Como aumentar a participação dos pais nos eventos escolares?

Eventos escolares

O envolvimento dos pais com a escola na qual os filhos estudam é crucial para o bom desempenho deles. Nesse âmbito, os eventos escolares servem como um caminho de aproximação entre a instituição de ensino e os responsáveis. Mas o que é possível fazer para ampliar a participação deles nessas ocasiões?

Para ajudá-lo com isso, elaboramos algumas estratégias que, se bem aplicadas, podem ter um resultado bastante efetivo. Confira:

Faça uma divulgação atrativa

Certamente você já ouviu a frase “A propaganda é a alma do negócio”. Mas como a sua escola tem feito a divulgação dos eventos escolares? Por bilhetinhos colados na agenda?

É mais difícil que a memória retenha algo que não atrai a atenção. As pesquisas mostram que o cérebro retém três vezes mais o que vê do que o que apenas lê. Anotações na agenda ou bilhetes, sem o apoio de recursos gráficos, terão portanto uma taxa de absorção da informação muito baixa. Mas o que pode ser feito para que a divulgação dos eventos escolares fique mais atrativa?

Um bom caminho é a migração do papel para o digital. O meio digital oferece mais facilidades para o uso de recursos gráficos. Um bilhete poderia ser substituído por um comunicado bem elaborado, com texto, imagem e logo da escola. Com certeza seria algo mais atrativo e com mais chances de retenção pela memória.

E para que seja algo fácil de ser executado, que não exija grandes esforços e nem a necessidade de talento artístico, uma boa opção é o uso de modelos prontos. Aqui na ClipEscola, por exemplo, oferecemos essa opção aos usuários do nosso aplicativo de comunicação escolar. Eles podem tanto optar pelo uso de um modelo existente quanto pela criação de um novo.

Divulgue por um canal eficiente

Ter um formato atrativo para a divulgação dos eventos escolares pesa muito, mas tão importante quanto a aparência é o canal pelo qual esses comunicados serão enviados aos pais. A agenda dos alunos não está com os responsáveis o tempo todo, e quando eles não estão com ela, tampouco estão pensando nela. Já o celular está com eles sempre. Você consegue imaginar então algum canal mais certeiro do que esse?

Talvez você possa estar pensando que, pelo fato de os pais já receberem milhares de informações pelo celular, essa ficaria perdida em meio a tantas outras. Esse pensamento não está errado. Realmente se o comunicado ficar entre as várias imagens e conversas, acabará esquecido. Uma solução seria enviá-lo pelo celular, mas não pelo mesmo app que os pais utilizam para finalidades pessoais.

A forma mais fácil de a informação não se perder é separando o que é assunto pessoal do que é assunto da escola dos filhos. Isso pode ser feito com a adoção de uma ferramenta específica para comunicações escolares: o aplicativo oficial da escolaPor lá os comunicados de eventos escolares não se perdem, pois não precisam disputar com uma grande quantidade de imagens e conversas. É a solução para uma divulgação atrativa e eficiente.

Confirme a participação nos eventos escolares

Após a divulgação dos eventos, é importante que a participação dos pais seja confirmada. Isso permitirá que a escola reforce o convite para os pais que ainda não confirmaram a presença. Essa confirmação poderá ser feita de forma automática e em tempo real, utilizando a mesma ideia do aplicativo de comunicação escolar. Assim, a escola não precisará ficar indo atrás de cada pai, cobrando a confirmação manualmente.

Mantenha o canal ativo

Uma boa ideia para cultivar o interesse dos pais nos eventos que eles irão participar é deixando-os atualizados sobre os preparativos. A escola pode, com uma relativa frequência, enviar fotos e vídeos de bastidores, como o local sendo decorado; alguma situação engraçada durante a arrumação; as crianças se preparando para a apresentação; a comida sendo preparada; etc. Um canal ativo favorece o engajamento.

Notifique a proximidade do evento

Com a data do evento se aproximando, o ideal é que os pais recebam notificações, relembrando-os. Isso pode ser feito por aplicativo de comunicação escolar, caso a escola tenha aderido a essa ideia. Dessa maneira, a agenda deles e a da escola conseguem ficar sincronizadas, e os pais recebem alertas automáticos sobre a proximidade dos eventos escolares.

Envie registros aos pais

Durante os eventos escolares, não deixe de tirar fotos e filmar. Esse material poderá ser enviado aos pais posteriormente. Será um estímulo para que participem de encontros futuros. Só tome o cuidado de não esgotar a memória do celular deles com todos esses registros. Isso transformaria algo bom em um problema.

Uma forma de solucionar a questão é o armazenamento de dados em nuvem. Trata-se de um recurso que permite que arquivos, como vídeos e fotos, possam ser visualizados normalmente, mas sem ocupar a memória do celular. Essa alternativa, inclusive, é a que utilizamos no aplicativo de comunicação ClipEscolaLembre-se, quanto melhor for a experiência dos pais com os eventos escolares, mais adesão haverá. Então conquiste-os! Agora você já sabe o caminho.

– 6 tipos de enquetes para fazer com os pais dos alunos
– Você conhece os riscos de grupos de WhatsApp entre professores e pais?

Gostou das dicas para aumentar a participação dos pais nos eventos escolares?
Conheça aqui uma ferramenta que te ajudará a aplicar as estratégias que citamos.

CTA Informacoes em Geral