facebook Atendimento por email Agende uma visita Ligue Agora Atendimento online Atendimento Online 2 Whatsapp whatsapp 2 corretor

3 passos para você criar um plano de marketing escolar matador

5 de outubro de 2018 | sem comentário | Categoria(s): Gestão Escolar

Tempo estimado de leitura: 7 minutos (1265 palavras, 7327 caracteres)

Que a propaganda é a alma do negócio, todos já sabem, mas a sua instituição de ensino conhece e aplica táticas de marketing escolar? Sabe como “vender o peixe” e se divulgar para o público atual, externo e colaboradores valendo-se das últimas tendências do mercado? Se a sua escola está precisando de um reforço nesse sentido, você encontrou o post certo! Venha comigo e desvende uma poderosa estratégia para encantar o seu público e provocar nele o efeito o “Efeito WOW!!!”.

 

1. Livre-se do papel

 

Primeiramente, livre-se do papel! Estamos em uma era de plena ebulição tecnológica, e divulgações por recados pregados no mural, agenda, comunicados impressos e posters colados nas paredes da recepção não têm mais a eficácia que já tiveram no passado. Hoje a grande tendência é o marketing digital.

 

Você já deve ter notado que os alunos da sua escola, assim como os pais deles e os colaboradores, utilizam o celular em praticamente todos os momentos livres, não é? É muito mais fácil que as pessoas visualizem algo que está na tela do que uma informação do mural. Então, o primeiro passo é enviar a sua mensagem pelo canal que o seu público utiliza: o celular.

 

Se você pensou em WhatsApp, esqueça essa ideia! Por esse caminho, a solução facilmente se tornaria o problema, já que a ferramenta é uma “terra de ninguém”, e a comunicação por ela acontece de forma desordenada, sem segmentação e sem controle nenhum dos gestores escolares.

 

Mas então, qual a solução?

 

UM CANAL DE COMUNICAÇÃO OFICIAL DA ESCOLA!!!

 

uau - marketing escolar

 

SIM!!! Tendo um canal só da escola, que se comunique com o público por meio de aplicativo instalado no celular, é possível fazer divulgações certeiras, sem deixar que a instituição de ensino saia do controle da comunicação, e ainda mensurar a efetividade das ações!

 

Não é legal poder monitorar tudo que está acontecendo em tempo real, saber se os seus comunicados estão sendo entregues e lidos e ainda obter estatísticas? Então largue o papel e venha para o digital!

 

2. Segmente o seu público

 

Agora que você já sabe qual é o canal ideal para implementar táticas de marketing, vamos avançar!

 

Para qualquer estratégia de marketing escolar, segmentação é a palavra de ordem. Por isso, segmente o seu público, para que possa enviar informações que fazem sentido para ele.

 

Por exemplo, nem todo comunicado que você envia para um professor poderia ser encaminhado para o pai de um aluno, ou então para o público externo que você deseja captar. Por isso, é importante que você divida o seu público em Atual (alunos, pais) Externo (alunos em potencial e pais deles) e Colaboradores.

 

Essa é uma segmentação ampla, mas já permite focar esforços de maneira mais assertiva. Se sentir necessidade, segmente ainda mais. É você que está no controle!

 


 

3. Use trilhas para a nutrição

 

Definidos os públicos, é a hora de elaborar um caminho para cada um trilhar! Você pode criar sequências de conteúdos ou então adotar uma ferramenta que faça isso para você! Aqui na ClipEscola, por exemplo, estamos desenvolvendo trilhas fantásticas para marketing escolar.

 

Veja alguns exemplos do que pode ser enviado para público atual, externo e colaboradores:

 

Atual

 

As estratégias de marketing escolar voltadas para o público atual têm como principal foco a fidelização de alunos. Por isso, invista no relacionamento com os estudantes e com os pais e responsáveis!

 

Uma das formas de fazer isso é criando no começo do ano um calendário com todas as datas importantes e eventos da escola. Depois, basta agendar um comunicado personalizado para cada uma dessas ocasiões. Assim, a instituição de ensino evita a correria de última hora para a elaboração dos comunicados e não corre o risco de esquecer de nenhuma data importante.

 

Os pais e alunos notarão a atenção e o carinho que a escola dedica a eles, e se tornarão mais engajados e próximos da instituição. Os eventos também terão mais adesão, porque além dos comunicados, as datas do calendário poderão ficar sincronizadas com a agenda do celular do público, enviando alertas lembrando-o da proximidade do evento.

 

E fora a trilha com datas importantes e eventos, que é algo que pode ser pré-programado, a escola também consegue enviar paralelamente comunicados mais pontuais, vídeos, fotos, enquetes e diversos materiais. Tudo é válido para manter uma conexão com o público contínua e vibrante!

 

Externo

 

Para o público externo, as estratégias têm como principal objetivo a captação de novos alunos. Então o ideal é que as pessoas que procuram a escola para buscar por informações sejam cadastradas em um canal de comunicação que permita a inserção de dados do público externo. Atualmente a solução que existe no mercado que está desenvolvendo essa possibilidade é a plataforma de comunicação e marketing ClipEscola, que possui versão web e mobile.

 

A partir do cadastro na ferramenta, esse público entra em uma trilha de marketing escolar voltada para ele, com conteúdos elaborados para atingir o objetivo almejado. Ela pode conter o vídeo institucional da escola; depoimentos; fotos; comunicados elaborados e uma enquete que já direciona o usuário para a concretização da matrícula.

 

Essa é uma estratégia de marketing digital, recurso que tem sido amplamente explorado por empresas de diversos segmentos. O intuito é cativar o potencial cliente, mostrando que ele tem uma necessidade que pode ser suprida pela sua escola, e conduzi-lo até o fechamento da matrícula.

 

Colaboradores

 

Já para colaboradores, o seu público interno, você pode trabalhar o endomarketing. Há vários conteúdos que podem fazer parte da trilha deles. Veja alguns exemplos:

 

 

 

 

 

 

Você pode nutrir os colaboradores da sua escola periodicamente com temáticas assim, para que eles possam se aprimorar cada vez mais no exercício da profissão e aplicar boas práticas no dia a dia.

 

E como os conteúdos podem ser agendados previamente para o ano inteiro, a praticidade das ações é enorme, e poupa você de ter que ficar lembrando sempre de realizar os envios.

 

Agora vai me dizer que a facilidade e a qualidade das ações de marketing escolar não é muito maior com a tecnologia do que com o papel? Incomparável, não acha? Ainda mais se for com o ClipEscola.

 

Leia mais
– Matrículas: impulsione seus resultados utilizando o mais moderno recurso tecnológico
– Captação: como alavancar o número de matrículas usando plataforma de comunicação

 

Quer saber mais sobre a solução que é perfeita para você criar um plano de marketing escolar matador? Agende uma demonstração gratuita por aqui!

 

Infográfico - Agenda Física x App de Comunicação

 

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of