Pesquisa de Rematricula

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Como usar a pesquisa de rematrícula nas estratégias de retenção de alunos

Sumário

A sua escola se empenha na fidelização do público? Se não o faz, deveria, pois captar novos alunos demanda incomparavelmente mais esforços e custos do que reter os atuais. Nesse sentido, a primeira estratégia para trabalhar com a fidelização é a pesquisa de satisfação, que abordamos neste artigo. Um outro passo posterior, mas igualmente importante, é a pesquisa de rematrícula, e é sobre ela que falaremos hoje!

 

O que é pesquisa de rematrícula?

 

A pesquisa de rematrícula é uma enquete que a escola realiza com os pais e responsáveis questionando se eles têm a intenção de rematricular o filho na instituição para o ano seguinte. O ideal é que esse levantamento tenha opções fechadas de resposta, para que os resultados possam ser mensurados mais facilmente. Os dados, então, podem ser usados com finalidades estratégicas.

 

Por que fazer pesquisa de rematrícula?

 

Se as vantagens de realizar a pesquisa de rematrícula ainda não estão muito claras para você, vamos resolver isso já! Confira abaixo alguns dos porquês:

 

Antecipação de cenários

 

A sua escola é uma empresa, certo? Como tal, ela tem contas a pagar e objetivos de lucro e de crescimento, não é verdade? Então, ela não pode trabalhar no escuro, sem saber o que esperar para o ano seguinte. 

 

É importante para qualquer negócio poder trabalhar com uma certa previsibilidade. Não dá para a instituição esperar até a época das rematrículas para descobrir o quanto do público atual ela conseguirá manter e quantas vagas ficarão abertas para serem preenchidas por novos alunos. 

 

Lembre-se: tempo é um elemento crucial. Quando a escola consegue antecipar cenários, ela tem tempo para se preparar para eles. Assim, pode criar estratégias para melhorá-los e também planos de cortes de gastos, caso seja necessário.

 

Por isso, essa é a primeira grande vantagem da pesquisa de rematrícula. Só com os resultados dela a sua escola já conseguirá ter um panorama aproximado do cenário futuro. Esse motivo, por si só, já justifica a realização desse levantamento, você não acha?

 

Tempo para ações de reversão de cancelamentos

 

Além de antecipar cenários, a pesquisa de rematrícula permite que a sua escola tenha tempo hábil para mudá-los por meio de estratégias. Afinal, se a instituição esperar até a temporada de rematrículas para descobrir quais responsáveis não irão renovar o contrato, provavelmente não haverá mais nada a ser feito, pois os pais certamente já terão escolhido uma outra escola.

 

Se você não estiver dando muita importância a esse fato, pense de novo. Lembra do que eu falei sobre custos lá no início do artigo? Vou ser mais específica. Conforme o renomado economista Philip Kotler – considerado o pai do marketing – conquistar um novo cliente (no seu caso, aluno) custa de cinco a sete vezes mais do que reter um atual. Os dados são ainda mais alarmantes na pesquisa realizada pela American Marketing Association (AMA), e mostram que essa diferença pode chegar a 15 vezes.

 

Percebeu o quanto dói no bolso da escola não investir em fidelização? Afinal, para reter o seu público, não é preciso comprar um espaço na TV, nem na rádio, nem colocar outdoors pela cidade ou algo do tipo. Muitas vezes, só é preciso ouvi-lo e tentar resolver questões facilmente solucionáveis. 

 

Quando a escola realiza a pesquisa de rematrícula e alguns pais a sinalizam com um NÃO, ainda resta algum tempo para reverter esse cenário, pois o ideal é que esse tipo de levantamento seja feito bem antes da temporada de rematrículas. Então, a partir desse dado, deve ser posto em prática um plano de ação, um assunto que falaremos mais adiante.

 

Criação de ações para garantir a rematrícula dos interessados

 

Você já viu que a pesquisa de rematrícula permite a reversão de intenções negativas, certo? Mas não para por aí. Ela vai além, e possibilita também que você garanta a rematrícula dos interessados sem dar tempo para que eles mudem de ideia!

 

Após fazer a enquete, a sua escola pode colocar em prática uma campanha de rematrícula antecipada direcionada a todos os que responderam SIM. Afinal, quem é que disse que é preciso esperar até a temporada de rematrículas para rematrícular? Para saber mais detalhes de como fazer uma campanha assim, continue firme na leitura!

 

 

Quais ações a escola pode fazer a partir da pesquisa de rematrícula?

 

Você já viu os porquês da pesquisa de rematrícula, certo? Agora então vamos às estratégias!

 

  • Para quem respondeu NÃO

 

Há diversas razões para que um pai ou responsável não queira realizar a rematrícula do aluno. Em alguns casos, não há o que fazer, como por exemplo quando o motivo é a mudança de cidade/estado/país ou alguma drástica mudança nas condições financeiras da família. Porém, há razões perfeitamente reversíveis.

 

Então, o primeiro passo da sua estratégia é descobrir por qual motivo o responsável não tem intenção de rematricular o aluno. Para isso, é necessário contatá-lo. Isso pode, inclusive, ser feito de forma automática, caso a pesquisa seja feita por agenda digital com o recurso de recados condicionais (aqueles que, dependendo da resposta dada, executam uma determinada ação). É algo que agiliza bastante essa etapa.

 

Seguindo essa ideia, quando algum pai ou responsável responde NÃO à pesquisa de rematrícula, ele recebe um recado condicional perguntando qual é a razão disso. A escola pode então fazer um filtro e passar para a próxima etapa somente aqueles pais cujos motivos são reversíveis. 

