A importância da participação da família na escola

28 de maio de 2018 | sem comentário | Categoria(s): Relacionamento Pais / Escola

Tempo estimado de leitura: 4 minutos (695 palavras, 4221 caracteres)

Muito se discute sobre a evidente necessidade de diálogo entre escola e família, assim como a usual dificuldade enfrentada para que essa comunicação seja estabelecida de forma eficiente. Sabemos que ambas as instituições, educacional e familiar, possuem um objetivo em comum: a formação de indivíduos bem-sucedidos e preparados para enfrentar as complexidades da vida em sociedade de forma crítica e reflexiva.

 

Pensando nisso, é preciso focar em estratégias para aproximar pais e responsáveis dos gestores das escolas, a fim de modificar essa realidade que tem se mostrado tão burocrática e prejudicial ao processo de crescimento e aprendizado dos estudantes.

 

Uma situação muito comum é a transferência de responsabilidades entre família e escola. O ideal é que haja um entendimento de que as duas são parceiras nessa caminhada e se complementam, cada uma com um papel fundamental no cotidiano dos jovens.

 

É essencial que a família confie na proposta da instituição à qual submete seus filhos todos dias, assim como a escola deve cumprir as diretrizes pedagógicas estabelecidas, cobrando envolvimento e participação dos responsáveis.

 

O envolvimento dos pais no ambiente escolar proporciona segurança aos educandos, que se sentem acolhidos, encorajados e responsáveis por seus atos, que são observados e valorizados de perto. Sabemos, porém, que a rotina e as longas jornadas de trabalho podem comprometer a presença e a atuação dos pais na rotina estudantil dos filhos. Mas a organização e o planejamento são esforços necessários que trarão benefícios no futuro.

 


 

Ao observar que os pais e os familiares estão interessados em sua rotina de aprendizado e nas experiências que adquire na escola, o estudante se sente protagonista da sua história, ainda em construção, o que, de fato, melhora sua autoestima e estimula seu desenvolvimento.

 

Acompanhamento não significa cobrança. Para evoluir de forma prática e agradável em seu contexto de aprendizagem, o aluno deve se sentir estimulado, motivado, ouvido e prestigiado também. Para incentivar essa parceria tão importante, entre família e escola, separamos algumas dicas que podem modificar de forma fácil essa relação:

 

  • A escola deve trabalhar para que a parceria seja eficaz, e acolher pais e responsáveis no ambiente educacional é uma das chaves mais importantes desse processo de relacionamento.

 

  • Canais eficientes de comunicação entre ambas as partes devem ser estabelecidos, e hoje, graças às tecnologias, essa demanda está cada vez mais acessível.

 

  • Focar no desenvolvimento do aluno é um trabalho e um desafio que depende dessa parceria. Quando a família entende seu papel e acredita na proposta da escola, ela contribui garantindo, por exemplo, que os estudantes cumpram regras e orientações do plano de ensino.

 

  • Os pais valorizam o fato de as escolas buscarem alternativas para cativar os alunos, como com propostas educacionais diferentes. Portanto, é interessante que gestores, professores e pais estejam sempre em diálogo para a promoção de soluções de ensino inovadoras.

 

  • As críticas são bem-vindas dos dois lados, mas sempre com o objetivo de colaboração. Portanto, é importante abordá-las de um jeito construtivo.

 

A escola tem uma percepção diferente sobre as necessidades do estudante, assim como a família tem um olhar particular graças à convivência próxima com esse mesmo estudante. A junção dessas duas visões é o que promove uma formação educacional eficiente e enriquecedora para todos que participam do processo.

 

Que as escolas e as famílias caminhem juntas em prol do sucesso dos jovens estudantes de nosso país.

 

Leia mais
– Como aumentar a participação dos pais nos eventos da escola?
– 6 tipos de enquetes para a sua escola fazer com os pais dos alunos

 

Você acha importante a participação da família na escola? Comente aqui o que a sua instituição está fazendo hoje para fomentá-la.

 

eBook - A Nova Escola

 

Professora de Português e Redação graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente faz parte da equipe de Produção de Conteúdo da empresa Imaginie.


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of