10 livros sobre tecnologia na educação que vão abrir a sua mente

7 de maio de 2018 | sem comentário | Categoria(s): Educação, Tecnologia da Educação

Tempo estimado de leitura: 8 minutos (1617 palavras, 9470 caracteres)

Vivemos em um ritmo acelerado, com mudanças que são tão rápidas quanto impactantes. O progresso afeta a todos, mesmo que não se queira ou busque por isso. Nesse cenário, a chave do sucesso reside na capacidade de adaptação. E para que você não fique à margem dos avanços tecnológicos no campo do ensino, preparamos para você uma lista de livros sobre tecnologia na educação.

 

1 Tempos digitais: ensinando e aprendendo com tecnologia

 

(Hélio Lemes Costa Jr., 2012)

 

Tempos digitais - ensinando e aprendendo com tecnologia - livros sobre tecnologia na educaçãoEm um mundo em ebulição, nada permanece estável por muito tempo. O livro traz à tona essa implacável realidade. Ele retrata um professor que vê o mundo se transformando diante de seus olhos. Toda a sólida maneira de se fazer as coisas e todo o controle sobre elas, escorrendo por entre os dedos.

 

De repente, em um tempo que não pareceu maior do que o de um piscar de olhos, tudo mudou. Toda a cultura, que podia ser tocada, que estava impressa e que era palpável, se transformou em algo que as mãos não podiam mais segurar. Algo que não estava em prateleiras, nem trancado atrás de portas. Tudo estava na rede. O virtual se transformou na extensão do mundo real.

 

O professor então, ao se dar conta de que o seu universo seguro ruiu, encara o desafio de tentar dominar os recursos tecnológicos, que surgem muito rápido, para acompanhar o ritmo da evolução e não ficar para trás.

 

2 Tecnologia Assistiva: a inclusão na prática

 

(Eromi Izabel Hummel, 2015)

 

Tecnologia Assistiva - a inclusão na prática - livros sobre tecnologia na educaçãoVocê gostaria de ser um profissional completo, capaz de ensinar pessoas com qualquer tipo de limitação? Se sim, este livro é para você. Ele aborda o ensino utilizando tecnologia assistiva.

 

Se o termo soa estranho, é porque os processos tradicionais de formação dos professores não abordam esse tipo de recurso, e essa é a grande questão levantada pelo livro.

 

A tecnologia assistiva é muito importante para a inclusão de pessoas com deficiência, pois ela proporciona ou amplia as capacidades funcionais delas. A ideia defendida pelo autor é a de um processo de formação que torne os professores aptos ao trabalho com esse tipo de tecnologia.

 

3 Tecnologia na escola: abordagem pedagógica e abordagem técnica

 

(Nanci Aparecida de Almeida, Bárbara Alessandra Gonçalves Pinheiro Yamada, Benedito Fulvio Manfredini, Sonia Aparecida Romeu Alcici, 2014)

 

Tecnologia na escola - abordagem pedagógica e abordagem técnica - livros sobre tecnologia na educaçãoOs tempos mudaram. Como uma realidade que não pede licença, mas simplesmente se impõe, a tecnologia surgiu no ensino. Para o elevar, ela antes revirou-o por completo. Foi mansamente infiltrando-se, até chegar nas camadas mais espessas, soltando a cola que o prendia a sólidos padrões, que já não serviam mais a ele.

 

Essa metamorfose no ensino, provocada pelas tecnologias voltadas à informação e à comunicação, é o tema central desta obra. Ela lança a proposta de uma revisão pedagógica à luz do modelo contemporâneo e de todas as possibilidades tecnológicas que hoje existem, e que podem elevar o aprendizado a patamares antes nunca ambicionados.

 

4 Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem

 

(Jonathan Bergmann e Aarom Sams, 2015)

 

Sala de aula invertida - uma metodologia ativa de aprendizagem - livros sobre tecnologia na educaçãoA aprendizagem ativa, tendência crescente nas instituições de ensino do século XXI, é a temática central deste livro. O autor lança a proposta de que o modelo funcione da seguinte forma: o professor disponibiliza o material aos alunos previamente e as aulas passam a ser um encontro para a fixação do aprendizado.

 

Essa fixação seria possível por meio de atividades práticas, esclarecimento de dúvidas e troca de conhecimentos.

 

Caso esse cenário ainda pareça nebuloso para você, não se preocupe. A obra fornece orientações para a utilização do método de forma adequada, assim como dos recursos tecnológicos associados a ele. O intuito é que, com o uso do modelo, o aluno obtenha autonomia, motivação e bom desempenho.

 

5 Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem

 

(Romero Tori, 2010)

 

Educação sem distância - as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem - livros sobre tecnologiaEmbora o título possa remeter à ideia de que o livro trata apenas do ensino a distância (EaD), na verdade ele é mais amplo do que isso. Inclui também o ensino presencial e híbrido.

 

Em todos eles, a tecnologia é a teia que une todas as partes do processo, tornando a distância mais uma palavra genérica do que uma sensação real.  

 

Temas como realidade virtual e aumentada; gamificação; imersão e telepresença também vêm à tona, entrelaçados com os processos de ensino e aprendizagem.

