facebook Atendimento por email Agende uma visita Ligue Agora Atendimento online Atendimento Online 2 Whatsapp whatsapp 2 corretor

5 aplicativos para professores que todo educador deveria conhecer

19 de outubro de 2018 | sem comentário | Categoria(s): Tecnologia no Ensino

A tecnologia facilita muito a vida dos educadores, não é mesmo? E se você encontrou este post, é porque já sabe disso. Então agora vou te apresentar a um mundo de facilidades que está ao acesso de suas mãos (literalmente). São aplicativos para professores que prometem ser uma “mão na roda” em diversos aspectos: comunicação escolar, conteúdos para aprimoramento, materiais para as aulas, entre outros.

 

Ficou interessado? Então confira a lista que preparamos para você:

 

1.TED

 

Se você é um professor interessado em aprimoramento constante, vai gostar da primeira opção da nossa lista. O aplicativo da TED te dá acesso a uma ampla base de conhecimento, formada por milhares de palestras inspiradoras com temáticas variadas, que são organizadas por assunto, e possuem legendas em mais de 100 idiomas.

 

O objetivo da organização sem fins lucrativos que desenvolve o app é espalhar ideias, tornando-as acessíveis para todos. Além da ferramenta para mobile, a TED realiza eventos presenciais e disponibiliza conteúdos em seu site.

 

Se você, como a maior parte dos educadores, está sempre na correria do dia a dia e possui pouco tempo livre para se qualificar, esta pode ser a solução! Que tal aproveitar o intervalo entre uma aula e outra para assistir a uma palestra diretamente pelo celular e aumentar o seu conhecimento? Bora lá!

 

2. ClipEscola

 

Honrando a minha promessa de te indicar os melhores aplicativos para professores de todos os tempos, te apresento o ClipEscola. A ferramenta, que também possui versão web, é uma solução completa para a comunicação escolar, e contempla todos os pontos de contato entre pais de alunos e instituição de ensino.

 

Veja só o que é possível fazer:

 

  • Enviar recados com limitação de horários e estatísticas de visualização;

 

  • Receber autorizações para passeios escolares, retirada do aluno por terceiros, entre outras;

 

  • Agendar eventos escolares, sincronizá-los com a agenda do celular dos pais e enviar alertas a eles;

 

  • Encaminhar pareceres diários sobre os alunos;

 

  • Informar à escola quando o estudante entrou na instituição e quando o pai dele já está próximo para buscá-lo (sincronização com GPS), o que diminui consideravelmente as filas em frente à escola;

 

  • Receber pagamentos, gerar boletos e cobrar inadimplentes de forma automática; entre diversas outras possibilidades.

 

São praticidades de deixar qualquer um boquiaberto, não acha? E isso que nem te falei do que está em desenvolvimento no ClipEscola, mas você pode conferir por aqui.

 

A ferramenta gera uma enorme economia de tempo para vocês professores, que não precisam mais anotar recados na agenda de cada aluno e nem conferir a resposta, pois tudo ocorre de forma virtual, em poucos cliques. E além de tudo, você percebeu que as chamadas se tornam desnecessárias? Isso mesmo! A sincronização com a catraca permite que a escola saiba quais alunos já entraram na instituição.

 

Ah, e um outro ganho considerável é a eliminação do papel para as comunicações escolares. A redução de recursos pode chegar a 99%! Isso quer dizer que se a instituição de ensino na qual você trabalha adotar o aplicativo, os seus ensinamentos sobre sustentabilidade não serão apenas teóricos, você poderá mostrar aos alunos como a escola os aplica na prática! Então tá esperando o quê? Partiu conhecer essa solução?

 


 

3. Educreations

 

Quer ser visto por seus alunos como um professor dinâmico e que está sempre trazendo novidades para a sala de aula? Então você vai se identificar com o Educreations! O app possui funcionalidades de desenho e diagramação que possibilitam a criação de uma lousa virtual e a confecção de diagramas!!!

 

E isso não é tudo! Pela ferramenta ainda é possível gravar ou incorporar vídeos educativos e áudios. Além de ser uma excelente opção para tornar as aulas mais interessantes, o aplicativo ainda pode ser muito útil para o compartilhamento de conteúdos didáticos em EaD. Show de bola, não é?

 

4. Wunderlist

 

Este aplicativo é o sonho dos professores mais organizados e metódicos. Ele serve para a criação de checklists, que podem ser usados para organizar as tarefas didáticas e eliminá-las conforme forem executadas.

 

Você pode agrupar as listas de atividades em pastas por assunto e atribuir uma data para a conclusão de cada lista. Outras possibilidades que o app apresenta são a inclusão de notas e arquivos às listas e a ativação de lembretes para as tarefas programadas.

 

E quando chegar a época das férias escolares, ele continua sendo útil a você. E não estou falando de levar trabalho para casa não. O Wunderlist também serve, acredite se quiser, para planejar o seu lazer. Você pode, por exemplo, criar a pasta “Férias” e organizar nela listas de atividades, viagens e passeios turísticos que você quer fazer, para não deixar passar nada.

 

Se você é daquele tipo de pessoa que arruma o quadro quando está torto, que gosta de classificar todas as coisas e que tem a mesa sempre impecável, aposto que esse aplicativo vai encantar você! Afinal, tarefas organizadas é vida organizada, não é mesmo?

 

5. Pocket

 

Sabe aquela vontade de reunir todas as informações interessantes que você encontra em um lugar só? É para isso que serve o Pocket, aplicativo que te permite guardar todas elas em seu bolso. Depois, como um mágico que tira o coelho da cartola, você apresenta toda a série de informações que você reuniu em sala de aula, agregando-a ao conteúdo.

 

Você pode guardar artigos, vídeos, áudios e diversos formatos de materiais. E se faltar sinal de internet bem na hora da sua aula, não tem problema, qualquer conteúdo que você tenha salvo pode ser acessado e assistido também offline.

 

Curtiu essa dica? Então vá lá e torne suas aulas dinâmicas e incríveis!

 

Leia mais
– 10 livros sobre tecnologia e educação que vão abrir a sua mente
– 5 sites com materiais didáticos digitais para aulas extraordinárias

 

Gostou da nossa lista de aplicativos para professores? Quais você quer usar? Comente aqui!

 

Infográfico - Atividades que você pode melhorar na sua escola

 

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of