fbpx Skip to content
Segunda via do boleto da mensalidade

COMPARTILHE

11 de outubro - 2021

Como emitir a segunda via do boleto da mensalidade de forma automática, incluindo juros e multa

Tempo estimado de leitura: 5 minutos (927 palavras, 5337 caracteres)

Como a sua escola emite a segunda via do boleto da mensalidade para aqueles pais que estão com títulos atrasados? Ainda faz tudo manualmente? Olha.. não é querer falar nada não… mas já passou da hora de modernizar esse processo, você não acha? Hoje eu vou te apresentar à sua futura melhor amiga, e ela se chama automação. Venha comigo que eu vou te mostrar como a sua vida pode ser bem mais fácil!

 

Como é o processo da forma manual

 

Só para termos um comparativo bem claro, vamos ver primeiro como é a emissão manual da segunda via do boleto da mensalidade. Veja se isso te parece familiar:

 

  1. O pai entra em contato com a escola solicitando a segunda via

 

  1. Um colaborador da instituição precisa acessar o sistema de gestão (caso haja), e alterar a data de vencimento e o valor do boleto lá, incluindo os juros e a multa

 

  1. Depois, precisa entrar no internet banking e realizar o mesmo processo por lá também

 

  1. Em seguida, a escola envia a segunda via atualizada do boleto da mensalidade ao pai

 

  1. O próximo passo é aquele trabalho de ficar ligando e enviando mensagens para ver se esse responsável realmente recebeu o boleto

 

Todas essas etapas não são realizadas apenas uma vez, isso ocorre sempre que um inadimplente solicita a segunda via do boleto da mensalidade para a escola. Imagine então quantas vezes o colaborador do administrativo/financeiro terá que fazer essa tarefa se a instituição tiver muitos alunos. É muito tempo produtivo consumido por essa demanda, não acha?

 

Isso que nem falamos nos custos extras para a escola. Normalmente, quando a instituição precisa gerar uma segunda via do boleto da mensalidade, isso implica em uma nova taxa para esse título. Multiplicando isso pela quantidade de segundas vias solicitadas mensalmente, no final haverá um custo a mais que a escola não precisaria ter se automatizasse o processo.

 

Essa é a realidade da sua escola hoje? Vamos mudar isso! Me acompanhe até o próximo tópico que eu vou te explicar como fazer tudo de forma automatizada e, de quebra, eliminar essa taxa da segunda via.

 

Como automatizar a atualização do boleto da mensalidade

 

Sabe o que é necessário para disponibilizar aos pais uma segunda via do boleto da mensalidade atualizada e com os juros e multa inclusos? Apenas ter agenda digital com um assistente de recebimentos como este aqui, que permite a atualização automática dos boletos. Os pais os recebem no app do celular, bem na palma da mão!

 

Você estava esperando uma lista de passos para seguir? Acho que então você não conhece bem o conceito “automação”. Com automação, ninguém tem que fazer nada, as coisas acontecem sozinhas. O título atrasou, o assistente de recebimentos atualizou, simples assim! E a escola ainda consegue obter a confirmação automática de todos os pais que receberam e que visualizaram o boleto.

 

Os colaboradores do administrativo/financeiro gastam ZERO tempo produtivo com essa tarefa e a instituição elimina o custo da segunda via! Para os pais, a vida também fica mais fácil. Eles não precisam mais ficar ligando para a escola para pedir a segunda via, e nem verificando de tempos em tempos se ela já chegou. Simplesmente, na hora que eles decidem que vão quitar o título, o boleto da mensalidade já está ali, atualizadinho!

 

Ahhh… deixa eu te contar. Além de tudo, os pais também conseguem pagar o título ali mesmo, no próprio assistente, caso a opção de pagamento seja crédito. Se for débito, basta que copiem e colem o código de barras no internet banking para finalizar o pagamento por lá. Que prático né?

 

Como encontrar o assistente de recebimentos ideal?

 

Agora você já sabe o que é preciso para gerar automaticamente a segunda via do boleto da mensalidade, e com os juros e multa inclusos. Para facilitar ainda mais a sua vida, eu vou te contar também em qual solução você encontra um assistente de recebimentos com os recursos que te possibilitam isso. 

 

ThaNaNaNãNnNn… na ClipEscola! Nós da Clip temos a agenda digital escolar mais completa do mercado, e ela possui também a funcionalidade ClipPag, que é um ultra mega power assistente de recebimentos. Ele possui o recurso necessário para atualizar automaticamente os títulos atrasados e muito mais!

 

Com o ClipPag, a sua escola consegue também gerar boletos com taxas muito abaixo da média de mercado, personalizar boletos, receber pagamentos diretamente pelo app, fazer a gestão automática de toda a cartela de inadimplentes, agrupar títulos de um mesmo responsável financeiro em um único boleto, gerar relatórios e muito mais. Confira todas as possibilidades por aqui.

 

Leia mais
– Boleto escolare: descubra como otimizar toda a gestão financeira da escola
– ClipPag: conheça todos os recursos do assistente de recebimentos da ClipEscola!

 

Percebeu as possibilidades que estão te esperando? Então, largue das tarefas manuais, deixe a automação cuidar da geração da segunda via do boleto da mensalidade e de todas as outras tarefas financeiras que podem ser otimizadas! Conte com a Clip para te ajudar!

 

Infográfico ClipPag

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.