocorrem, o professor precisa conferir agendas, e-mails, recados no WhatsApp, assinaturas de autorização em comunicados, etc. Com tantas conferências, e com as horas que são gastas em função delas, o tempo parece escorrer por entre os dedos. E como essa tarefa se mistura a várias outras que um professor tem, pode acontecer, em um momento ou outro, de um contato ficar sem retorno. Quando a comunicação está “bagunçada” e o tempo escasso, isso não é incomum.

 

Ter todas as possibilidades de comunicação em um só local favorece muito a gestão do tempo, ainda mais se esse local trouxer facilidades, como confirmações e autorizações em tempo real, notificações, agendamento de recados, limitação de horários, entre outrasDessa maneira, é possível não apenas administrar bem o tempo, como também economizá-lo, e muito.

 

Eficiência

 

Com toda a comunicação escolar unificada em um só canal, a eficiência dela é incomparável. Elimina-se a informalidade, as conversas entre pais e escola ocorrem dentro dos horários preestabelecidos pela instituição, todos os caminhos de interações ficam ligados entre si, nada se perde e nem foge ao controle. 

 

Com um boa comunicação entre pais e escola, o sentimento de satisfação aumenta para ambos. A participação dos pais na vida escolar dos filhos também cresce, pois eles ficam mais próximos da instituição e podem receber informações de maneira mais eficaz.

 

Leia mais

– Agenda ou app de comunicação: o que é melhor para a escola?
– Por que aplicativo para celular é a melhor opção para uma escola em tempos digitais?

 

A sua instituição de ensino utiliza hoje quantos canais diferentes para a comunicação entre pais e escola? Se você quer unificar todas as interações, conheça uma ferramenta para isso aqui.

 

como esta a comunicação na sua escola

 

 

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.