fbpx Skip to content
ClipPag - Assistente financeiro escolar

COMPARTILHE

09 de abril - 2021

ClipPag: conheça todos os recursos do assistente financeiro da ClipEscola!

Tempo estimado de leitura: 10 minutos (1904 palavras, 10964 caracteres)

Saúde financeira é um fator fundamental para que as escolas particulares possam realizar os investimentos planejados para o ano letivo, manter a qualidade da educação, honrar com os salários dos colaboradores e se manter viáveis como empresa. Tudo isso só é possível se o fluxo de caixa for positivo, ou seja, com mais entradas do que saídas. É por esse motivo que temos na ClipEscola a funcionalidade ClipPag, um robusto assistente financeiro capaz de facilitar pagamentos, reduzir a inadimplência drasticamente, gerar uma boa economia para a escola e muito mais. Hoje você irá conhecê-lo em detalhes!

 

Vamos ver tudo o que o ClipPag é capaz de fazer? Dá só uma olhada:

 

Emissão de boletos com praticidade e economia

 

Sabe aquele processo estafante de geração de boletos pelas vias “tradicionais”? Aquele em que a escola precisa gerar um arquivo de registro de remessa no ERP, encaminhá-lo ao banco para que vire um boleto bancário, depois imprimir o boleto para então disponibilizá-lo aos pais para pagamento? 

 

Depois ainda tem toda aquela novela de contatar os “atrasadinhos” por e-mail, telefone ou mensagens instantâneas; gerar segundas vias; etc. Quando o pagamento enfim acontece, o banco dá baixa e envia o arquivo de retorno à escola. Se já é cansativo até ler isso, imagina então fazer!

 

Vamos simplificar essa burocracia? Com o ClipPag, tudo é bem mais simples! A escola gera o arquivo de registro de remessa no ERP e envia-o diretamente para o nosso ultra mega power assistente financeiro por uma simples integração. É o próprio ClipPag que transforma o arquivo em boleto bancário e realiza o envio aos pais por aplicativo. 

 

A  escola consegue acompanhar em tempo real quem recebeu e quem visualizou cada boleto e até obter estatísticas gerais. Se algum pai necessitar de segunda via, nem precisa contatar a escola, o boleto é atualizado automaticamente. Após a quitação do débito, o ClipPag recebe os pagamentos e gera o arquivo de retorno para o ERP da escola de forma automática. 

 

Percebeu como, no segundo processo, o ClipPag assume o papel de banco? Tudo acontece sem nenhuma interferência nas atividades do ERP. Na verdade, ele nem ao menos “percebe” a mudança. Quem percebe é o time administrativo/financeiro da sua escola, que ganha muito mais agilidade, eficiência e economia de tempo!

 

Ahhh… por falar em economia, não é só tempo que a escola economiza não. Já te falei que pelo ClipPag a sua escola não precisa ficar pagando taxa para tudo? A única taxa cobrada é na liquidação do boleto, diferentemente de como é com os bancos, que cobram taxas nas etapas de emissão, cancelamento e recebimento. Às vezes a escola chega a pagar três taxas para o mesmo título. Absurdo né?

 

Além de o ClipPag só cobrar uma taxa no recebimento, ainda é capaz de oferecer taxas bem mais baixas do que a média de mercado. Está duvidando? Solicite uma simulação agora mesmo por aqui.

 

Facilidade para os pais na quitação dos débitos

 

Se para a escola o ClipPag é uma “mão na roda”, para os pais não é diferente. Qualquer responsável que já tenha tido a experiência de pagar um boleto pelo nosso assistente financeiro sabe bem do que eu estou falando. É uma praticidade incomparável!

 

O responsável financeiro recebe o boleto bem na palma da mão. Ele nem precisa lembrar de pedir ao filho, de ir até a escola buscar, de abrir e-mail ou de se logar no portal do aluno. Ele simplesmente olha para o celular – como faz diversas vezes por dia – e já se depara com uma notificação informando que o boleto encontra-se disponível para quitação.

 

Para fazer o pagamento, bastam poucos cliques. Se a opção for pagar via cartão de crédito, o pai nem precisa sair do app. Em questão de segundos, já está tudo resolvido e o boleto quitado. Se a opção for pagar via boleto, o pai só precisará sair do app e colar o código de barras no internet banking, nem precisa digitar, é jogo rápido. De um jeito ou de outro, é uma praticidade que não tem tamanho.

 

E tem mais! Assim que o pagamento é confirmado, o responsável financeiro já recebe a confirmação por notificação no celular e o recibo de pagamento pelo próprio Clip, tudo automaticamente, sem nenhum retrabalho na secretaria da escola.

 

Além de tudo, tem também aquela questão que já comentei com você da segunda via. Pelo ClipPag, o responsável financeiro nem precisará de uma, pois os boletos são atualizados automaticamente, incluindo juros e multa por atraso. Não existe nem o trabalho de contatar a escola. Com o nosso assistente financeiro, não há empecilhos para o pagamento!

 


Recebimentos por boleto ou cartão de crédito

 

Quer receber como? A sua escola quer que os pais paguem as mensalidades somente por boleto ou quer oferecer a possibilidade de pagamento no cartão de crédito também? Seja qual for a sua opção, o ClipPag tem! 

 

Se a sua instituição aceitar pagamentos pelas duas alternativas, as duas aparecerão para os pais dentro do nosso assistente financeiro, para que eles possam escolher. Se só aceitar boleto, é só o que eles verão. Então, o comando está com você!

