facebook Atendimento por email Agende uma visita Ligue Agora Atendimento online Atendimento Online 2 Whatsapp whatsapp 2 corretor

Como manter os pais engajados com a escola até durante o período de férias escolares?

17 de dezembro de 2018 | sem comentário | Categoria(s): Relacionamento Pais / Escola

Tempo estimado de leitura: 7 minutos (1409 palavras, 8051 caracteres)

Para os colaboradores das escolas, está chegando a época de desacelerar e usufruir do período de férias escolares. Ufaaa… descanso mais do que merecido, não é? Mas como ainda temos uns dias, que tal aproveitá-los para preparar algumas dicas bem bacanas para os pais durante essa época de recesso?

 

Nesse período, muitas vezes os pais não estão de férias, mas as crianças já transbordam energia. Imagina que legal seria se a sua instituição de ensino os surpreendesse com várias ideias do que fazer com os baixinhos! Além de ajudá-los, é uma oportunidade para a escola cultivar o engajamento durante esses meses de verão, quando as comunicações são interrompidas.

 

Mas calma, não vá pensando que esta autora está louca e que já quer colocar todo mundo para trabalhar nas férias escolares, bem longe disso! Os envios de dicas podem ser agendados previamente pelo aplicativo de comunicação ClipEscola 😀

 

Arrá.. por essa você não esperava hein? Você pode ficar na praia tomando sol enquanto a tecnologia trabalha por você! E agora chega de papo, vamos ao que interessa! Confira dicas que a sua escola pode enviar aos pais durante o período de férias escolares.

 

Colônias de férias

 

Como mencionamos, muitos pais não pegam recesso no final do ano, e não são todos que têm alguém com quem deixar os filhos quando estão no trabalho. Sabe o que seria uma “mão na roda” para eles? Dicas de colônias de férias para deixar as crianças durante o horário comercial!

 

Bem que a sua escola poderia ser esse “anjo” na vida deles e criar uma lista com as colônias de férias da região, não é? Não precisa ser longa, basta conter as opções principais. Feita a seleção, basta agendar o envio aos pais no início do período de férias escolares 🙂

 

Entretenimento para os pequenos

 

Assim como há os pais que trabalham durante o recesso escolar, há também os que estão de férias e precisando de ideias para entreter os filhos durante todo esse tempo em que estão em casa. Que tal a sua escola agendar o envio de dicas de brincadeiras? Aqui você pode encontrar algumas:

 

  • Acampamento dentro de casa

 

Criança adora acampamento. Se você buscar nas suas memórias de infância, provavelmente vai lembrar de já ter montado um dentro de casa, com cadeiras, cobertores ou adereços similares. Embora muita coisa tenha mudado entre as gerações, o gosto pelo acampamento ainda não saiu de moda!

 

Basta pegar duas cadeiras ou duas almofadas, deixar um espaço entre elas e jogar o cobertor ou lençol por cima. Veja:

 

Período de férias escolares

 

Nesse espaço, os pais podem colocar livrinhos infantis para as crianças lerem ou olharem as gravuras, joguinhos, desenhos no tablet para assistirem, ou até ficar com elas no local e contar histórias.

 

Essa é uma das sugestões que você pode enviar. Uma boa ideia é fazer isso utilizando um comunicado personalizado com uma uma foto ou ilustração demonstrando a brincadeira.

 

  • Construção de pipa

 

Outra sugestão de brincadeira é um projeto entre pais e filhos para a construção de uma pipa. A sua escola pode enviar um vídeo-tutorial mostrando como é que se faz, como este, por exemplo:

 

 

Se preferirem, em vez de usar um vídeo da web, vocês mesmos podem produzi-lo aí na escola com a câmera do celular. A vantagem é que os pais verão um rosto conhecido nas imagens, o que deixará a produção mais pessoal.

 

Dica de ouro: agende o envio de cada brincadeira com um intervalo de distância uma da outra, para que a escola tenha conteúdo suficiente para disparar durante todo o período de férias escolares.

