Skip to content
Taxas do boleto escolar

COMPARTILHE

24 de julho - 2020

Como reduzir radicalmente as taxas do boleto escolar e obter uma enorme economia para a escola neste momento de crise

Tempo estimado de leitura: 5 minutos (1012 palavras, 5807 caracteres)

Todas as escolas do país foram impactadas pela pandemia de Covid-19. A suspensão das aulas presenciais não afetou somente o ensino, mas também a saúde financeira das instituições, que tiveram de lidar com um número anormal de cancelamentos e inadimplências. A solução mais óbvia para um panorama como esse é o corte de custos. Se você não sabe aonde efetuá-los, vou te dar uma dica: taxas do boleto escolar!

 

Não é uma solução perfeita? Há poucos lugares em que um corte pode ser feito sem ser sentido, e as taxas bancárias estão entre eles! Afinal, nenhuma escola se importa em pagar menos taxas, concorda?

 

Prossiga com a leitura e veja as nossas dicas para economizar!

 

Não aceite pagar taxas para tudo

 

Você já reparou que os bancos cobram taxas demais sobre o boleto escolar? Geralmente há cobrança de taxas para:

 

  • Emissão
  • Cancelamento 
  • Recebimento

 

Se um pai pede a segunda via do boleto da mensalidade, por exemplo, a escola paga uma taxa para o cancelamento do boleto original, outra para a emissão do segundo boleto e outra quando ele é quitado. Você viu que nessa situação ocorre o pagamento de três taxas para um mesmo título? Agora multiplique isso pela quantidade de pais que solicitam a segunda via todos os meses, e pelo número de meses do ano. Seria bom reduzir esse custo, não seria?

 

Talvez você pense: “bom seria né, mas não tem o que fazer, só resta pagar”. Saiba que você está enganado. Há opção sim! Aqui na ClipEscola, por exemplo, nós possuímos uma funcionalidade chamada ClipPag, que é um assistente de recebimentos dentro da plataforma de transformação digital que desenvolvemos. Por ele é possível fazer emissão de boletos escolares, bem como cancelamentos e atualizações, sem custo nenhum. A única taxa cobrada é quando o boleto é liquidado. Bem mais econômico para a escola, não acha? Solicite mais informações por aqui.

 


Diga NÃO às taxas altas!

 

Quanto você paga de taxa por cada boleto escolar? Tá, não precisa me dizer, só pense no número. Você acha que o valor que paga é o melhor que pode conseguir? Se não tem certeza, é provável que a resposta seja não.

 

Se você deixou isso para lá até agora, este é o momento perfeito para parar de deixar. Mesmo que a sua escola esteja se saindo bem em meio a essa crise, é bom garantir e cortar qualquer custo desnecessário, concorda?

 

O nosso assistente ClipPag, que comentei com você no tópico anterior, te permite isso. Além de a taxa só ser cobrada quando o boleto escolar é quitado, ela também é extremamente baixa, sabia? Pense em uma taxa bem, mas bem agressiva mesmo. Pois é, é a nossa. Se você quiser fazer um comparativo entre ela e a que você paga hoje, clique aqui.

 

Agrupe débitos e pague uma taxa só

 

Uma outra forma de reduzir custos com taxas de boleto escolar é agrupando vários débitos em um boleto só. Por exemplo: o pai tem a mensalidade do mês para pagar, mas tem também um parcelamento de outras mensalidades atrasadas. Tudo isso pode ser agrupado em um único boleto, sabia? 

 

É possível até agrupar débitos relativos a alunos diferentes se eles tiverem a mesma data de vencimento e o mesmo responsável financeiro. É o caso de pais que têm mais de um filho na mesma escola. As mensalidades desses alunos podem ser agrupadas em um único boleto escolar. Assim, a instituição paga uma taxa só.

 

Em geral, a escola pode agrupar débitos como:

 

  • Mensalidades
  • Parcelamentos de inadimplências
  • Passeios escolares 
  • Eventos 
  • Consumação da cantina
  • Transporte escolar
  • Etc.

 

É claro que essa possibilidade é algo que você não encontrará em um banco. Isso está presente na funcionalidade ClipPag, da solução ClipEscola. Como não somos um banco, e sim uma plataforma de transformação digital para escolas, conseguimos proporcionar às instituições de ensino uma gama de possibilidades que para um banco não são interessantes. Saiba mais por aqui

 

Confira também como reduzir a inadimplência

 

Sei que o assunto deste post são as taxas do boleto escolar, mas que tal falarmos só um pouquinho sobre inadimplência também? Prometo que não vou me alongar! Quero te falar que o ClipPag também é uma arma muito eficiente no combate à inadimplência! Ele automatiza todas as cobranças e facilita os pagamentos!

 

Você sabe que normalmente é uma dificuldade para a equipe financeira contatar todos os inadimplentes né? Tem gente que não atende, tem gente que recebe mensagem no WhatsApp e habilita a opção para não confirmar a leitura, e por aí vai. Já com o ClipPag, a história é outra.

 

O assistente de recebimentos da ClipEscola atua tanto na prevenção da inadimplência quanto no combate. Ele envia lembretes ao celular dos responsáveis financeiros conforme a data de vencimento da mensalidade se aproxima, e se ela vencer, os pais recebem notificações sobre o atraso e um boleto atualizado para quitação. O pagamento pode ser feito dentro do próprio app em poucos minutos.

 

A escola sempre consegue confirmar quem recebeu e quem leu as notificações, pois isso não pode ser desabilitado. É possível até obter estatísticas gerais de recebimentos e visualizações de todos os pais do colégio. Solicite mais informações por aqui.

 

Leia mais
– 5 motivos para você automatizar o pagamento da mensalidade escolar
– Boletos: emita-os de forma simplificada e otimize a gestão financeira da escola

 

Com as informações que você tem agora, você só paga taxas altas no boleto escolar se quiser! Bora economizar? Comece por aqui.

 

CTA_Simulação ClipPag

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.