Skip to content
Marketing de Conteúdo

COMPARTILHE

09 de agosto - 2019

Como captar alunos com marketing de conteúdo

Tempo estimado de leitura: 9 minutos (1707 palavras, 9924 caracteres)

Com tamanha concorrência no mercado, é fundamental saber utilizar as principais estratégias de comunicação para atrair mais clientes em potencial para o seu negócio, certo? Captar alunos com Marketing de Conteúdo, por exemplo, é uma prática que vai aumentar a eficiência das ações da sua instituição de ensino.

 

Na era da transformação digital, garantir que o seu negócio tenha relevância dentro do seu segmento de mercado é fundamental, e essa vem sendo uma tendência cada vez maior entre empresas em diferentes áreas. Quando falamos em instituições de ensino, por exemplo, a ideia deve ser a mesma e, por isso, é preciso conhecer diferentes estratégias de marketing.

 

Resumir o desempenho do seu planejamento ao número de acessos no site, por exemplo, é um erro muito comum. Atrair visitantes é importante, porém, esse trabalho não pode ser feito de qualquer maneira, sendo necessário fornecer conteúdos relevantes para os seus leads. Tendo tudo isso em vista, já pensou em captar alunos com Marketing de Conteúdo?

 

Que tal, então, aprender mais sobre a estratégia que pode melhorar os resultados do seu negócio mesmo com poucos recursos disponíveis? Para isso, é só continuar a leitura e entender melhor como encontrar a estratégia de Marketing correta para a sua instituição de ensino. Confira!

 

O que é Marketing de Conteúdo?

 

Qualquer negócio busca atrair leads para as suas páginas e, consequentemente, gerar valor para a sua marca, certo? Ao aplicar estratégias de Marketing de Conteúdo, é exatamente isso que você vai conseguir. Por meio da produção de conteúdo relevante, você consegue gerar mais engajamento e, assim, conquistar melhores resultados.

 

A ideia é disponibilizar conteúdos que não apenas abordem os benefícios e diferenciais dos seus produtos e/ou serviços, mas que também atendam aos desejos, demandas e problemas do consumidor. Ou seja, a produção de materiais e artigos que realmente possam ser úteis para a sua persona.

 

Dentro dessa estratégia, a venda é apenas uma consequência do estreitamento do relacionamento com o consumidor. Afinal, ao gerar mais valor para a sua marca, e uma perspectiva positiva para o seu público-alvo, a tendência é que mais pessoas passem a confiar na sua empresa.

 

Com a relação estabelecida e uma experiência positiva do usuário ao entrar em contato com a sua empresa, fechar um negócio se torna muito mais fácil. Além de ganhar a confiança do consumidor, você também consegue adquirir mais informações sobre ele, facilitando, por exemplo, o trabalho da equipe de vendas.

 

Por fazer parte da estratégia de Inbound Marketing, a produção de conteúdo rico e relevante se torna ainda mais eficiente ao se basear nos quatro pilares: atrair, converter, vender e encantar. Assim, a tendência é que sua marca se estabeleça como uma referência na área e tenha a confiança do consumidor.

 


Qual a relevância dessa estratégia para as empresas?

 

O Marketing de Conteúdo vem, portanto, se estabelecendo como uma das principais estratégias dentro do mercado. O custo relativamente baixo desse conceito e os resultados positivos acabam servindo como um grande incentivo. Não à toa, a pesquisa Content Trends 2019 mostra que 67,3% das empresas já utilizam essa estratégia em seu planejamento.

 

As motivações são óbvias: o Marketing de Conteúdo é um excelente complemento, por exemplo, para as ações de anúncios pagos de uma empresa. Apesar do foco em resultados a médio e longo prazo, a produção de conteúdo relevante consegue gerar um fluxo de tráfego orgânico de maneira muito eficiente.

 

Com a aplicação de técnicas de SEO (Search Engine Optimization), por exemplo, você consegue ainda mais relevância, se destacando nos mecanismos de busca e se estabelecendo como referência da área. Assim, a imagem da sua marca começa a ser vista positivamente pelo usuário.

 

Os números da Content Trends comprovam: empresas que adotam o Marketing de Conteúdo registram 1,3 vezes mais visitas do que aquelas que não utilizam essa estratégia em seu planejamento. O número de leads atraídos também é maior, com uma média 1,4 vezes mais alta para os negócios que produzem conteúdos relevantes.

 

O estudo mostra também como a tendência da utilização dessa estratégia é de aumento para os próximos anos. Em relação a 2018, por exemplo, 65,4% das empresas passaram a aumentar o volume de produção, fazendo com que o público siga engajado ao máximo com a marca.

 

Um exemplo? Empresas que publicam mais de 13 conteúdos mensais recebem 3,8 mais visitas do que os negócios que postam entre 1 e 12 materiais por mês. Ou seja, o conteúdo relevante consegue, de fato, gerar retornos positivos para as empresas que decidem utilizar essa estratégia.

