Skip to content
Assinatura Digital

COMPARTILHE

18 de novembro - 2019

Assinatura digital: como a sua escola pode usá-la para matrículas e rematrículas

Tempo estimado de leitura: 5 minutos (830 palavras, 4928 caracteres)

É temporada de matrículas e rematrículas nas instituições de ensino. Como você já deve ter ouvido falar, existe um recurso tecnológico capaz de “dar aquele up” nos processos, acelerando o tempo de execução das assinaturas em mais de 90%. É claro que estou falando da assinatura digital, a menina dos olhos das escolas que buscam resultado e praticidade. Hoje você vai entender tudo sobre ela e saber como empregá-la em suas campanhas.

 

O que é a assinatura digital?

 

Assinatura digital é um recurso usado para assinar documentos eletrônicos usando dados criptografados, o que garante a segurança, a integridade, a autenticidade e a irretroatividade dos contratos. Ela possui a mesma validade jurídica do que uma assinatura de próprio punho. Frequentemente é coletada por meio de aplicativo.

 

O que garante o valor jurídico da assinatura digital?

 

A assinatura digital tem validade garantida pela Medida Provisória N° 2.200-2, de agosto de 2001, que institui a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). Conforme a medida, um par de chaves criptografadas é gerado pelo próprio titular da assinatura, fazendo com que a chave privada seja de controle, uso e conhecimento exclusivos dele. 

 

Como posso ter certeza de que a assinatura digital é segura?

 

Todas as assinaturas digitais possuem certificação emitida pela ICP-Brasil, que é composta por uma autoridade gestora de políticas e por uma cadeia de autoridades certificadoras. Para a criação de uma assinatura digital, um par de chaves privadas é gerado, e ele se relaciona matematicamente com um outro par de chaves públicas. Dessa junção, uma sequência criptográfica se forma, e atualmente não há nenhuma tecnologia capaz de quebrá-la.

 

Para você ter uma ideia, se alguém tentar alterar o conteúdo de um documento assinado digitalmente, ele acusará um problema de integridade, e perderá automaticamente a validade. Se formos comparar, a assinatura digital é até mais segura do que a física, pois não pode ser falsificada, o documento no qual ela está não pode ser alterado sem comprometê-la e não há o risco de documentos assinados digitalmente serem vítimas de incêndios, enchentes ou da ação do tempo. Ou seja, assinatura digital é a opção mais segurança para a escola e para os pais dos alunos.

 


Como uso esse recurso em matrículas e rematrículas?

 

Agora que você já sabe o quanto a assinatura digital é segura e válida juridicamente, deve estar pensando: “quero isso nas minhas campanhas de matrícula e rematrícula já!!!”. Você quer e você pode. Não é nada complicado. A forma mais prática de usar a assinatura digital para a assinatura de contratos entre pais e instituição de ensino é por meio da agenda digital escolar.

 

Funciona assim: você envia o contrato – seja em pdf, fonte de dados ou outro formato – ao responsável financeiro pelo aluno por meio de um recado digital. Esse responsável recebe o contrato no próprio celular, abre o arquivo e clica no botão “Assinar”. Ao clicar no botão, o contrato de matrícula ou rematrícula será aberto para que esse pai possa conferir o conteúdo. Ele concordando com o contrato, deve clicar novamente no botão “Assinar”. Então, um token será enviado ao e-mail dele, para garantir a segurança. Depois, basta que ele digite o código no app e conclua a assinatura.

 

Todo o processo é muito rápido, até porque você pode enviar os contratos massivamente para todo o seu público e coletar todas as assinaturas em minutos. Como te falei no início do post, a assinatura digital reduz o tempo do processo em 90%. 

 

Todos os dados ficam salvos em nuvem, de forma segura e livre de acidentes, e podem ser acessados pela escola facilmente a qualquer momento. É muito mais fácil para a instituição, por exemplo, encontrar um documento específico que está salvo de forma digital do que achá-lo em meio a pilhas de papel.

 

Qual agenda digital escolar possui essa tecnologia?

 

Gostou da facilidade de enviar os contratos diretamente ao celular dos pais para que sejam assinados digitalmente? Como te falei, isso pode ser feito por agenda digital, mas somente soluções mais avançadas trazem essa possibilidade. Tudo o que você leu neste post está presente na assinatura digital da ferramenta que desenvolvemos aqui, a ClipEscola. Para saber mais, agende uma reunião com um de nossos consultores por aqui.

 

Leia mais
– Matrículas: como alavancá-las com plataforma de comunicação
– 5 estratégias para rematricular mais na sua escola

 

Depois que você já estiver desfrutando das facilidades da assinatura digital, não esqueça de compartilhar a sua experiência com os leitores deste blog. Ficamos aguardando aqui seu comentário 🙂

 

Infográfico ClipPag

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.