facebook Atendimento por email Agende uma visita Ligue Agora Atendimento online Atendimento Online 2 Whatsapp whatsapp 2 corretor

5 sinais de que chegou a hora de a sua escola abandonar de vez o papel na comunicação com os pais dos alunos

13 de março de 2018 | sem comentário | Categoria(s): Tecnologia da Educação

Tempo estimado de leitura: 6 minutos (1234 palavras, 6965 caracteres)

Que tal ouvir este post? É só clicar no player abaixo!

O cheiro de uma agenda nova, que pode ser tocada, escrita e enfeitada com adesivos, pode trazer uma sensação agradável. Mas você tem ideia do alto preço que está pagando por isso? As vantagens da tecnologia na comunicação com os pais dos alunos de uma escola são inúmeras, e se você não sabe se já está na hora de aderir a ela, aí vão alguns sinais:

 

1 A produtividade dos professores deixa a desejar

 

Se você acha que os professores da sua escola poderiam ser mais produtivos, saiba que, em média, 30 horas de trabalho deles por mês é consumida apenas conferindo as agendas físicas dos estudantes.

 

Essas horas gastas com conferência de agendas não seriam necessárias se a comunicação fosse eletrônica. Os professores não precisariam passar de mesa em mesa verificando se o pai de cada aluno leu o recado que foi escrito.

 

Um aplicativo de celular poderia trazer facilmente essa informação, com a simples funcionalidade de confirmação de leitura. A solução que desenvolvemos aqui na ClipEscola, por exemplo, traz essa possibilidade, o que evita o subaproveitamento do tempo do professor.

 

São horas que esse profissional deixa de se dedicar à explicação de conteúdos, correção de provas, planejamento de aulas, entre outros, para ocupar-se com algo que, na era digital, é totalmente desnecessário.

 

E você já pensou no quanto está pagando por esse tempo morto? Basta fazer os cálculos. Veja quanto um professor da sua escola ganha por hora e multiplique esse número por 30. Não há nostalgia que pague esse prejuízo, não é mesmo?

 

Se você não deseja mais ter esse gasto sem necessidade e quer ver um aumento da produtividade dos profissionais da sua escola, esse é o primeiro sinal para você se desapegar do papel e encarar a mudança.

 

2 Você quer reduzir custos e não sabe como

 

Quando você realiza o orçamento anual da escola é sempre aquela briga com os números e aquela dificuldade de saber o que cortar? Que tal começar pelo papel?

 

É possível substituir agendas, calendários, papéis para anotações e comunicados e até o diário do professor por um aplicativo de celular que custa menos do que o gasto que a sua escola tem com toda essa papelada e com toners de tinta para impressora, clips e grampos.

 

Desenvolvemos aqui na ClipEscola um aplicativo que  fornece todas essas possibilidades, justamente para que as instituições possam diminuir esses gastos do orçamento.

 

Além do papel e de acessórios ligados a ele, o uso do aplicativo também permite uma redução nos custos com ligações.

 

Se essa queda de braço com os gastos anuais é algo familiar a você, é mais um sinal para você abolir de vez o papel na comunicação com os pais dos alunos.

 

3 Prega a sustentabilidade, mas não a pratica

 

Faz parte do papel de uma escola passar valores aos alunos, e entre eles o da consciência ambiental. Mas será que o seu discurso está alinhado com a sua prática?

 

Se os alunos assistem ao professor ensinando sobre desenvolvimento sustentável em sala de aula, mas depois precisam anotar coisas na velha agenda de papel, o discurso do mestre fica comprometido, você não acha?

 

E se o aluno indagar ao professor o porquê de a escola ainda usar tanto papel quando há alternativas mais sustentáveis que poderiam substituí-lo, o que ele irá responder?

 

O exemplo tem um peso muito maior na construção de valores do indivíduo do que o discurso. E formar cidadãos conscientes ambientalmente é algo extremamente importante em um planeta que, ainda nos dias de hoje, imprime 1 bilhão de páginas por dia.

 

Se passar esses valores aos seus alunos é algo que importa para você, assim como praticar o que é ensinado, aí está o terceiro sinal para você abrir mão do papel.

 


 

4 Quer aumentar o número de rematrículas

 

Se todo ano é aquele desgaste para informar aos pais o período de rematrícula dos alunos e algumas vezes a quantidade de estudantes que renovam a matrícula fica abaixo do que você esperava, talvez os comunicados impressos não sejam o meio mais eficiente para a comunicação com os pais dos alunos.

 

Por um aplicativo como o ClipEscola, por exemplo, você consegue fazer uma pesquisa de intenção de rematrícula com os pais dos alunos e depois entrar em contato com os que não responderam ou que disseram que não têm a intenção de realizar a rematrícula do filho.

 

É uma oportunidade de descobrir se há algum problema na escola que está fazendo com que esse estudante a abandone e tentar contornar a situação, retendo alunos que iriam para outra escola.

 

Com comunicados de papel você não consegue saber antecipadamente se algum aluno optou por sair da escola, porque como ainda está no período de rematrícula, você não tem como saber se o estudante deixou para fazê-la na última hora ou se não irá fazer.

 

Utilizando a tecnologia, você consegue obter rapidamente essa informação e até reverter cenários desfavoráveis.

 

Se você se interessou por esse assunto, lembre-se que este já é o quarto sinal.

 

5 Precisa de mais efetividade nas divulgações

 

Quando há algum evento escolar, reunião com os pais ou passeios com a turma, a sua escola provavelmente transmite as informações por comunicados de papel ou bilhetinhos colados na agenda, certo?

 

E já aconteceu de o comparecimento a eventos ser menor do que o esperado, de pais esquecerem de ir às reuniões escolares ou mesmo de não lembrarem da assinatura na autorização para algum passeio da turma?

 

Isso ocorre porque as pessoas perdem os papéis, ou olham e, quando chega perto da data, simplesmente já esqueceram o assunto.

 

O uso da tecnologia é uma maneira muito mais eficaz de comunicação com os pais dos alunos. Se a informação é transmitida por meio de um aplicativo, por exemplo, estará quase que o tempo todo nas mãos dos pais, que andam sempre com o celular.

 

Assim, eles poderão receber uma notificação relembrando-os de que um evento escolar está próximo. Isso facilitará a vida deles, já que com a correria do dia a dia, é normal que as pessoas esqueçam das coisas.

 

Esse é o quinto sinal de que já chegou a hora de você abolir de vez o papel da sua escola para a comunicação com os pais dos alunos. São sinais mais do que suficientes, não acha?

 

Leia mais
– Agenda ou app, qual é a melhor opção para a escola?
– Como não perder a lista com os materiais escolares

 

Se você quer inserir a tecnologia na sua escola, mas ainda está receoso, comente aqui no post o motivo para que possamos te ajudar.

 

CTA Falar com especialista

 

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of