fbpx Skip to content
Case Rede Esi

COMPARTILHE

22 de setembro - 2022

Case: Rede Esi é conquistada pela comunicação efetiva da Agenda Digital ClipEscola

Tempo estimado de leitura: 5 minutos (1032 palavras, 5907 caracteres)

A Rede Esi – que compreende 14 unidades – conhece bem os problemas de uma comunicação escolar feita sem agenda digital. Antes da chegada da ClipEscola, não era nada fácil controlar se os comunicados enviados realmente chegavam aos pais e responsáveis. “Muitas vezes as comunicações se perdiam, não chegavam a tempo”, garante a mantenedora da Rede Esi, Irmã Sandra Pinheiro. Ela conta que era comum que os pais não realizassem a conferência ou que as crianças perdessem o comunicado.

 

Uma outra questão que exigia a atenção das escolas era o controle das assinaturas que comprovam a ciência dos pais em determinados comunicados. “A gente não sabia se o pai tinha visto, se a assinatura correspondia, a gente tinha que ficar naquela questão de até olhar se a assinatura correspondia, então era bem complexo”, explica a mantenedora.

 

Frente a esse cenário, em 2019 a rede começou a cogitar a adesão à agenda digital. Os planos eram para o final de 2020, porém, a pandemia antecipou as coisas. “No mês de de março, em torno de 13 a 18, aconteceu todo o fechamento das unidades, e a gente se viu em uma situação bastante difícil e complexa. Como comunicar-se no momento em que as crianças estavam em casa?”, relembra Irmã Sandra. Esse foi o ponto de virada de chave para um novo momento da comunicação escolar na Rede Esi.

 

Resistência quebrada pela boa experiência

 

As unidades da Rede Esi não iniciaram o uso da Agenda Digital ClipEscola todas de uma vez. Ainda havia alguma resistência à ideia em algumas das escolas, em especial nas do interior. Porém, a experiência de sucesso de duas das unidades – que solicitaram a adesão imediata à ClipEscola logo que a pandemia começou – não demorou a ecoar pela rede.

 

“Imediatamente, depois de uma semana que duas já tinham iniciado, as outras viram que o resultado era verdadeiramente efetivo, e aí elas aceitaram entrar todas no processo”, afirma a mantenedora da rede. A partir de então iniciou-se uma implantação gradual pelas unidades. “Foi muito positivo, nos respondeu muitíssimo naquele momento que a gente não sabia nem como atuar”, afirma.

 

Hoje, das 14 escolas da Rede Esi, 11 já usufruem plenamente das vantagens da comunicação digital da ClipEscola. As três últimas que faltam realizarão a adesão até o final de 2022, conforme Irmã Sandra. “Nós teremos toda a rede usando o mesmo aplicativo”, comemora.

 

Abertura ao novo

 

Tudo que é novo sempre gera alguma relutância. Como já era de se esperar, a chegada da Agenda Digital ClipEscola também teve uma certa resistência por parte de alguns pais e responsáveis que não eram nativos digitais. Essa barreira, porém, se quebrou rapidamente. “A gente colocou um serviço na portaria para explicar, para ajudar aquele pai que tinha mais dificuldade, e isso foi sanado rapidinho”, conta.

 

Essa abertura ao novo permitiu que os velhos problemas da comunicação de papel ficassem no passado. A mantenedora conta que hoje não se escuta mais nenhum responsável reclamando que não recebeu algum comunicado, que não sabe quando vai acontecer tal coisa ou que não recebeu o calendário de provas, por exemplo. Onde os pais estiverem, a comunicação vai até eles, e pode ser conferida em tempo real. “É muito prático, de verdade, é muito prático!”, reforça Irmã Sandra.

 

Toda essa satisfação que as escolas da Rede Esi vivenciam hoje não seria possível se, em algum momento, elas não tivessem tomado a decisão de arriscar, de tentar, de se permitir fazer diferente. “Toda mudança gera uma certa insegurança, e às vezes a gente não quer arriscar. Mas toda mudança sempre vem para bem”, afirma a mantenedora.

 

 

Participação dos pais

 

Esse novo momento da comunicação escolar digital na Rede Esi traz uma recompensa visível: a participação dos pais. Irmã Sandra frisa que, do ensino infantil até o sétimo ano do ensino fundamental, ela é bem intensa. “Os pais acompanham muito, muito mesmo, e a resposta é quase 100%”, assegura.

 

Diferentemente da comunicação de papel, que necessita que os responsáveis cheguem em casa à noite para fazer a conferência, a digital vai até os pais na mesma hora. “Eles podem receber essa comunicação onde estiverem, no trabalho, em um momentinho que param para olhar o celular”, explica a mantenedora. 

 

Irmã Sandra também destaca como muito positivo o fato de as escolas conseguirem saber quais responsáveis viram ou não viram os recados enviados. Afinal, na agenda digital, não há como desabilitar essa opção. “A gente tem o controle e sabe quais pais abriram ou não. Então eu acho muito interessante”, afirma.

 

Atendimento que encanta

 

O atendimento e os treinamentos realizados pela ClipEscola com as unidades da Rede Esi são fatores de satisfação que Irmã Sandra destaca. “É muito bom contar com um parceiro que verdadeiramente nos acolhe, e isso tem sido a ClipEscola para nós. Tenho só a agradecer”, declara.

 

A mantenedora diz que antes da contratação da ClipEscola, a Rede Esi chegou a pesquisar e conhecer outros aplicativos de comunicação escolar. No entanto, avaliaram que a Clip trazia muito mais possibilidades e perceberam que o atendimento seria um ponto forte. “A gente viu que seria bem atendido, e de verdade foi, e está sendo uma experiência muito positiva”, assegura a mantenedora.

 

Leia mais
– Agenda Digital ClipEscola: conheça os principais recursos da solução!
– 10 maneiras de engajar os pais na vida escolar do estudante

 

Agora que você conferiu o case da Rede Esi, venha conhecer a ClipEscola e faça da sua rede de ensino um case de sucesso em comunicação escolar também! Solicite o nosso contato por aqui.

 

CTA_Saiba mais sobre a ClipEscola

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.