Comunicado aos pais: 5 dicas matadoras para uma comunicação visual incrível!

11 de maio de 2018 | sem comentário | Categoria(s): Relacionamento Pais / Escola

Tempo estimado de leitura: 6 minutos (1118 palavras, 6444 caracteres)

Você já ouviu a expressão “uma imagem vale mais do que mil palavras”? As pesquisas mostram que ela vale mesmo, pois o cérebro absorve mais o que vê do que aquilo que lê. Então, ao enviar um comunicado aos pais dos alunos da sua escola, lembre-se disso!

 

Afinal, se a sua intenção é impactá-los, o que você acha que terá mais efeito, um “bilhetinho” colado na agenda, ou uma mídia gráfica com imagens coloridas?

 

Esse é o foco do nosso post de hoje. Vamos te dar algumas dicas de fácil aplicação que vão te ajudar a “dar um up” na criação de um comunicado aos pais.

 

Se você usa a solução que desenvolvemos aqui na ClipEscola, já deve então possuir alguns modelos-prontos, criados por seu Customer Success, como esses abaixo:

 

Templates para comunicados aos pais

 

Mas além deles, você também pode criar um comunicado aos pais totalmente novo, ou então editar um template já existente, agregando texto e outros elementos.

 

Para qualquer uma das situações, as nossas super dicas vão te ajudar a ter mais eficiência na comunicação visual. Então aí vão elas:

 

1 Regra dos terços

 

Você já deve ter reparado que a maior parte das pessoas, quando vai bater uma foto ou tentar colocar algum elemento em evidência, acaba centralizando-o. Isso gera um efeito oposto ao pretendido.

 

Em todas as imagens, há quatro “pontos de interesse” que atraem mais a atenção dos nossos olhos do que as outras partes. O elemento principal da composição terá mais destaque se ficar situado em um ou mais desses pontos, e não no centro.

 

E para que possamos descobrir quais são eles, deve-se aplicar a “regra dos terços”. Ela consiste em dividir a imagem em nove quadradinhos, algo que pode ser feito com uma tabela. Os quatro locais de encontro das linhas são os pontos de maior interesse na composição.

 

Observe:

 

Comunicado aos pais com a grade por cima da imagem, mostrando a aplicação da regra dos terços

 

Como você pode notar no modelo acima, que foi desenvolvido aqui na ClipEscola, o elemento principal foi colocado em dois dos pontos de interesse, realçando-o.

 

Se você decidir criar um comunicado aos pais do zero, ou dar o seu toque pessoal a um modelo já existente, a dica é: insira uma tabela sobre a imagem. Ela deve ter o formato 3×3, ou seja, com três quadrados por linha horizontal e três por linha vertical.

 

Com a tabela, basta posicionar o elemento principal da sua composição em alguma das interseções das linhas, destacando-o. Depois, é só excluí-la.

 

Após algum tempo, você conseguirá até aplicar a regra dos terços por intuição, imaginando o “jogo da velha” por cima da imagem e ajustando os elementos sem o apoio da tabela. Depois de algumas criações, o processo ficará quase que automático.

 

2 Contraste

 

Sabe quando você vê uma imagem e acaba apertando os olhos para tentar ler o que está escrito? Isso é um exemplo do que não pode acontecer em um comunicado aos pais. O segredo para não cair nesse erro? Contraste!

 

É importante que o fundo da imagem seja contrastante com a cor das letras e com a dos outros elementos da composição.

 

Se você não tem muito jeito com as cores e não sabe bem como criar um contraste ideal, não se preocupe. Para tudo na vida existe uma solução. Neste caso, ela está aqui. É uma ferramenta de círculo cromático que te ajuda a descobrir a melhor combinação de cores.

 

As complementares, que são as que estão opostas no círculo, têm o contraste mais perfeito. Você pode ainda brincar com as combinações usando tons análogos, tríades, entre outras opções. Verifique sempre os exemplos que aparecem, para saber se o contraste entre as cores escolhidas é o que você está buscando.

 

3 Poder de síntese

 

Em comunicações visuais, nas quais se incluem banners usados em comunicado aos pais, a regra de ouro é: menos é mais!

 

Por isso, evite os blocos de texto e os excessos de uma forma geral. Tente transmitir a informação da maneira mais simplificada possível. Comunicados com muita quantidade de texto desencorajam a leitura.

 

Veja um exemplo de comunicado sucinto:

 

Exemplo de comunicado aos pais

 

Então lembre-se: ao criar um comunicado aos pais, informe, mas não floreie!

 


 

4 Se tudo tem destaque, nada tem destaque

 

ÀS VEZES, HÁ TANTAS COISAS IMPORTANTES PARA INFORMAR, QUE FICA DIFÍCIL SABER O QUE TEM MAIS DESTAQUE. PORÉM, SE VOCÊ COLOCAR TODO O TEXTO DO COMUNICADO EM NEGRITO, OU TUDO EM CAIXA ALTA, OU AINDA, TUDO COM A COR VERMELHA OU COM SUBLINHADO, NÃO ESTARÁ DESTACANDO NENHUMA INFORMAÇÃO.

 

Agora, leia o texto novamente:

 

Às vezes, há tantas coisas importantes para informar, que fica difícil saber o que tem mais destaque. Porém, se você colocar todo o texto do comunicado em negrito, ou tudo em caixa alta, ou ainda, tudo com a cor vermelha ou com sublinhado, não estará destacando nenhuma informação.

 

Sentiu a dica?

 

Por mais importante ou grave que seja o comunicado aos pais, se você se sentir tentado a realçar todas as informações, respire fundo até a vontade passar. Destacar tudo ou não destacar nada é exatamente a mesma coisa. Então, use com moderação recursos como negrito, CAIXA ALTA, cor vermelha e sublinhado.

 

5 Brinque com as fontes

 

Com um pouco de criatividade, brincar com as fontes pode trazer um resultado tão incrível, que o uso de outros elementos pode até ser dispensado.

 

Comunicado aos pais sem imagens

 

Ou então, essa brincadeira também pode ser casada com imagens, para deixar o comunicado aos pais ainda mais estiloso.

 

Veja algumas combinações que você pode fazer com as fontes dentro das composições:

 

 

Texto com tamanho da fonte grande e com tamanho da fonte pequeno

 

Texto com duas tipografias diferentes

 

 

Texto com uma palavra sem negrito e outra com negrito

 

 

Texto com uma palavra escrita em uma cor e outra em outra cor

 

 

Agora é só testar! Use uma de nossas dicas ou mescle algumas delas e crie um comunicado aos pais com a cara da sua escola!

 

Leia mais

– 6 tipos de enquetes para a sua escola fazer com os pais dos alunos
– Você conhece o risco de grupos de WhatsApp entre professores e pais?

 

Conheça aqui a ferramenta ClipEscola, que te permite criar e enviar o seu comunicado aos pais, e ainda te disponibiliza modelos prontos e editáveis!

 

CTA_eBook_apresentacao-1

 

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of