fbpx Skip to content
Tecnologia Omnichannel para a Captação de Alunos

COMPARTILHE

05 de setembro - 2022

Como usar a tecnologia omnichannel para alavancar a captação de alunos

Tempo estimado de leitura: 8 minutos (1502 palavras, 8643 caracteres)

Todo gestor escolar precisa estar sempre antenado nas tendências de seu segmento, pois tudo muda muito rápido. No tocante às matrículas, por exemplo, já existem táticas e instrumentos que acabaram de sair do forno e já podem provocar aquele “BOOM” nos resultados. É o caso da tecnologia omnichannel, uma novidade que está chegando com tudo nas escolas e que tem o que é preciso para potencializar a captação de alunos.

 

Por acaso, matricular mais é um assunto do seu interesse? Se sim, me siga e vamos ver como alavancar a captação de alunos da sua escola!

 

O que é a tecnologia omnichannel?

 

Primeiro, vamos entender certinho o que é essa novidade. A tecnologia omnichannel nada mais é do que a convergência do atendimento multicanal – realizado via Aplicativo da escola, WhatsApp, Instagram, Facebook e Chat do site – em um único local. Assim, sempre que o público procurar a sua instituição por algum desses canais, a mensagem enviada por lá se transformará em um recado dentro da plataforma omnichannel, e ele já ficará organizado por ordem de chegada.

 

Percebeu que assim, nenhum contato se perde ou fica levando “chá de cadeira virtual”? E tem mais tá. Quando a escola responde aos recados, o público que os enviou recebe essa resposta diretamente no canal que utilizou originalmente. Ou seja, quem contatou a instituição por WhatsApp recebe a resposta dentro do WhatsApp, quem fez o contato pelo direct do Instagram recebe a resposta por lá também, e assim por diante. O público nem percebe que a escola está gerenciando essas mensagens dentro de outra plataforma.

 

Para que você consiga visualizar o que eu estou falando, assista a este vídeo bem curtinho:

 

 

Por que faz sentido usar a tecnologia omnichannel para a captação de alunos?

 

Agora vamos ao que interessa: a captação de alunos. Quer saber de que forma que a tecnologia omnichannel se alinha com esse objetivo? Olha só:

 

Comportamento multicanal do público

 

Pesquisas de mercado já identificaram que o consumidor tem um comportamento multicanal. Ou seja, quando tem interesse em um produto ou serviço, começa a pesquisar sobre ele de forma híbrida (física e virtual). Na parte virtual, ele não usa um, mas múltiplos canais. Então, trazendo essa informação para o contexto educacional, isso significa que os pais interessados em achar uma escola para os filhos não “fuçam” só em uma rede social, mas em vários locais. Os contatos também vêm de todos os lados.

 

Um mesmo responsável pode, em dado momento, fazer contato com a sua escola pelo direct do Instagram e, em outro momento, procurá-la pelo chat do site ou por qualquer outro caminho. Sem a tecnologia omnichannel, esses fragmentos de conversa não se juntam. Então, sempre que um colaborador da sua escola achar um contato perdido em alguma rede social, terá que iniciar a conversa do zero, sem ter o histórico dos outros contatos anteriores que esse mesmo responsável deixou espalhado por outros canais.

 

Já com a tecnologia omnichannel, esse problema não existe. Todo o histórico de atendimentos para uma mesma pessoa fica centralizado. Dá para visualizar todos os contatos anteriores dela em uma só tela, mesmo que cada mensagem tenha sido enviada por um local diferente e em um momento diferente. Tendo esse histórico, o atendimento ao público é bem mais assertivo, o que com certeza pode impactar no resultado final. Caso você não tenha percebido, estou falando de matrículas.

 

Facilidade de gestão dos contatos

 

Quanto tempo um pai que procura a sua escola pelas redes sociais com interesse em matrícula demora para receber uma resposta? Será que todos os canais de contato são verificados de hora em hora? Será que quando a sua instituição consegue responder ao público interessado, ele já não se cansou de esperar?

 

É comum que as escolas verifiquem alguns canais mais do que outros. Alguém que entrou em contato por WhatsApp na última hora, por exemplo, talvez seja atendido mais rapidamente do que alguém que falou com a sua instituição pelo Facebook há mais de um dia. Com isso, há oportunidades de matrícula que simplesmente se perdem.

