Lista de material escolar no celular: sem chance de esquecer!

18 de janeiro de 2018 | sem comentário | Categoria(s): Relacionamento Pais / Escola

Tempo estimado de leitura: 4 minutos (735 palavras, 4346 caracteres)

material escolar

 

Passando o Natal, as lojas de departamentos já se enchem de produtos e decorações anunciando a volta às aulas. As crianças ficam empolgadas com as milhares de opções de materiais escolares, coloridos, chamativos e, muitas vezes, contendo personagens queridos pela garotada. Já para os pais o processo pode ser estressante, a começar pela quantidade de itens que a lista de material escolar costuma ter. Neste post, daremos algumas dicas para que essa missão seja cumprida com sucesso.

 

Algumas escolas optam por fornecer a lista de material já no momento da matrícula. O problema com esse procedimento é que às vezes ele ocorre muitos meses antes do verdadeiro início do ano letivo e nesse meio tempo é muito fácil perder uma folhinha de papel solta. Além disso, nem sempre o responsável pela matrícula é a mesma pessoa que faz a compra dos materiais, pode ocorrer um “revezamento”.

 

Como a escola pode enviar a lista de material escolar para os pais?

 

Com um app de comunicação como o ClipEscola, a lista de material escolar é enviada para os pais de forma rápida e prática. Afinal, pelo aplicativo a escola consegue enviar arquivos de imagem ou PDF, utilizando inclusive templates personalizados, como as telas abaixo nos mostram.

 

celular com lista de material escolar

Opção 1 com template personalizado ou Opção 2 com texto simples

 

Além disso, a escola consegue enviar notificações ou os conhecidos ‘lembretes’ para aqueles pais que ainda não confirmaram o recebimento da lista de material escolar. Assim, os responsáveis serão lembrados da tarefa pendente e a escola conseguirá saber quais pais não leram a mensagem.

 

Para isso, é só enviar uma enquete com o arquivo ou a lista de material em formato de texto. Listas curtas e sem muitos detalhes se adaptam muito bem a esse formato. Fica com ótima legibilidade e fácil consulta. O texto também pode ser copiado e colado facilmente a partir de outro documento.

 

lista de material escolar

Ao enviar enquete junto com a lista, a escola visualiza os pais que ainda não leram a mensagem

 

Pesquisa de preços: como a escola pode auxiliar os pais nessa etapa

 

Outra dica quente para deixar os pais mais tranquilos na hora de fazer as compras é indicar a eles as pesquisas feitas pelo Procon em cada cidade. Justamente para prevenir abusos, já é tradição os serviços de proteção ao consumidor realizarem o levantamento de preços dos itens mais pedidos nessa época. Alguns dos locais que já publicaram na internet os valores descobertos para 2018 são:

 

Assim, é possível enviar um Clip para os pais dando essa dica sobre a pesquisa do Procon e ainda aproveitar para ressaltar que a lista de material escolar para o ano letivo de 2018 já foi enviada, reforçando essa informação com os pais que ainda não confirmaram a enquete anterior, por exemplo.

pesquisa procon no celular

Enviar dicas como a pesquisa de preços feita pelo PROCON de cada região, para lembrar os pais e ajudá-los nessa tarefa

 

Aumentar o engajamento dos pais

 

É um ótima ocasião para a escola incentivar a troca de informações entre os pais. Além das pesquisas de preços compartilhadas, eles podem se organizar em grupos e negociar descontos em lojas que vendem por atacado. Podem também “trocar” aqueles livros ou materiais que ainda podem ser aproveitados por outras crianças.

 

São interações que geralmente acontecem de forma natural entre alguns pais, mas a escola tem a oportunidade de criar uma interação maior entre as famílias e aumentar o engajamento da comunidade escolar logo no início do período letivo, o que com certeza irá refletir nas ações que a instituição irá desenvolver durante o ano.

 

Leia mais
– Como otimizar campanhas de rematrícula?
– Início de semestre é hora de rever o planejamento

 

Viu as várias vantagens de enviar a lista de material escolar pelo ClipEscola? Para conhecer melhor o app, clique aqui.

 

botao para solicitar atendimento

 


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of