 

A próxima fase da estratégia pode ser uma reunião com esses responsáveis – seja ela presencial ou virtual – ou até um recado avisando que a escola está acompanhando a situação que eles relataram e buscando melhorias nesse sentido. É claro que não bastam só palavras, é preciso que elas se transformem em ações. Assim, a instituição mostrará que cumpre com a palavra e ganhará credibilidade.

 

O passo final é a devolutiva a esses pais. Faça um novo contato e mostre que os problemas foram resolvidos e que não há mais motivo para que eles mudem os filhos de escola. Com certeza eles ficarão muito satisfeitos em saber que as queixas que fizeram foram ouvidas e solucionadas, e é provável que mantenham os filhos na sua instituição.

 

  • Para quem respondeu SIM

 

Quem respondeu SIM à sua pesquisa de rematrícula já está predisposto a manter o filho na sua escola. Porém, não vamos dar brecha para que alguém mude de ideia no decorrer do tempo, ao ser impactado por alguma propaganda da concorrência, certo? Nesses casos, o melhor é garantir que essa intenção manifestada na pesquisa se torne, de fato, uma rematrícula consumada.

 

Sabe como a sua escola pode fazer isso? Com uma campanha de rematrícula antecipada, é claro! Nela você pode oferecer descontos para os pais que rematricularem os filhos antes. Veja um exemplo:

 

  • 10% de desconto para rematrículas realizadas entre os dias xx/xx e xx/xx
  • 5% de desconto para rematrículas realizadas entre os dias yy/yy e yy/yy
  • 0% de desconto para rematrículas realizadas após a data X

 

Também dá para oferecer descontos para os primeiros que se rematricularem. Veja o exemplo:

 

  • 10% de desconto para os 10 primeiros que garantirem a rematrícula
  • 5% de desconto do 11º ao 20º que garantir a rematrícula
  • 0% de desconto do 21º em diante que realizar a rematrícula

 

Verifique qual formato faz mais sentido para a sua campanha e coloque-a para rodar para todos que responderam SIM à pesquisa de rematrícula da sua escola! Dá até para usar a mesma ideia dos recados condicionais e deixar automatizado para, em caso de resposta positiva, o responsável já receber a campanha!

 

Nesse caso, além de receber o textinho informando das vantagens da rematrícula antecipada, deve haver um caminho para que os pais possam efetuá-la imediatamente. O ideal é que haja um botão dizendo: “QUERO ANTECIPAR”. Ao clicar nele, o pai já é direcionado ao contrato, que pode ser assinado digitalmente, e já pode também pagar a taxa de rematrícula. É uma ação simples e fácil de executar!

 

 

Qual solução me permite fazer a pesquisa de rematrícula e executar as estratégias?

 

Agora que você já está com as ideias desenhadinhas aí na cabeça, vamos ver como é possível colocar tudo isso em prática! Primeiramente, você precisará de uma ferramenta para a execução da pesquisa de rematrícula, certo? Deve ser algo bem efetivo, que a sua escola tenha a certeza de que os pais vão conferir. Então, é claro que não estamos falando de agenda física, de comunicados impressos e nem de e-mail, né?

 

A solução que permite a construção da pesquisa de rematrícula, a entrega aos pais bem na palma da mão, a confirmação de recebimento e a devolução dos resultados dentro da mesma ferramenta – e tudo isso com total organização – é a agenda digital. Nenhum outro meio te dará tudo isso em um só local e com toda a eficiência necessária.

 

Há, porém, outros aspectos que conversamos que vão além da pesquisa de rematrícula e da mensuração dos resultados. A questão dos recados condicionais, do envio de contrato com a possibilidade de assinatura digital e do recebimento da taxa de rematrícula, só soluções mais avançadas do mercado podem te dar. É sobre isso que falaremos no próximo tópico.

 

Como a ClipEscola pode ajudar

 

A ClipEscola é a solução mais completa que você encontrará para realizar a pesquisa de rematrícula e todas as estratégias que viu aqui neste artigo. Pela Clip a sua escola consegue:

 

  • Elaborar a pesquisa de rematrícula 

 

Temos duas ferramentas que possibilitam a realização da pesquisa: as Enquetes e os Formulários. Em ambos os caminhos, você consegue estruturar sua pesquisa e mensurar os resultados depois.

 

  • Enviar recados condicionais 

 

Temos também o recurso de recados condicionais, que aqui chamamos de “Clips Condicionais”. Eles podem ser usados em conjunto com as Enquetes, e permitem o envio de recados automáticos de acordo com o tipo de resposta do público. Então, a sua escola consegue programar um tipo de comunicação para quer responder NÃO e outro para quem responder SIM.

 

  • Executar todo o processo de rematrícula 

 

A ClipEscola possui todos os recursos para a realização da rematrícula 100% online. Pela nossa solução é possível enviar o contrato de rematrícula, recolher a assinatura digital com validade jurídica e ainda receber a taxa de rematrícula pela funcionalidade ClipPag. Então, todos que responderem SIM à pesquisa e que quiserem antecipar a rematrícula já poderão realizar o processo inteiro em questão de minutos! Acesse este eBook e entenda mais.

 

Leia mais
– Pesquisa de satisfação: como usá-la para fidelizar o público
– Rematrícula online: como renovar contratos de forma 100% digital

 

Pronto para fazer a sua pesquisa de rematrícula e depois trabalhar com os resultados de forma estratégica? Conte com a Clip para o que precisar!

 

CTA_Ebook_Como fazer matrículas online de ponta a ponta com a ClipEscola

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn