5 sites com material didático digital para tornar as suas aulas uma experiência extraordinária

14 de maio de 2018 | sem comentário | Categoria(s): Tecnologia no Ensino

Tempo estimado de leitura: 5 minutos (968 palavras, 5766 caracteres)

Há quanto tempo você não vê o brilho nos olhos dos seus alunos? As suas aulas ainda despertam entusiasmo? Se você sente que “algo está faltando”, talvez esteja na hora de procurar por reforços. Além do material didático tradicional que você utiliza, que tal experimentar introduzir alguns conteúdos digitais e proporcionar aos alunos um aprendizado multimídia?

 

Para se comunicar com pessoas que já nasceram em um mundo em plena efervescência tecnológica, nada mais efetivo do que falar a mesma língua que elas, não acha?

 

E se você já se deu conta disso, mas não sabe aonde encontrar um material didático em formato digital que supra suas necessidades, nós vamos te dar o caminho das pedras! Confira a nossa lista de sites com materiais nesse formato:

 

1 M³ Matemática Multimídia

 

A matemática é uma matéria que muitos alunos torcem o nariz. É preciso muita criatividade para instigar neles o gosto pelos números. O uso de um material didático tradicional é um meio mais difícil para atingir a esse fim. Mas existem outros bem mais promissores.

 

O M³ Matemática Multimídia é um deles. O portal disponibiliza diversos recursos educacionais de ensino médio em formato multimídia, desenvolvidos pela Unicamp. Os experimentos, vídeos, softwares e áudios podem ser copiados e distribuídos para os alunos, só não podem ser comercializados.

 

Os temas principais dos recursos são análise de dados e probabilidade, geometria e medidas, e números e funções. Cada um desses temas é dividido em diversos subtemas, como probabilidade, estatística, trigonometria, geometria plana, matemática financeira, sistemas lineares, matrizes, entre outros. Vale a pena conferir!

 

2 Escola Digital

 

Que tal ensinar física térmica e hidrostática mostrando simulações de emissão de gás carbônico pelo escape de carros? Ou então, explicar química das coisas exibindo um vídeo com demonstrações práticas? Ou ainda, dar uma aula sobre a Revolução Russa usando animações?

 

Isso está ao seu alcance, e sem nenhum custo envolvido! O site Escola Digital oferece material didático em forma de animações, infografias, apresentações multimídia, livros digitais, jogos, simuladores, quiz, áudios, entre outros.

 

Em meio a tantas opções, você pode estar pensando que é difícil encontrar algo mais específico sobre um assunto. Para a sua sorte, é muito fácil. Além de o site disponibilizar um campo de buscas, ele também permite o uso de diversos filtros. É possível filtrar a pesquisa por tipo de mídia, disciplina e até por acessibilidade.

 


 

3 Portal do Professor

 

A terceira opção da nossa lista é um site que cobre um grande leque de temas e níveis de ensino: o Portal do Professor. Lá é possível encontrar um rico acervo de recursos para o ensino. Com tantas opções, o difícil é achar um motivo para não incluir material didático digital em sala de aula.

 

Os temas são trabalhados em formato de vídeo, áudio, foto, pdf, entre outros. Além disso, o professor também tem à disposição recursos como caderno digital, sugestões de aula, cursos, ambiente colaborativo de aprendizagem, obras de domínio público, materiais de estudo para o docente, etc.

 

O caminho dá ao professor não apenas os meios para trabalhar com conteúdo multimídia em classe, como também as condições para que ele possa aprimorar-se. Com esse conjunto de peso, certamente o aprendizado ganhará em qualidade. Então fica a dica!

 

4 Recursos Educacionais Abertos

 

Também contribuindo para a socialização do conhecimento, o site Recursos Educacionais Abertos (REA) é responsável pela reunião de conteúdos colaborativos de ensino em diversos formatos.

 

O professor consegue encontrar por lá uma vasta quantidade de material didático que está disponibilizada no menu Mão na massa>Compartilhar. Clicando nos links, é possível deparar-se com preciosidades como: uma entrevista em vídeo com Clarice Lispector, acervos de jornais impressos digitalizados, áudios sobre matemática financeira, entre outros.

 

Para o educador realmente comprometido com o aprendizado dos alunos, este site é um achado. A qualidade, quantidade e variedade dos recursos disponibilizados dá a ele a base de que necessita para aulas interessantes e motivadoras.

 

5 Projeto SEEDUC

 

O Ensino de Jovens e Adultos (EJA) é o foco principal desta página do projeto SEEDUC. Ela disponibiliza um material didático multimídia bem completo de 13 disciplinas. E embora seja voltada para EJA, nada impede que alguns dos recursos sejam utilizados em outros modelos de ensino.

 

Professores de escolas de idiomas, por exemplo, podem encontrar nela conteúdo para incrementar as aulas, pois entre os materiais disponibilizados estão os das matérias de inglês e espanhol.

 

E diferentemente dos outros sites desta lista, a página do Projeto SEEDUC não permite a visualização do material de forma online. Ao clicar sobre o nome das disciplinas, o download do conteúdo se inicia de maneira automática. Isso pode demorar até algumas horas, mas para dar aos seus alunos essa experiência com material didático digital, vale a pena a espera!

 

Leia mais
– 10 livros sobre tecnologia no ensino que vão abrir a sua mente
– 7 palestras Ted Talks que podem transformar a sua visão sobre educação

 

Com a nossa lista, agora você já tem material didático o suficiente para tornar as suas aulas muito mais instigantes. Qual das opções você mais gostou? Comente aqui!

 

CTA Falar com especialista

 

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of