 

  • Caça ao tesouro

 

Caça ao tesouroA próxima dica de brincadeira para você enviar é: caça ao tesouro! Existem várias maneiras de fazer essa brincadeira. Uma delas é assim: os pais escolhem um prêmio, como chocolates ou um brinquedo, e o escondem pela casa ou quintal. Depois, colocam bilhetinhos com dicas espalhados pelo local. Cada dica leva à outra, e a última ao prêmio.

 

Outra forma é vendar as crianças e fazer com que sigam um barbante. No decorrer dele haverá tarefas que a criança deve executar para seguir adiante, e no final estará o prêmio.

 

Você também pode criar as suas próprias variações da brincadeira para enviar. Os pais dos seus alunos com certeza vão adorar esse gesto de carinho da escola!

 

  • Balão d’água

 

Balão d'água

 

Essa é uma sugestão de brincadeira bem refrescante e que pode envolver todos os membros da família da criança. A ideia é encher balões com água e dispor as pessoas em círculo. Uma vai jogando o balão para a outra sem uma ordem determinada, até que ele estoure. Quando isso acontecer, um novo balão deverá ser colocado na roda. No final, provavelmente todos acabarão molhados!

 

Como você deve ter percebido, essa não é uma brincadeira para fazer dentro de casa. O ideal é que seja em um quintal ou garagem. Quanto mais quente for o dia, mais as crianças apreciarão brincadeiras que envolvam água.

 


 

Crianças na cozinha

 

Crianças na cozinha

 

Além das brincadeiras, há outras formas de entreter as crianças, e uma delas é transformando-as em mestres-cuca. Há receitas fáceis que podem ser feitas pelos pequenos com o auxílio dos pais. Vamos te revelar algumas delas aqui, mas lembre-se de agendar o envio de uma por vez, tá bem?

 

Vamos começar!

 

  • Sorvete caseiro

 

Ingredientes:

 

– 1 colher de leite Ninho

– 200 ml de leite

– ½ caixa de leite condensado

– ½ caixa de creme de leite

 

Preparo:

 

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Depois, deposite o conteúdo batido em forminhas de gelo, leve-as ao freezer por duas horas e meia e está pronto!

 

Viu? Bem fácil né? Vamos para a próxima!

 

  • Brigadeiro

 

Ingredientes:

 

– 1 caixa de leite condensado

– 3 colheres de sopa de Nescau

– 1 xícara de chá de chocolate granulado

– manteiga (o suficiente para untar as mãos)

 

Preparo:

 

Despeje o leite condensado e o Nescau em uma panela e aqueça em fogo baixo. Mexa até a mistura ficar consistente. Espere esfriar. Unte as mãos com a manteiga e enrole os docinhos. Coloque o chocolate granulado em uma travessa funda e jogue os docinhos nela, até que fiquem cobertos pelo chocolate granulado. Pronto! Todos já podem se lambuzar de brigadeiro.

 

  • Pipoca caramelizada

 

Ingredientes:

 

– 1 xícara de milho

– 1 xícara de açúcar

– ½ xícara de água

– 4 colheres de óleo

 

Preparo:

 

Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo. Comece a misturá-los até que o caramelo se forme e envolva todos os grãos de milho. Depois, feche a panela com a tampa e deixe a pipoca estourando. Fique atento para desligar o fogo quando parar de ouvir os estouros. Feito isso, a pipoca caramelizada já estará pronta para ser saboreada!

 

  • Smoothie de abacate e chá verde

 

Ingredientes:

 

– ½ xícara de chá verde gelado

– 1 abacate

– 1 colherinha de mel

– 1 colherinha de canela

– 2 colheres de lascas de amêndoas

 

Preparo:

 

Bata tudo no liquidificador e sirva enquanto ainda estiver gelado. Bem fácil né? E bem saudável também!

 

Leia mais
– Férias: o momento ideal para a escola se repaginar
– 5 tendências para escolas em 2019 que devem ficar no seu radar

 

Essas foram as nossas dicas para que a sua escola possa agendar envios aos pais e mantê-los engajados até no período de férias escolares. Coloque essa ideia em prática e depois comente aqui no post qual foi o resultado!

 

Infográfico - Comunicação eficiente

 

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of