 

Ahhh… esqueci de te falar! Você nem precisa se preocupar em fazer contratos com bancos ou com operadoras de cartão, viu? Deixe tudo isso com o ClipPag!

 

Cobrança automatizada de inadimplentes

 

Agora chegamos no ponto alto do ClipPag: a cobrança de inadimplentes! Essa é aquela “dor bem doída” das escolas particulares que o nosso assistente financeiro consegue ajudar a enfrentar de forma contundente!

 

Diga adeus aos incontáveis telefonemas para “saber se o pai recebeu o boleto”. Você não precisará mais gastar tempo com cobranças manuais, aceitar desculpas como “não vi, não recebi” e nem ter problemas em conseguir contatar toda a lista de inadimplentes. Com o ClipPag, tudo isso fica no passado.

 

Pelo assistente financeiro da ClipEscola, o pai recebe alertas automáticos no celular informando que há um débito vencido aguardando quitação. Um boleto atualizado já é disponibilizado a ele, incluindo juros e multa. Como você sabe, o pagamento pode então ser efetuado pelo próprio ClipPag em poucos cliques.

 

A escola consegue verificar todo mundo que leu a notificação e até o horário em que isso ocorreu. Não há como alguém dizer que não viu, pois tudo fica registrado. A instituição consegue conferir os recebimentos e visualizações tanto individualmente quanto coletivamente, por meio de estatísticas gerais. Ou seja, o tempo das “desculpas” acabou!

 

É sempre bom ressaltar que, fazendo a cobrança dessa forma, a sua escola não corre o risco de ter problemas legais na cobrança de inadimplentes. Há instituições de ensino que acabam enfrentando demandas judiciais por realizarem a cobrança de forma considerada vexatória. Isso acontece, por exemplo, quando o aluno é usado como um intermediário nesse processo. Pelo ClipPag, somente o responsável financeiro recebe a notificação, com formato e teor configuráveis pela escola, e o filho desse inadimplente não fica sabendo e não passa por nenhum constrangimento.

 

Agrupamento de boletos

 

O ClipPag é uma caixinha de surpresas. Sabe o que mais ele permite fazer? Agrupar boletos! Isso traz várias facilidades. Se um pai tem dois ou mais filhos no mesmo colégio, por exemplo, ele pode agrupar todas as mensalidades em um boleto só, e só terá que efetuar o pagamento uma vez. A escola também só terá que pagar uma taxa de boleto!

 

É possível também agrupar mensalidades a outras taxas. Se no mês o aluno fez um passeio escolar, participou de um evento ou tem qualquer outra taxa para pagar à escola além da mensalidade, tudo pode ser agrupado em um boleto só. A grande vantagem é que assim não corre o risco de o pai esquecer alguma dessas taxas eventuais.

 

A terceira vantagem – e essa talvez seja a maior – é que na negociação com inadimplentes é possível parcelar a dívida e agrupar o valor das parcelas no mesmo boleto da mensalidade normal. Assim, pagando a mensalidade, automaticamente o responsável financeiro precisa pagar também a parcela negociada, pois está tudo em um boleto só. Isso é até uma estratégia que a sua escola pode adotar nas ações de enfrentamento da inadimplência. Então, anote a dica!

 

Personalização de boletos

 

As possibilidades continuam a mil. O assistente financeiro da ClipEscola, além de tudo o que você já viu, ainda permite a personalização dos boletos! Nós sabemos que na realidade escolar, às vezes, há questões diferentes para cada aluno, como bolsas de estudo parciais, negociações, etc. Por isso que o ClipPag te dá toda a flexibilidade que você precisa!

 

Pelo nosso assistente financeiro a sua escola consegue personalizar datas de vencimento, incluir bolsas de estudo, descontos, incentivos por antecipação, parcelamentos, cobranças de juros e muito mais! Tudo o que é alterado pela instituição no boleto é atualizado automaticamente para os pais no aplicativo. Vai dizer que o ClipPag não é uma Disneylândia para o setor administrativo/financeiro de qualquer escola?

 

Geração de relatórios

 

Estava achando que tinha terminado? Tem mais! É claro que o nosso assistente financeiro não poderia deixar de contemplar a parte de relatórios. Pelo ClipPag, a escola consegue puxar relatórios de visualização de lembretes de vencimentos e avisos de cobrança de débitos atrasados. O relatório traz também a descrição de data e hora de cada visualização. Como você pode ver, nenhuma desculpa de esquecimento conseguirá se sustentar diante da tecnologia!

 

Finalizando

 

Admita! Quando você começou a ler este artigo, nem imaginava que iria descobrir tantas possibilidades sobre o ClipPag, não é mesmo? Acontece que a ClipEscola – empresa que desenvolve a solução – tem um know how em gestão financeira educacional mais antigo do que ela mesma. Ao todo, são mais de 20 anos de experiência que foram usados para a criação do nosso assistente financeiro. Ou seja, conhecemos mesmo a realidade das escolas!

 

Ao aderir à nossa solução, você terá a assistência de um time de especialistas que irá ajudá-lo na implantação e treinamento para o uso da ferramenta, e em todo o suporte que for necessário. Solicite mais informações por aqui.

 

Leia mais
– Como reduzir radicalmente as taxas dos boletos escolares e obter economia
– Como cobrar mensalidades atrasadas com eficácia e dentro da lei

 

Percebeu as vantagens de ter um assistente financeiro que pode ser integrado ao seu sistema de gestão e usado para entregar tudo diretamente aos pais, inclusive cobranças? Legal, então ficamos aguardando o seu contato!

 

Infográfico ClipPag

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.