 

Lembrando, porém, que o conteúdo produzido precisa ser relevante e útil para o consumidor, e esse é o principal desafio para 66% das empresas, que apontam a produção de conteúdos que realmente engajem como maior obstáculo. Como a internet está repleta de informações, é preciso se diferenciar para conseguir mais destaque.

 

Como captar alunos com Marketing de Conteúdo?

 

Quando levamos essa estratégia para a área da Educação, ela se comprova ainda mais eficiente. Afinal, quantas são as instituições de ensino buscando a atenção dos alunos e/ou pais e responsáveis? Incontáveis, certo? Para se distanciar da concorrência, o Marketing de Conteúdo acaba se tornando uma alternativa extremamente viável.

 

Os dados da EduTrends comprovam essa tendência, com instituições que utilizam a produção de conteúdo relevante em seu planejamento registrando 8 vezes mais visitas em suas páginas do que aquelas que não utilizam. Fica claro, portanto, como é possível captar alunos com Marketing de Conteúdo.

 

Além de conseguir fortalecer a imagem da sua instituição de ensino no mercado, você consegue mais informações sobre quem você quer conquistar. Acompanhando o comportamento do usuário, se torna mais simples oferecer soluções mais próximas do que ele procura e, assim, o atrair para as suas páginas.

 

Ao exigir o preenchimento de um formulário para que o usuário consiga baixar um e-book, por exemplo, você passa a ter acesso a informações fundamentais para a sua estratégia de abordagem. Dessa forma, fica mais fácil realizar ações que realmente impactem aquele cliente em potencial.

 

Conhecer a fundo quem você quer conquistar é parte fundamental dessa estratégia. Assim, você pode fornecer os conteúdos que o usuário mais procura e precisa. Por meio de um artigo, infográfico ou mesmo e-book, você ajuda o consumidor a solucionar um problema ou alcançar melhores resultados e, assim, conquista a sua confiança.

 

Portanto, adotar estratégias de Marketing de Conteúdo como criar um blog  aproximam a sua instituição dos usuários. Ao perceber que você é autoridade no assunto, o lead passa a confiar no trabalho realizado, se inclinando para, quem sabe, se tornar um aluno no futuro.

 

Quais ações colocar em prática para que a estratégia funcione?

 

Para que você consiga captar alunos com Marketing de Conteúdo, saber quais são as ações primordiais é importante, certo? Então confira algumas práticas importantes das quais você não pode se esquecer para ter sucesso!

 

Saiba quem você quer impactar

 

Parte fundamental da estratégia de Marketing de Conteúdo é conhecer quem você quer impactar. Definir uma persona, por exemplo, é essencial para que o seu planejamento funcione. Afinal, só assim é possível direcionar a produção de conteúdo para captar a atenção do usuário que você quer conquistar.

 

Utilize os canais corretos de comunicação

 

Ao identificar quem você quer captar para a sua instituição de ensino, é hora de definir quais os melhores canais de comunicação. O público jovem está muito presente nas redes sociais, por exemplo, o que pode exigir um trabalho nessa plataforma. Já para os pais e responsáveis, o e-mail marketing, ou as  trilhas de marketing via app de comunicação, podem ser estratégias mais eficientes. Criar um blog e apenas esperar que as pessoas entrem não vai funcionar. Além de utilizar técnicas como o SEO, divulgar os seus conteúdos nas redes sociais ou criar uma newsletter relevante também melhoram o desempenho das suas ações.

 

Produza conteúdo relevante

 

No trabalho de captar alunos com Marketing de Conteúdo, é importante pensar na quantidade e também na qualidade. Um blog repleto de publicações antigas não atrai ninguém para a sua instituição, da mesma forma que muitos artigos de baixa qualidade não geram resultados positivos.

 

Portanto, invista na produção de conteúdos que possam ser úteis para o usuário, que realmente façam alguma diferença. Além disso, garanta um volume razoável de publicações, para que o cliente em potencial se familiarize com a sua instituição.

 

Acompanhe o seu desempenho

 

Dentro do Marketing Digital, o trabalho de monitoramento é essencial, e é preciso levar essa ideia para a sua estratégia de Marketing de Conteúdo. Estabelecer métricas e acompanhar quais ações estão funcionando e aquelas que precisam ser otimizadas é um trabalho importante para sempre conquistar melhores resultados.

 

O Marketing de Conteúdo, portanto, se mostra uma estratégia muito eficiente quando o assunto é atração de clientes em potencial para o seu negócio. Dentro de uma instituição de ensino, por exemplo, pode fazer da difícil missão de captação de novos alunos um trabalho mais preciso e eficiente.

 

Conteúdo produzido por Rock Content.

 

Infográfico - Matrículas

 

AUTOR:

Vitor Peçanha

O autor é um dos cofundadores da Rock Content, empresa criada em 2013 que se tornou uma referência em Marketing de Conteúdo no Brasil. Hoje Vitor atua nela como CMO.