facebook Atendimento por email Agende uma visita Ligue Agora Atendimento online Atendimento Online 2 Whatsapp whatsapp 2 corretor

Férias escolares: o momento ideal para a escola se repaginar

18 de junho de 2018 | sem comentário | Categoria(s): Gestão Escolar

Tempo estimado de leitura: 5 minutos (1049 palavras, 5989 caracteres)

Sabe aquelas ideias inspiradoras que você tem para “dar um up” na sua escola e que, por falta de tempo, acaba deixando na gaveta? Você já parou para pensar que não há momento mais oportuno para usá-las do que nas férias escolares?

 

Em períodos assim, a correria do dia a dia dá uma trégua, e é possível investir tempo na execução de projetos para a melhoria da instituição de ensino. Assim, quando os alunos retornarem, se surpreenderão com as novidades, e os pais deles notarão que a escola dos filhos está sempre se reinventando para melhorar o ensino e a experiência dos alunos.

 

O ideal é que o planejamento do que será feito ocorra antes de as férias escolares começarem, para dar tempo de tudo ficar pronto antes da volta às aulas.

 

Então, verifique quais áreas apresentam oportunidades de melhoria e comece a pensar no que pode ser feito para aperfeiçoá-las.

 

Para te ajudar, vou te dar algumas ideias neste post. Me siga!

 

Criação de atividades extracurriculares

 

A elaboração de atividades fora da grade curricular é uma boa ideia para ser executada no período de férias escolares.

 

Antes do encerramento das aulas, você pode fazer uma enquete com os alunos ou com os pais deles para saber que atividades gostariam que a escola oferecesse. Algumas possibilidades são: dança, teatro, violão, canto e xadrez.

 

Após o início das férias, bote a mão na massa e comece a planejar tudo: seleção das oficinas, horários, salas e professores. Quando os alunos retornarem, comece as inscrições.

 

Além de essa ação tornar a escola mais atrativa para os estudantes, trazendo mais possibilidades a eles, é também uma forma de a instituição de ensino aumentar o faturamento, já que as atividades seriam uma nova fonte de receita.

 

Melhorias na comunicação escolar

 

Você já se deu conta de que o período de férias escolares também é a melhor época para dar aquele “upgrade” na parte de comunicação?

 

Afinal, os períodos normalmente escolhidos pelas pessoas para o início de mudanças são “depois de alguma coisa”. Por exemplo: segunda-feira (depois do fim de semana), no ano que vem (depois do ano novo), etc. Então, não tem época melhor para colaboradores e pais de alunos se adaptarem a uma mudança na comunicação do que “depois” das férias escolares.

 

Que tal surpreendê-los com uma inovação que possibilite um contato mais rápido e organizado? Hoje a tecnologia já permite interações incríveis centralizadas em uma única ferramenta:

 

  • É possível eliminar a agenda de papel e enviar os recados de forma digital para o celular dos pais;

 

  • Os eventos ficam sincronizados com a agenda do celular dos responsáveis, e eles são notificados quando a ocasião está próxima;

 

  • Autorizações para passeios escolares ou para uma terceira pessoa retirar o aluno na saída da aula são recebidas instantaneamente pela instituição de ensino;

 

  • A escola, por um mecanismo de sincronização com GPS, pode saber quando os pais estão chegando para buscar os filhos na hora da saída, então já pode deixá-los preparados para a liberação, evitando fila de carros em frente ao local;

 

  • O diário do professor é todo digital e possibilita o envio de pareceres sobre o aluno aos pais; entre outras alternativas.

 

Se você se animou com a possibilidade de fazer essa repaginada nas comunicações da sua instituição de ensino durante o período de férias, conheça aqui a ferramenta que possibilita isso.

 


 

Arte na escola

 

O que você acha de fazer um mural artístico em um dos muros da escola? Além de deixar o ambiente lindo, a escola ficaria com uma atmosfera cultural.

 

Como há disciplinas em que a criatividade é estimulada, como educação artística, literatura e música, por exemplo, deixar o ambiente mais “cult” inspiraria os alunos.

 

Então surpreenda-os! Contrate um artista durante as férias escolares e, quando as aulas retornarem, os estudantes encontrarão a escola mais descolada, alegre e “viva”.

 

Horta comunitária

 

Se a sua escola ainda não tem uma horta, as férias escolares são o momento ideal para começá-la. As vantagens são muitas:

 

  • Os alunos poderão ter aulas práticas de geografia, aprendendo sobre o clima ideal para o plantio de cada muda, sobre a diferença entre os solos e diversos outros assuntos.

 

  • É uma oportunidade para despertar neles a consciência ambiental, já que estarão interagindo com a terra e com a flora. A escola estará assim, desempenhando um papel importante, já que a preocupação com o meio ambiente é um dever de todos.

 

  • O aprendizado se tornará mais lúdico, deixando os alunos mais interessados pelo conteúdo e com mais vontade de estar na escola.

 

  • Os vegetais plantados poderão ser usados na própria alimentação das crianças, que poderão consumi-los na instituição de ensino ou levá-los para casa. Os alunos terão satisfação em comer o que eles mesmos plantaram.

 

Então, mãos à obra! Deixe tudo preparado para que, quando os estudantes retornarem, eles possam ajudar a construir essa horta.

 

Prepare um local da escola para recebê-la, compre a terra que será usada para as plantações, as mudas, os adubos, os regadores e as ferramentas de jardinagem. Quando os alunos retornarem das férias escolares, com certeza eles terão uma grata surpresa!

 

Leia mais
– Escola e pais: qual a vantagem de fazer toda a comunicação por um único canal?
– Início de semestre é hora de rever o planejamento

 

Gostou das dicas de repaginadas para a escola fazer durante as férias escolares? Quais delas você vai colocar em prática? Comente aqui!

 

Infográfico - Comunicação eficiente

 

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.


Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of