 

Você pode estar pensando que, pelo fato de o livro ser de 2010, já deve estar ultrapassado. Não se engane. As obras sempre costumam sofrer atualizações a cada nova versão, e com esta não é diferente. A segunda edição dela foi revisada e traz também novas perspectivas e tendências na educação com o uso de tecnologias interativas.

 

6 Práticas pedagógicas e uso da tecnologia na escola

 

(Nilbo Ribeiro Nogueira, 2014)

 

Práticas pedagógicas e uso da tecnologia na escola - livros sobre tecnologia na educaçãoSe você é um daqueles educadores com muito domínio nos assuntos da sua área, mas nenhum em ferramentas tecnológicas que poderiam dar suporte ao seu trabalho, e que já são usadas por muitos dos seus colegas, este livro é para você!

 

Nele, o autor fornece orientações aos profissionais do segmento escolar para o uso de novas mídias. As instruções são bem práticas e ensinam, por exemplo, a como criar e administrar um blog, desenvolver apresentações, lidar com redes sociais, entre outras.

 

Ainda, demonstrando muita pertinência com o tema abordado, o autor faz um paralelo entre as gerações e a relação delas com a tecnologia. Fica implícita a necessidade de que os professores se tornem aptos ao uso de recursos tecnológicos, e que os incorporem no ensino.

 

7 O cotidiano da escola: as novas demandas educacionais

 

(Denise D’Aurea-Tardeli, 2012)

 

O cotidiano da escola: as novas demandas educacionais - livros sobre tecnologia na educaçãoEste livro é para os audaciosos. Ele traz uma proposta bastante oportuna para o momento de transformações em que a educação está mergulhada: o enfrentamento de práticas educacionais que falharam em atingir os ideais a que se propuseram.

 

Na atualidade, o modelo engessado de ensino está se dissolvendo. Nada mais apropriado então do que a revisão de práticas arraigadas no aprendizado, que não cumpriram com seus objetivos.

 

Nesse contexto, o autor cita como aliados desse novo olhar a tecnologia, as novas configurações de trabalho na educação e a ideia de se criar uma cultura de paz e de combate à violência.

 

8 O estudo em ambiente virtual de aprendizagem: um guia prático

 

(Antonio Siemsen Munhoz, 2013)

 

O estudo em ambiente virtual de aprendizagem: um guia prático - livros sobre tecnologia na educaçãoO ensino a distância é o modelo que mais constantemente é impactado pelos avanços tecnológicos. Se observarmos os progressos em uma linha do tempo, poderemos constatar um salto evolutivo extraordinário entre o formato original, de cursos por correspondência, e o que é usado atualmente.

 

Essa forma mais evoluída do modelo de ensino EaD é o foco deste livro, que integra a série “Tecnologias Educacionais”. Nele, o autor se debruça sobre o impacto que as novas tecnologias, como o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e a Comunidade de Aprendizagem Virtual (CAV), têm no ensino a distância.

 

A proposta da série na qual a obra está inserida é fornecer aos estudantes as bases para um novo olhar sobre o processo de ensino e aprendizagem.

 

9 Linguagem, tecnologia e educação

 

(Ana Elisa Ribeiro, Ana Maria Nápoles Villela, Jerônimo Coura Sobrinho e Rogério Barbosa da Silva, 2010)

 

Linguagem, tecnologia e educação - livros sobre tecnologia na educaçãoO hábito nos molda. Como hoje nossos dedos têm mais contato com o teclado – seja do computador, notebook, ou celular – do que com o lápis, e usamos essa escrita para nos comunicar, com frequência e rapidez, e muitas vezes de maneira informal, isso afetou a nossa forma de escrever.

 

A preocupação com a linguagem nos dias impregnados de costumes digitais é a tônica que permeia esta obra, que reúne pesquisas realizadas por todo o Brasil ligando os temas: educação, tecnologias digitais e linguagem.

 

O livro analisa questões como letramento digital dos professores, novas linguagens, gêneros textuais, hipertextualidade, entre outras. É uma leitura que educadores de áreas voltadas à linguagem certamente não podem perder.

 

10 Tecnologias que educam

 

(Fábio C. A. Carvalho, 2009)

 

Tecnologias que educam - livros sobre tecnologia na educaçãoSe você é um profissional da educação, e às vezes sente a necessidade de uma bússola para te guiar por entre o emaranhado de informações de transformações tecnológicas que surgem a todo o instante, este livro é para você.

 

“Tecnologias que educam” é um guia para professores e estudantes, para que percorram o caminho do ensino em meio a um cenário de transformações constantes.

 

A obra aponta desafios e oportunidades para o ambiente educacional; analisa mudanças no agir de professores e alunos; alterações organizacionais e propõe práticas de aprender e ensinar.

 

Leia mais
– Os quatro pilares da educação e o papel da tecnologia
– Escola do século XXI: o desafio de ensinar em meio ao excesso de informação

 

Gostou da nossa lista de livros sobre tecnologia na educação? Você também pode acrescentar mais obras a ela, colocando suas sugestões aqui embaixo.

 

CTA_eBook_apresentacao-1

 

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of