facebook Atendimento por email Agende uma visita Ligue Agora Atendimento online Atendimento Online 2 Whatsapp whatsapp 2 corretor

Endomarketing para escolas: como criar ações assertivas para motivar e engajar sua equipe

10 de maio de 2019 | sem comentário | Categoria(s): Gestão Escolar

Tempo estimado de leitura: 6 minutos (1223 palavras, 7047 caracteres)

Que escola não gostaria de ter um time de colaboradores que “veste a camisa”? Há diversos exemplos de empresas no mercado que, por suas atitudes diferenciadas e estratégias de endomarketing matadoras, conseguem ter equipes de trabalho extremamente engajadas, que se dedicam pela empresa como se fossem as donas dela. A geração dessa sinergia é algo que deve ser almejado pelas instituições de ensino, e o investimento em estratégias de endomarketing para escolas é o primeiro passo.

 

O que é endomarketing?

 

Endomarketing é o conjunto de estratégias de marketing voltadas para o público interno da empresa, ou seja, os seus colaboradores. As ações buscam tratá-los como clientes, visando a satisfação deles com o ambiente de trabalho. As consequências diretas são o aumento da motivação das equipes e a diminuição da rotatividade. A prática acaba tendo reflexos na outra ponta também – os consumidores finais. A explicação é bem simples: uma empresa com colaboradores motivados atende melhor e entrega mais qualidade.

 

Talvez você esteja pensando: “mas endomarketing não é algo mais voltado a públicos corporativos?”. Ledo engano. A prática vem se firmando cada vez mais em empresas de todos os portes e segmentos. O educacional, é claro, não ficou de fora, e também já vem incorporando a estratégia.

 

Benefícios do endomarketing para escolas

 

Ainda não conseguiu vislumbrar o quanto o endomarketing pode ser benéfico para a sua instituição? Venha comigo que eu te mostro!

 

  • Atração/retenção de talentos

 

Encontrar profissionais é fácil, mas achar aqueles que são realmente qualificados, que se identificam com a função, com a cultura da escola, e se dedicam de coração a ela, não é tarefa assim tão simples. Uma vez que a instituição os encontra, precisa se preocupar em retê-los, pois certamente outras escolas os querem também.

 

Entendeu aonde eu quero chegar? É importante que você se preocupe com a satisfação dos seus professores e demais colaboradores, pois se estiverem insatisfeitos, a sua escola poderá perder excelentes profissionais. É aí que entra o endomarketing para escolas. Adotando a prática, é possível elaborar ações voltadas tanto para a atração quanto para a retenção desse tipo de profissional.

 

Algumas ideias que você pode usar em estratégias de endomarketing com esse objetivo são: desafios aos colaboradores para que proponham ideias para a melhoria da escola, com prêmios às melhores sugestões; campanhas de indicação de novos talentos, com vantagens para quem indica alguém que é contratado; repasse de conhecimentos entre os colaboradores; etc.

 

  • Engajamento das equipes

 

Um outro fator que é beneficiado pelo endomarketing para escolas é o engajamento das equipes entre si e com a instituição de ensino. Aqui entra aquela questão que comentei com você do “vestir a camisa”, lembra?

 

Há diversas ações que podem ser criadas para atender a esse objetivo. Uma delas pode ser a criação de dinâmicas de grupo que visem a resolução de problemas hipotéticos, tudo de forma extremamente lúdica. Os times ficarão mais unidos e satisfeitos com a instituição por esses bons momentos de interação.

 


  • Divulgação de boas práticas

 

Os colaboradores de uma escola, sejam eles da equipe pedagógica, da secretaria, do financeiro, da coordenação ou da cantina, acabam tendo em um momento ou outro contato com os pais e/ou alunos. Diversas situações podem advir desse contato, inclusive algumas que podem causar problemas para a escola. Por isso é importante que a instituição de ensino crie um manual de boas práticas.

 

É claro que não basta ter um documento, é preciso que o conteúdo dele seja absorvido por cada colaborador, que fique “gravado” em sua memória. Assim, quando uma situação ocorrer, ele já saberá imediatamente como agir.

 

A instituição pode elaborar ações criativas que tenham como foco a assimilação dessas práticas. Gamificação é uma das possibilidades. Solte a imaginação!

 

  • Satisfação do público final

 

Uma escola não é feita apenas de muros, mas principalmente de pessoas. Ou seja, os profissionais da sua instituição de ensino são a cara dela para o público externo. As boas práticas, como já falamos, são essenciais para a resolução de diversas situações que podem ser mapeadas, mas elas não dão conta de tudo. Paixão, alegria no trabalho e prazer em executar tarefas são coisas que não podem ser “recomendadas” em um documento, elas transbordam.


Esse tipo de sentimento, é claro, precisa de um terreno propício para se desenvolver no profissional. Um local hostil certamente não gerará esses frutos. Então aí entra mais uma vez o endomarketing para escolas. É importante que haja ações com uma certa constância que visem motivar o colaborador, que ofereçam oportunidades para que ele possa agregar e ter o reconhecimento por isso.

 

Você tem alguma dúvida de que o público final da sua escola se beneficiará? Imagine uma aula ministrada por um professor que tem entusiasmo pelo que faz, um atendimento aos pais tão agradável que eles tenham vontade de falar bem da escola para outras pessoas, imagine a qualidade de um trabalho realizado com paixão. Precisa de mais do que isso para você se convencer de que o endomarketing para escolas vale a pena?

 

Como a tecnologia pode ajudar

 

Você já não está vendo a hora de colocar a mão na massa e começar a criar ações de endomarketing? Vou te ajudar. Tenho uma dica bem quente que pode ser uma mão na roda para você. Sabia que a tecnologia pode ser muito útil na estruturação das ações? Já vou te explicar o porquê.

 

Uma plataforma de comunicação escolar que tenha algum módulo voltado ao endomarketing pode te ajudar a medir a satisfação do seu cliente interno por meio de pesquisas de satisfação e mapa de humor, captar sugestões via enquetes e colocar os colaboradores em trilhas específicas de conteúdos.

 

Essas trilhas podem ser construídas com base nas sugestões do seu público interno, visando informá-lo, instruí-lo e motivá-lo. E como esse é um recurso que conta com automação, você não terá o trabalho de disparar conteúdos a cada vez. Basta colocar os colaboradores nas trilhas e deixar que eles sejam nutridos.

 

Boa essa dica que eu te dei né? Aposto que vai facilitar bastante a sua vida. Se você quiser conhecer uma plataforma que conte com tudo o que eu te falei, você pode fazer isso por aqui. Depois, é só elaborar as suas campanhas por lá 🙂

 

Leia mais
– 3 passos para você criar um plano de marketing para a sua escola
– Como usar o mapa de humor para medir a satisfação do seu público

 

A sua instituição já executa ações de endomarketing para escolas? Comente aqui!

 

Infográfico - Aumente seus resultados com ClipEscola

 

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of