fbpx Skip to content
boletim escolar

COMPARTILHE

15 de junho - 2021

Como automatizar o envio do boletim escolar aos pais

Tempo estimado de leitura: 5 minutos (1005 palavras, 5694 caracteres)

Você sabe que boletim escolar impresso está virando coisa do passado, não é? Se o boletim digital já vinha roubando espaço do de papel antes da pandemia, agora ele ganhou a queda de braço de vez. E não para por aí, viu? A tecnologia guarda muito mais facilidades na manga do que apenas a digitalização das notas. Com ela é possível automatizar completamente o processo de envio aos pais, e ainda entregar tudo bem na palma da mão deles. Baita vantagem, hein?

 

Quer saber como funciona? Então venha comigo e embarque na leitura!

 

Como é o processo tradicional de envio do boletim escolar

 

Primeiramente, vamos relembrar como é a forma tradicional de envio, só para podermos fazer um comparativo, está bem? Como você deve ter aí na memória, esse envio é bem arcaico. As notas são lançadas no sistema de gestão, depois é necessário imprimir os boletins e entregá-los em cada sala de aula, para que sejam distribuídos aos alunos um por um. Depois, a escola fica na torcida, esperando que o boletim escolar entregue ao estudante realmente chegue às mãos dos pais.

 

Processo trabalhoso e ineficiente, não é? Querer que um aluno com notas baixas realmente entregue o boletim escolar aos responsáveis é pedir muito. E não se engane, mesmo quando o boletim precisa voltar assinado, crianças e adolescentes sempre dão “um jeitinho”. Acredite, esta autora fala com conhecimento de causa!

 

É claro que há escolas que também fazem uma reunião com os pais para falar sobre o boletim escolar. Mas, me diga você, a adesão deles a essas reuniões é massiva? Nunca falta ninguém? Qualquer responsável que falte só tem como saber das notas do filho por intermédio dele próprio, não é? Ou seja, não há garantias!

 

Como é o processo digital e automatizado de envio

 

Automatizar o envio do boletim escolar aos pais é pura eficiência. Para isso, a escola precisa ter o sistema de gestão integrado à agenda digital escolar. Então, tudo o que terá que fazer é lançar as notas no sistema. Pronto, é só isso mesmo. Estava achando que tinha mais?

 

Quando as notas são lançadas, o trabalho do colaborador responsável por essa função está encerrado, e o resto fica tudo por conta da tecnologia. As notas são enviadas automaticamente do sistema de gestão à agenda digital que os pais têm instalada no celular. Eles recebem uma notificação push avisando do recebimento e já podem conferir em mãos o boletim escolar do filho. É o casamento perfeito entre praticidade e eficiência!

 


Como a escola sabe se o pai conferiu o boletim escolar?

 

Diferentemente do processo tradicional, em que tudo depende do intermédio do aluno, no digital, o boletim vai da escola diretamente aos pais via agenda digital, sem nenhuma chance de “desvio”. A instituição recebe confirmações automáticas de recebimentos e visualizações, e isso é algo que os responsáveis não conseguem desabilitar. Dá para saber até a hora exata em que o pai visualizou o boletim escolar, sabia?

 

Se a sua escola quiser um panorama mais geral, é possível também conferir estatísticas de recebimentos e visualizações de todos os pais do colégio. Ou seja, com o processo de envio digital do boletim escolar, não tem jeito de a instituição ficar no escuro quanto à ciência dos responsáveis!

 

E se a minha escola não tiver sistema de gestão?

 

Como falamos no início deste post, o processo automatizado de envio do boletim escolar acontece com a integração entre o sistema de gestão e a agenda digital. Se a sua escola não tiver o sistema de gestão, ela não conseguirá fazer as coisas de forma 100% automatizada, mas ainda poderá obter bons resultados só com a agenda digital.

 

Nesse caso, um colaborador da escola terá que fazer o envio do boletim escolar diretamente pela agenda. Todo o resto dos benefícios que você leu aqui continuam iguais. Os pais receberão uma notificação push avisando que o boletim chegou, irão conferir as notas bem na palma da mão e a escola conseguirá confirmar os recebimentos e visualizações. Ainda é uma boa vantagem, não acha?

 

Qual agenda digital eu posso usar para isso?

 

Tanto nos casos em que a agenda digital é integrada ao sistema de gestão para a realização de um envio automatizado, quanto nos casos em que o boletim escolar é enviado diretamente pela agenda, a escolha da solução para isso deve ser feita com bastante critério. Afinal, notas dos alunos são dados importantes, concorda?

 

Aqui na ClipEscola, temos uma longa experiência em rotinas escolares. Para você ter uma ideia, quando a nossa solução foi desenvolvida, ela já veio com um know-how de mais de 15 anos de experiência na bagagem. Então, acredite, conhecemos bem todas as suas necessidades e dores!

 

A ClipEscola é hoje a agenda digital mais completa do mercado, e traz, junto com a agenda, um leque enorme de possibilidades, como você pode conferir por aqui. Temos parcerias de integração com os mais diversos sistemas de gestão, e uma equipe de sucesso do cliente que pode te dar todo o suporte de que você necessita. Para saber mais, solicite informações por aqui.

 

Leia mais
– Comunicação integrada com sistemas escolares: um fluxo de informações de excelência
– Sistema de Gestão x Agenda Digital Escolar: entenda a diferença entre eles

 

Pronto para colocar os dois pés da sua escola no século XXI e fazer o envio do boletim escolar de forma digital e automatizada? Conte com a gente para te ajudar!

 

CTA - Informações em Geral

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.