facebook Atendimento por email Agende uma visita Ligue Agora Atendimento online Atendimento Online 2 Whatsapp whatsapp 2 corretor

10 problemas escolares do dia a dia que a ClipEscola resolve!

5 de abril de 2019 | sem comentário | Categoria(s): Gestão Escolar

Tempo estimado de leitura: 9 minutos (1769 palavras, 9991 caracteres)

Nas segundas-feiras, quando toca o sinal da escola, a equipe docente se prepara para uma verdadeira maratona. A jornada que será percorrida até sexta-feira passa por tudo o que foi planejado para a semana, mas também pelo que não foi. O correr dos dias reserva muitos desafios, e lidar com problemas escolares previstos ou imprevistos faz parte da tarefa de gestão. Se você administra uma escola e quer um aliado para te ajudar a tomar atitudes assertivas e a contornar os obstáculos, conte com a ClipEscola! Nós conhecemos suas dores e temos a cura para elas.

 

Para provar o que estou falando, dá só uma olhada na listinha que preparei. Aposto que você irá até balançar a cabeça em concordância ao passar os olhos por cada item, pois são situações que vivencia ou já vivenciou, e com a ClipEscola não experimentará nunca mais.

 

Veja se isso acontece ou não na sua escola:

 

1. Gasto excessivo de tempo para a comunicação com os pais

 

Como a sua escola se comunica com os pais dos alunos? Agenda de papel? Se usa esse caminho, admita, você já percebeu que as tarefas de colagem e conferência de recados consomem boa parte do tempo produtivo das aulas, não é mesmo?

 

Caso você ainda não tenha feito as contas, sente-se para não cair para trás, porque nós fizemos. Em média, 27 horas por mês são desperdiçadas só com a manutenção da agenda física, considerando-se uma turma com 30 alunos.

 

Ficou boquiaberto? E essa é só a ponta do iceberg, porque muitos pais acabam nem verificando o recado que está na agenda e vão buscar informações com os colaboradores da escola diretamente pelo WhatsApp, por e-mail ou por redes sociais. Ou seja, mais tempo é perdido com respostas, às vezes até com uma sequência delas.

 

A boa notícia é que há solução. Esse é um dos problemas escolares mais fáceis de se resolver com a ClipEscola. A plataforma permite que os professores enviem recados em massa diretamente para o celular de todos os pais da turma ou até do colégio, e com conferência de respostas automática. O professor só tem o trabalho de digitar a mensagem uma única vez, e consegue saber se os responsáveis leram ou não sem precisar passar em cada aluno para conferir.

 

Retornos

 

Achou que isso era tudo? O melhor eu ainda nem te contei. Diferentemente do que acontece com o WhatsApp, na ClipEscola as instituições conseguem restringir os horários para o retorno aos pais. Isso quer dizer que o professor não terá que ficar à disposição deles integralmente, respondendo a recados em tempo real. A escola é que irá definir horários para as respostas.

 

Isso quer dizer que se os pais enviarem recados fora do período estipulado, receberão uma mensagem automática informando-os o momento em que o retorno ocorrerá. Assim, os professores poderão se planejar e o consumo de tempo com a função de respostas será extremamente minimizado.

 

2. Confusão na troca de informações

 

Em geral, escolas que não concentram a comunicação com os pais em um único canal acabam se deparando com o segundo item da nossa lista de problemas escolares: a confusão na troca de informações com os pais. Não é difícil de entender o motivo. Quando parte das comunicações ocorre por agenda física, parte por WhatsApp, parte por telefone, parte por redes sociais e parte por e-mail, o caos encontra um cenário favorável para se desenhar.

 

Imagine uma conversa com os pais em que o professor está falando com eles pela agenda, mas alguns dão as respostas solicitadas pelo grupo de WhatsApp da turma, e elas ficam perdidas em meio a gifs, vídeos e diversas outras questões. Como o professor acaba não vendo, até porque nem sabia que o assunto se desdobraria por lá, decide ligar para os pais que não se manifestaram na agenda. Quando eles atendem, estranham o fato de o professor não ter visto as respostas no grupo, acham que a escola é desorganizada e alguns até comentam sobre isso nas redes sociais da instituição. Bem ruim para a imagem da escola, não acha?

 

Esse é mais um dos problemas escolares que a ClipEscola resolve. A solução é muito completa e abarca todos os pontos de contato entre pais e escola, como você mesmo por conferir por aqui. Seja qual for a necessidade deles, a ferramenta sempre será o caminho mais curto e eficaz para atendê-la. Assim a escola poderá abolir os outros canais de comunicação informais que existem e ter a segurança de que nenhuma necessidade de interação ficará descoberta.

