Como convencer a escola do seu filho a adotar o aplicativo de comunicação educacional

9 de abril de 2018 | sem comentário | Categoria(s): Relacionamento Pais / Escola, Tecnologia da Educação

Tempo estimado de leitura: 6 minutos (1068 palavras, 6350 caracteres)

Quem tem um filho em idade escolar sabe o quanto é importante o acompanhamento da rotina dele nos estudos. Hoje, com toda a tecnologia disponível, isso ficou mais fácil. O aplicativo de comunicação educacional já permite um envolvimento bem maior no dia a dia da criança. Mas se essa ainda não é a realidade da escola do seu filho, você pode ajudar a mudar isso.

 

Muitas escolas resistem à mudança por medo do estranhamento dos pais dos alunos ou por acharem que é melhor não mexer naquilo que deu certo durante anos. Esse bloqueio é normal, mas vamos te dar algumas dicas que podem te ajudar a convencer a escola do seu filho a ultrapassar essa barreira.

 

Converse com outros pais

 

Uma boa forma de deixar a escola mais segura quanto à adoção do aplicativo de comunicação educacional é mostrando a ela que os pais e responsáveis pelos alunos aprovam essa ideia. Então, o primeiro passo é falar sobre ela aos outros.

 

Aqui você consegue verificar todas as funcionalidades que uma boa solução precisa oferecer. Sugiro que você dê uma boa observada nas descrições, para poder falar sobre essa tecnologia com os pais que ainda não a conhecem.

 

Você pode conversar sobre isso com eles de várias formas:  pessoalmente, na hora da saída escolar; por grupos de pais no WhatsApp ou até por e-mail. Alguns argumentos que você pode usar são:

 

  • Agenda digital

 

Pelo app, os recados que enviarmos aos professores de nossos filhos terão um retorno bem mais rápido do que pela agenda de papel.

 

E sempre que nos enviarem um recado, não precisaremos esperar para conferi-lo na agenda das crianças no horário em que estivermos com elas. Ele virá diretamente para o nosso celular pelo aplicativo.

 

  • Eventos escolares

 

Os eventos da escola ficarão sincronizados com a nossa agenda, e quando a data estiver próxima, receberemos notificações nos relembrando.

 

Também poderemos acompanhar atualizações sobre os preparativos para o evento e as fotos que forem tiradas nele depois.

 

  • Autorizações para passeios

 

Quando precisarmos autorizar algum passeio da escola, isso poderá ser feito pelo próprio aplicativo de comunicação, então não haverá o risco de esquecermos.

 

  • Diário do professor

 

Conseguiremos saber informações diárias dos nossos filhos, como por exemplo o humor deles durante o dia, se se alimentaram bem e se tomaram remédio (caso algum eventualmente fique doente).

 

  • Envio de materiais

 

Arquivos como boletos de mensalidades, tarefas e materiais serão enviados pelo próprio aplicativo, então não haverá o risco de perdas e extravios.

 

  • Conversas

 

Poderemos trocar as conversas nos grupos de WhatsApp de pais por conversas pelo aplicativo de comunicação. Lá, todos os responsáveis já estarão cadastrados, então será mais fácil de localizá-los.

 

  • Entrada e saída

 

Haverá mais segurança e agilidade na entrada e saída das crianças. Quando elas entrarem na escola, nós seremos avisados pelo aplicativo de comunicação.

 

Quando nós estivermos chegando para buscá-las, poderemos avisar a escola. Assim, quando chegarmos lá, as crianças já estarão prontas, só nos esperando.

 

Isso evitará a formação de filas nas proximidades da escola e não será necessário procurar um lugar para estacionar o carro.

 

Além desses argumentos, você também pode passar aos outros pais e responsáveis este link, para que eles possam verificar tudo o que você falou.

 


 

Com todos empolgados (ou ao menos a maioria) com a ideia do aplicativo de comunicação educacional, o próximo passo é deixar a escola ciente do desejo de vocês pelo uso da tecnologia.

 

Entrem em contato com os gestores, seja por e-mail, WhatsApp ou pessoalmente, e falem do interesse de vocês e da vantagem que enxergam na adoção da ferramenta.

 

A escola acolherá a ideia mais facilmente sabendo que a substituição da agenda física por uma solução eletrônica não desagradará aos pais dos alunos.

 

Mostre a economia que a escola terá

 

Além de mostrar à escola do seu filho que os outros pais também apoiam a ideia do uso do aplicativo de comunicação educacional, um outro argumento que convence bastante é o da economia que isso trará.

 

Nessa questão, os números são os seus maiores aliados. Use-os! Para te ajudar, vou te mostrar alguns dados sobre os resultados obtidos com a substituição do papel pelo eletrônico:

 

  • A escola economiza 99% em recursos como papel, toners de tinta para a impressora, clips, grampos e cola.

 

  • O ganho de produtividade com os professores chega a 27 horas por mês, considerando-se uma turma com 30 alunos. Isso significa que a hora/aula paga será aproveitada de uma maneira melhor do que conferindo agendas.

 

  • A divulgação de eventos para pais e responsáveis levará 1 minuto e não necessitará de nenhum gasto com impressões.

 

Outros dados podem ser verificados neste infográfico. Baixe-o e envie para a escola do seu filho!

 

Fale sobre sustentabilidade

 

Passar valores ao aluno e torná-lo um cidadão mais consciente também é o papel da escola. Mas como falar sobre desenvolvimento sustentável quando se usa uma grande quantidade de papel que não seria necessária?

 

Esse é um questionamento que pode ser levantado com a escola. Afinal, como dizem, a palavra convence, mas o exemplo arrasta! A maneira mais fácil de a instituição de ensino despertar nos alunos a consciência ambiental é se tornando um espelho para eles. Então, você pode lembrá-los disso!

 

Leia mais
– 5 sinais de que chegou a hora de a sua escola abandonar o papel nas comunicações
– Como simplificar tarefas do dia a dia e gerar economia para a escola

 

Agora que você já tem as armas, parta para a luta! Use esses argumentos e depois peça para a escola do seu filho agendar uma demonstração gratuita do nosso aplicativo de comunicação educacional ClipEscola.

 

CTA Falar com especialista

 

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of