facebook Atendimento por email Agende uma visita Ligue Agora Atendimento online Atendimento Online 2 Whatsapp whatsapp 2 corretor

Case: no Centro Educacional Universo, 80% dos pais preferem o ClipEscola à agenda física

28 de agosto de 2018 | sem comentário | Categoria(s): Cases de Sucesso, Gestão Escolar

Tempo estimado de leitura: 5 minutos (1037 palavras, 5963 caracteres)

Há cerca de um ano e meio o Centro Educacional Universo, em Florianópolis – SC, decidiu ousar. Aderiu ao mundo digital e inseriu nas comunicações escolares a plataforma ClipEscola. Por um ano a tecnologia e a agenda física coexistiram, mas ao final desse período foram os pais que bateram o martelo: em pesquisa realizada sobre a preferência, 80% deles escolheu o ClipEscola, e a instituição de ensino passou a usar somente o meio digital.

 

A opção é justificada. Desde a adoção do aplicativo de comunicação, os pais puderam enxergar a rotina escolar dos filhos por uma perspectiva incomparavelmente mais precisa, tomando ciência de informações que antes ignoravam.

 

Conforme a auxiliar de comunicação Tainara Nunes e a Auxiliar Financeira Josete Nunes, ambas colaboradoras do Centro Educacional Universo, pais e responsáveis se tornaram muito mais participativos na escola. Questões corriqueiras que antes nem sempre iam parar na agenda, como falta de deveres, de atenção e conversas em sala de aula, passaram a ser informadas por “Clips” (recados digitais), que se tornaram os olhos dos pais dentro da sala de aula.

 

“Às vezes eles até ficam esperando para ver se a professora mandou algum Clip, avisando se faltou algum material, se o filho não fez alguma tarefa. Tudo é bem mais rápido e os pais acabam participando mais”, assegura Josete.

 

Como era antes

 

O quadro atual contrasta bastante com o que havia na escola quando ela usava apenas agenda física. “Alguns pais diziam que não tinham sido notificados, mesmo com o recado colado na agenda. Ou então o bilhete descolava e se perdia na mochila, e o pai não recebia a notificação”, recorda Tainara.

 

Além disso, a tarefa de imprimir, recortar e colar os bilhetes um por um em cada agenda consumia muito tempo produtivo. “O Clip sanou isso. Além de gerarmos hoje um bilhete só, que é disparado para todos que queremos, a escola também consegue controlar quem viu ou não”, explica a auxiliar de comunicação.

 

Outro ponto que melhorou foram as interações relativas a questões financeiras. Josete conta que antes era difícil que os pais fossem até a secretaria falar sobre as mensalidades em atraso, mas agora o contato é bem maior. “Os pais estão tendo mais acesso e coragem de vir falar com o financeiro”, assegura a auxiliar financeira.

 

Encurtando distâncias

 

Há pais e parentes que não estão presentes fisicamente no dia a dia das crianças, mas que querem participar da vida delas. O ClipEscola ajuda-os a fazer isso.

 

“Tem avós que estão longe, mas têm acesso ao Clip e conseguem acompanhar, eu já vi casos. Tem pai também que mora fora, mas com o aplicativo pode, de certa maneira, acompanhar o filho”, conta Tainara.

 

Ela diz também que a ferramenta ajuda em casos de pais separados, que muitas vezes não podem conviver diariamente com os filhos, mas ficam sabendo do que se passa com eles pelo app. Além disso, esses pais podem tomar ciência de eventos e reuniões da escola, algo que com a agenda física seria difícil, já que por não estarem presentes eles não teriam como conferir os recados colados.

 


 

Reuniões e eventos

 

Obter a adesão massiva dos pais em reuniões foi outro objetivo que o Centro Educacional Universo viu concretizar-se com o ClipEscola. Isso ficou bem visível na reunião-geral que a instituição de ensino fez no começo do ano. O evento, que ocorre anualmente, costumava ser divulgado no momento da matrícula, e a participação era muito baixa. Este ano, no entanto, o jogo virou. O comparecimento foi tão grande que quase faltou lugar. “Ficamos impressionados, nunca veio tanta gente”, afirma Tainara.

 

A reviravolta aconteceu após uma campanha feita por meio do aplicativo de comunicação. “Quando os pais fizeram a matrícula, a sincronização do sistema com o ClipEscola importou os dados, e eu já comecei a fazer a divulgação, disparando Clips e explicando que era importante”, relembra a auxiliar de comunicação.

 

A possibilidade que a ferramenta traz de integração com todos os softwares escolares permitiu que a campanha impactasse não somente os pais de alunos antigos, mas também os dos estudantes recém-matriculados.

 

Outro ponto do ClipEscola que também ajuda a aumentar a participação em reuniões e eventos é a facilidade de sincronização das datas com a agenda do celular dos pais dos alunos. Eles recebem alertas lembrando-os da proximidade da ocasião. Assim, as chances de aderirem são bem maiores.

 

Acompanhamento de um gerente de sucesso

 

A entrada do Centro Educacional Universo no mundo digital foi uma grande virada para as comunicações da escola, e a mudança foi muito mais tranquila pelo fato de a instituição poder contar com o acompanhamento de um Gerente de Sucesso ClipEscola.

 

“Quando você tem uma pessoa que te auxilia e que você sabe quem ela é, fica muito mais prático para tratar de qualquer problema. Podemos dar sugestões, é mais seguro e mais pessoal”, garante Tainara.

 

Essa facilidade vivenciada pelo Centro Educacional Universo está à disposição de todas as escolas que buscam uma evolução nas comunicações escolares, pois todos os clientes ClipEscola são sempre acompanhados por um gerente de sucesso, que os ajuda a fazer a transição do físico para o digital e dá todo o acompanhamento de que precisam ao longo de toda a jornada.

 

Leia mais
– Case: com o ClipEscola, Colégio JK consegue aumentar o envolvimento dos pais
– Colégio Afonso Pena atinge 100% de adesão ao ClipEscola

 

Você também quer que a comunicação da sua escola seja um case de sucesso como o do Centro Educacional Universo? Então conheça aqui o ClipEscola e evolua!

 

atendimento ClipEscola

 

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of