 

Quando a escola utiliza plataforma com a tecnologia omnichannel, isso não acontece. Todos os contatos, venham de onde vierem, ficam centralizados e organizados por ordem de chegada. É muito mais fácil gerenciar esses atendimentos e não deixar nenhum potencial cliente aguardando muito tempo por uma resposta. E convenhamos, não tem nada que cliente deteste mais do que ser ignorado ou esperar muito para ser atendido, concorda? Fazendo o oposto, a sua escola causa uma boa impressão já desde o início.

 

 

Integração com módulo de captação de alunos

 

Agora vamos chegar em uma parte que você irá amar. Você sabia que a tecnologia omnichannel já pode ser encontrada dentro da agenda digital? Atualmente, a ClipEscola é a única agenda digital do mercado educacional que a possui. Pela nossa solução é possível realizar a integração desse atendimento omnichannel com um outro módulo da nossa solução chamado Captação de Alunos. 

 

Ao fazer essa integração, você amplia muito as chances de um curioso se transformar em um cliente. Vou te explicar. Nem sempre quem entra em contato com a sua escola pelas redes sociais já está pronto para pegar a caneta e assinar o contrato de matrícula. Muitas vezes, a pessoa está só fazendo uma pesquisa. O que irá fazer com que esse responsável escolha a sua escola, e não a de um concorrente, será o diferencial que ela conseguir vender a ele nos dias posteriores ao primeiro contato.

 

Para que a sua instituição tenha tempo hábil para fazer todo esse trabalho de convencimento, mostrando tudo o que ela tem para oferecer, é preciso começar a construção de um relacionamento. Isso é feito por meio de fluxos de automação de marketing. É justamente aí que a tecnologia omnichannel se alia ao módulo de captação de alunos.

 

O módulo funciona como um funil de vendas. Ele possui três etapas: nutrição, proposta e contrato. Olha só como funciona:

 

Nutrição

 

Na primeira etapa, a sua escola consegue criar uma sequência de recados que serão disparados ao público dentro de intervalos personalizados de tempo. Esses recados podem conter:

 

  • Vídeo institucional com apresentação da escola 
  • Artigos falando sobre o método de ensino que a escola utiliza
  • Apresentação do corpo docente
  • Tour virtual gravado da escola
  • Depoimentos de pais de alunos e muito mais!

 

Depois, quando a intenção de matrícula do público estiver mais madura, ele passa para a segunda etapa, que é focada na parte de proposta. 

 

Proposta

 

A parte de proposta começa quando o público que estava no estágio de nutrição finaliza essa etapa ou faz novo contato durante esse percurso e demonstra algum interesse em avançar. Aí então os envios previamente configurados para essa fase podem trazer informações sobre valores, descontos, bolsas etc. 

 

Contrato

 

A etapa final desse funil é a do contrato. Nela, já começa a parte efetiva do fechamento da matrícula: envio de contrato, documentos e instruções para a coleta da assinatura digital e do pagamento da taxa de matrícula.

 

Como começar a usar a tecnologia omnichannel para captar alunos?

 

Como comentei com você, a única agenda digital escolar que possui a tecnologia omnichannel é a ClipEscola. Nossa solução é muito completa e possui também o módulo de Captação de Alunos. Se você ainda não é um Clipper (cliente da Clip) e quer começar a colocar as estratégias que viu neste artigo em prática, o primeiro passo é solicitar o nosso contato por aqui.

 

Caso você já seja um Clipper, mas ainda não tenha os módulos Omnichannel e Captação de Alunos, basta entrar em contato com a gente pela nossa Central de Ajuda e comunicar o interesse em saber mais sobre esses módulos. Tenho certeza de que você vai adorar experimentar todo esse mundo de possibilidades na prática!

 

Leia mais
– Atendimento Multicanal: o que é e como centralizá-lo em um único local
– Captação de alunos: como alavancar o número de matrículas

 

Viu como a tecnologia omnichannel tem o potencial de alavancar a captação de alunos da sua escola? Conte com a Clip para te ajudar a fazer um show de matrículas!

 

CTA_Ebook_Como fazer matrículas online de ponta a ponta com a ClipEscola

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.