 


3. Falta de controle da escola sobre interações entre pais e professores

 

Em interações sociais sempre existe o risco de mal-entendidos, discordâncias e discussões acaloradas, mesmo quando elas acontecem por recados de papel escritos na agenda ou por conversas virtuais. O problema é que quando professores – que são humanos e sujeitos a erros – se dirigem a pais de alunos, eles não representam apenas a si mesmos, mas também à escola. Captou o sinal de alerta?

 

Existem “N” motivos que podem causar mal-estar entre pais e outros colaboradores do colégio, e quando eles acontecem, podem gerar desde prejuízos à imagem (já que em tempos digitais o que não faltam são prints de conversas postados em redes sociais) até a perda de alunos.

 

É importante que gestores tenham ciência e controle sobre as informações que os colaboradores estão trocando com os pais, e que possam identificar indícios de problemas escolares já no início, para que sejam resolvidos quando ainda estão incipientes.

 

Como você já deve ter adivinhado, essa é mais uma questão que a ClipEscola resolve! A ferramenta permite que gestores tenham controle sobre todas as interações que ocorrem dentro dela, e que inclusive possam moderá-las, restringindo recados que julgarem necessário antes de serem enviados aos pais.

 

E isso não é tudo! Estamos desenvolvendo também uma funcionalidade chamada “Mapa de Humor”. Você já ouviu falar? Trata-se de uma tecnologia que usa inteligência artificial para analisar o humor do público em uma linha do tempo, detectando se ele está satisfeito ou frustrado, se após algum determinado evento houve um pico de humor positivo ou negativo, entre muitas outras possibilidades. A ferramenta é capaz de traçar diagnósticos tanto coletivos quanto individuais, então facilitará muito a detecção de sinais de alerta nas interações entre pais, professores e demais colaboradores 😀

 

4. Burocracia nas autorizações escolares

 

Quando os pais de um aluno precisam que a criança seja retirada por um terceiro na hora da saída, existe um processo para isso. Afinal, o que está em jogo é a segurança do menor. O problema de tudo é a burocracia envolvida. Se surge um imprevisto e os pais decidem autorizar alguém a buscar o filho de última hora, por exemplo, não é tão fácil assim, certo?

 

Com a ClipEscola é! Os pais enviam do próprio celular a autorização para a retirada, e informam o nome, o número do CPF e a foto da pessoa que irá buscar a criança. Tudo é muito seguro e ágil, e a autorização fica registrada no sistema, resguardando a escola de qualquer problema.

 

E quando as autorizações são relativas a passeios escolares, a facilidade se repete. Pelas vias normais, geralmente a escola envia pelo aluno uma circular pedindo a autorização e a taxa do passeio. Alguns estudantes esquecem de entregá-la aos pais e acabam ficando de fora da atividade.

 

Com a ClipEscola os pais recebem a solicitação direto no celular, e a instituição de ensino consegue verificar automaticamente se eles visualizaram ou não. Na própria solicitação eles já podem dar o aceite digital ao passeio, em apenas um clique. A taxa também pode ser paga dentro do próprio aplicativo, pela funcionalidade ClipPag. Assim, a escola consegue obter as autorizações e os pagamentos minutos após o envio. Incomparável, não é mesmo?

 

5. Pouco engajamento dos pais em eventos

 

Como anda a participação dos pais nos eventos da sua escola? Se está abaixo do esperado e você já não sabe mais o que fazer para aumentar o engajamento, fique tranquilo, pois a ClipEscola tem a solução para esse problema também! Veja como:

 

  • Informar – em vez de comunicar aos pais sobre eventos por meio de recadinhos colados na agenda ou no mural da recepção, com a ClipEscola você enviará templates personalizados diretamente ao celular deles.

 

  • Confirmar – ao invés de aguardar a confirmação de presença pela agenda, assinatura na circular ou e-mail, você só precisará enviar enquetes pelo aplicativo. Com elas poderá obter inclusive dados estatísticos de confirmações.

 

  • Lembrar – em vez de ter que contar com a sorte para que os responsáveis se lembrem da data, você irá adicioná-la ao calendário da escola, que ficará sincronizado com a agenda do celular dos pais e enviará lembretes automáticos a eles de acordo com a proximidade do evento.

 

Como você pôde notar, com a ClipEscola os pais não têm como esquecer do compromisso, o que neutraliza um dos principais fatores da baixa adesão a eventos escolares. Além de tudo a instituição também consegue saber previamente qual é o engajamento que deve esperar para a ocasião, e pode planejá-la para o número certo de participantes.

 

Leia mais
– 5 razões para escolher a ClipEscola para a sua instituição de ensino
– ClipEscola: descubra o que os pais dos alunos pensam sobre a solução

 

Como você deve ter notado, faltaram 5 problemas escolares resolvidos na lista. É que ela ficou muito longa, então decidimos dividi-la em dois posts. Confira os outros 5 itens da lista aqui. Ah… e se as questões que citei até este ponto já te convenceram, agende uma demonstração gratuita da ClipEscola por aqui!

 

CTA Apresentação Oficial ClipEscola

 

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of