O que as escolas podem fazer para acabar com o caos no trânsito e a enxurrada de multas nos horários de entrada e saída escolar?

Entrada e saída escolar

Buzinas, engarrafamento e estresse são velhos conhecidos de pais que levam os filhos para o colégio. Se o caos na entrada e saída escolar não é novidade, a forma de se lidar com ele é. Os agentes de trânsito já estão utilizando até monitoramento por drones para multar pessoas que estacionam em fila dupla, em cima de faixas de pedestres, em esquinas e outros locais proibidos, o que está gerando uma profusão de multas em frente às escolas.

Se por um lado os pais não podem estacionar em local proibido, por outro não há vagas disponíveis para todos nos arredores das escolas. Qual é a alternativa então? O que pais e responsáveis podem fazer para buscar as crianças sem cometer infrações de trânsito e levar multas?

É justamente essa questão que as escolas estão tentando resolver. No post de hoje você vai conferir quais as ações que a sua instituição de ensino pode aplicar para ajudar os pais e acabar com o caos na entrada e saída escolar!

Adotar aplicativo para saber quando os pais estão chegando

De todas as alternativas que você vai conferir neste post, esta é mais fácil de ser aplicada, pois não gera custos muito altos para a escola e nem depende de autorizações externas. É uma estratégia muito simples e praticável: a adoção de aplicativo com a funcionalidade “Estou Chegando”.

O recurso, como o próprio nome já diz, permite que a instituição de ensino saiba que o pai “está chegando” para buscar o filho, e prepare-o para sair rapidamente. Funciona assim:

1. O pai instala o aplicativo no celular;

2. O aplicativo é sincronizado com o GPS dele;

3. A informação de geolocalização é repassada para a portaria da escola, que consegue acompanhá-la em uma tela;

4. As fotos de cada estudante aparecem nessa tela com cores, que representam a distância que o pai dele está da escola. A cor verde significa que está distante, a amarela que está mais próximo e a laranja que já está chegando na instituição;

5. Ao ver que o pai do aluno já está próximo, a escola agiliza a liberação dele. Assim, quando o carro passar em frente à instituição, o estudante entra no veículo rapidamente, sem que o pai precise estacionar.

Percebeu a praticidade dessa solução? Viu como é possível contornar o caos na entrada e saída escolar com a ajuda da tecnologia? Você pode encontrar o recurso “Estou Chegando” por este link. Ele é parte integrante da Plataforma de Comunicação ClipEscola 🙂

Compra de locais para a criação de um estacionamento

Uma outra possibilidade para o problema, mas que demanda um investimento mais expressivo por parte da escola, é a compra de terrenos ou propriedades nos arredores do local para a construção de um estacionamento para os pais. É claro que a alternativa não cabe em qualquer orçamento, e talvez só grandes escolas consigam aplicá-la, mas quando houver a viabilidade, é um caso que deve ser considerado.

Um forma de reduzir o gasto com essa estratégia é mesclá-la com a anterior. Se a escola usar o recurso “Estou Chegando”, os alunos já estarão preparados para sair no momento em que os pais chegarem, e então o estacionamento não ficará ocupado por muito tempo.

Caso você ainda não tenha percebido como isso afeta os custos da escola, pode deixar que eu te explico. Se o tempo de rotatividade do estacionamento for curto, ele não precisará ser em um local tão grande, pois não haverá a necessidade de comportar o carro de todos os pais, apenas de uma parte deles. Quando um responsável chegar, outros já estarão saindo, então sempre haverá vagas disponíveis. Captou a ideia?

Solicitar alterações no trânsito do local

A última alternativa da nossa lista não é das mais simples, e nem depende unicamente da escola, mas é possível. Uma das maneiras de enfrentar o caos na entrada e saída escolar é solicitando à Secretaria Municipal de Urbanismo da sua cidade mudanças no trânsito nos arredores da instituição de ensino.

Como você já deve imaginar, a situação não será resolvida em um curto espaço de tempo, e será necessário lidar com questões burocráticas, mas pensado a longo prazo, o sacrifício poderá valer a pena.

No entanto, se a sua instituição já está enfrentando o caos na entrada e saída escolar, o ideal é que adote outras medidas enquanto espera por uma resolução sobre as mudanças no trânsito. A primeira deste post é a que traz resultados mais imediatos e que tem aplicabilidade mais fácil, então é a nossa recomendação.

Atacando o problema a curto e a longo prazo, com certeza a sua escola mostrará aos pais que está se empenhando para ajudá-los, e eles ficarão satisfeitos com essa atitude, não acha? Satisfação do público tem muito valor e faz total diferença na fidelização, então não deixe de buscá-la!

– Como ter mais segurança na entrada e na saída das escolas?
– Trânsito em áreas escolares é mais seguro com “Estou Chegando”

Conseguiu “ver uma luz no fim do túnel” para a situação caótica entrada e saída escolar? Espero que essas dicas consigam te ajudar! Se quiser saber mais sobre o Estou Chegando, o app que citamos no primeiro tópico, solicite o nosso contato por aqui!

CTA - Estou Chegando