facebook Atendimento por email Agende uma visita Ligue Agora Atendimento online Atendimento Online 2 Whatsapp whatsapp 2 corretor

Como otimizar sua campanha de rematrícula

24 de outubro de 2017 | 1 comentário | Categoria(s): Gestão Escolar

Tempo estimado de leitura: 5 minutos (932 palavras, 5370 caracteres)

 

 

Chegou aquela época do ano em que os laços poderão ser renovados e novos serão conquistados: as Campanhas de Rematrícula. Essas ações são essenciais para a saúde financeira da escola e o sucesso delas depende em grande parte do planejamento prévio. É preciso se programar e pensar estrategicamente sobre seus objetivos e a avaliação dos resultados.

 

Como a sua escola pode otimizar os processos da campanha de rematrícula?

 

Falamos muito sobre as gerações Z e Alpha focando na forma como elas mudaram o ambiente escolar, mas precisamos analisar também os pais desses alunos. Quais fatores eles analisam na hora de renovar o contrato com a escola? Em quais canais eles buscam as informações pertinentes a essa escolha? Como eles querem realizar os procedimentos mais burocráticos que envolvem o ambiente escolar? Analisar fatores como esses farão toda a diferença na sua taxa de fidelização e captação de alunos.

 

O planejamento da campanha  de rematrícula é essencial, e nele o gestor deve avaliar o que trouxe resultado e aquilo que não vale a pena ser repetido, definir o orçamento, organizar as ações e a equipe responsável por cada etapa. É importante levantar quais são os melhores canais para chegar aos pais e responsáveis. Vale ressaltar que não são aqueles que a escola “prefere”, mas sim aqueles que o seu público-alvo utiliza para buscar informações.

 

Quando pensamos em canais, um exemplo clássico é a escola que sempre investiu em comerciais de TV, mas nunca conseguiu medir efetivamente o retorno sobre esse tipo de mídia, que é extremamente variável e com alto custo. Agora seria o momento de testar outros canais que permitam chegar até os pais de forma ágil e eficiente, fornecendo inclusive relatórios para embasar os resultados.

 

Como saber qual canal trará os melhores resultados?

 

Utilizar a tecnologia a favor dos processos de execução da campanha de rematrícula é um caminho vantajoso para escola, uma vez que ao optar pelos formatos online ela consegue reduzir custos com materiais impressos e ainda atingir o público-alvo com efetividade. Com pais e responsáveis cada vez mais conectados, é natural que os meios mais eficazes de “captá-los” seja utilizando essas mídias.

 

Uma plataforma de comunicação como o ClipEscola oferece todas as ferramentas para executar as etapas de uma campanha de rematrícula. Você pode começar como a diretora Lélia Gamba do Colégio Criativo, em Florianópolis, que realizou uma pesquisa de intenção de rematrícula com os responsáveis utilizando o ClipEscola, e obteve mais de 75% de retorno dos pais nas primeiras 6 horas após o envio da pesquisa. Confira o depoimento dela:

 

 

Ao utilizar o ClipEscola você tem um canal de comunicação direto com os pais e responsáveis, então nada melhor do que usá-lo para nortear as próximas ações dentro da sua campanha. Veja como é simples:

 

Você envia um Clip com uma enquete personalizada para os pais e responsáveis. Nele, você poderá anexar a sua versão do Contrato de Rematrícula em PDF, facilitando ainda mais o processo burocrático de documentação.

 

pesquisa sobre campanha de rematrícula com ClipEscola

A escola envia um Clip com uma enquete e o contrato de rematrícula em PDF para os pais avaliarem e responderem sobre a intenção de renovação com a escola

 

Aqueles pais que já têm a intenção em manter o vínculo com a escola irão selecionar a opção de “Quero garantir a vaga do meu filho”, e a partir daí a escola poderá seguir com o processo de rematrícula. E o mais importante, aqueles que responderem “Ainda não decidi sobre a rematrícula” – a escola poderá entrar em contato, assim como fez a diretora Lélia do Colégio Criativo – ou planejar ações ainda mais específicas para esse público.

 

Números do Google apontam que hoje 62% dos brasileiros possuem smartphones, verdadeiros “computadores de mão” disponíveis para consultas à informação e interação. Com a plataforma de gestão do ClipEscola você obtém relatórios em tempo real das respostas a sua pesquisa e já consegue programar as próximas ações de acordo com o retorno dos pais e responsáveis.

 

relatório respostas a pesquisa rematrícula Clipescola

A escola tem acesso ao relatório de entrega, leitura e respostas da enquete em tempo real

 

 

Sabemos que este é um período agitado para as escolas, mas é importante parar por um momento e avaliar o quanto a escolha do canal adequado para falar com os pais pode ser decisiva no resultado da sua campanha de rematrícula.

 

Ao eliminar os custos com envio de documentos por correio ou ligações para cobrar assinaturas dos pais, a escola ganha em produtividade e economia. Além de tudo, há ainda a satisfação dos pais por eliminarem os procedimentos mais “burocráticos” da rotina já atribulada.

 


 

Leia mais
– Início de semestre é hora de rever o planejamento
– Matrículas de última hora: como administrar?

 

Conte para gente nos comentários como sua escola desenvolve as ações neste período do ano, e até o próximo post!

 

campanha de rematricula com clipescola

 


1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Claudio Xavier Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Claudio Xavier
Visitante

Parabéns pelo Post, vai ajudar muitas escolas a otimizar os processos da campanha de rematrícula e engajar Pais/Responsáveis e também alunos.