fbpx Skip to content
Sistema de Gestão Educacional

COMPARTILHE

19 de julho - 2021

4 principais vantagens de utilizar um sistema de gestão educacional

Tempo estimado de leitura: 5 minutos (835 palavras, 4923 caracteres)

A rotina dos profissionais de educação é, em geral, muito intensa. Imagine uma instituição que possui um ótimo plano pedagógico e tem professores muito competentes. Ela certamente tem muito potencial para se destacar, mas se os processos internos são confusos, a instituição não terá o merecido reconhecimento no mercado, pois não conseguirá a eficiência em gestão acadêmica.

 

Todos os colaboradores da escola precisam dividir o seu tempo de trabalho entre várias atividades. Os administradores possuem demandas como: atendimento aos estudantes, gestão da instituição, controle de indicadores e cuidados com a sustentabilidade financeira da instituição. Por isso, a busca desses profissionais por um sistema de gestão educacional que facilite o dia a dia e traga mais agilidade é constante. Essa ferramenta precisa trazer alguns benefícios na gestão da instituição e na otimização de tempo do administrador. 

 

A adesão a um sistema de gestão educacional para a instituição é capaz de transformar completamente a forma com que as informações são transmitidas e organizadas dentro da escola. Ele facilita as atividades do setor acadêmico e da área financeira e, ainda, proporciona ótimas experiências digitais para professores e alunos com a possibilidade de controles e acompanhamentos que são fundamentais para as instituições. Neste artigo vamos conhecer as quatro principais vantagens para a sua instituição de ensino: 

 

1. Automatização de processos 

 

Um sistema de gestão educacional com integrações entre funções é essencial para que não haja a necessidade de retrabalho dentro da instituição. Com a utilização de um ERP, há troca de informações e dados de forma segura e legal entre todos os setores da instituição. 

 

Na prática, o aluno é matriculado e suas informações já estão disponíveis para acompanhamento pedagógico, assim como para os professores das matérias em que está matriculado. Tudo isso pode ocorrer de forma automática, garantindo a otimização de tempo e automação de alguns processos, além de, é claro, evitar que erros manuais possam ocorrer, como falhas de digitação. 

 

2. Aumento da eficiência 

 

A otimização de tempo é um ponto importante para a sua instituição, certo? Portanto, processos que garantam mais eficiência são essenciais para o seu dia a dia. Para isso, a troca de informações entre o seu sistema de gestão educacional e a agenda digital é indispensável. Dessa forma, você garantirá processos de mais qualidade e tranquilidade para que a sua equipe concentre esforços na parte pedagógica. 

 

3. Controle de indicadores 

 

A gestão de indicadores financeiros vai muito além de receber mensalidades e pagar compromissos. Uma série de controles e de facilitadores são necessários para tornar essa gestão mais ágil e eficaz. Quando se trata dessa área, os números devem ser conciliados nos centavos, permitindo um controle e um acompanhamento rigoroso de todas as informações. 

 

O administrador tem na sua rotina diária o acompanhamento de indicadores, como taxas de inadimplência, de matrículas, de evasão ou pedidos de transferências. Todos esses dados são essenciais para a tomada de decisões e ações estratégicas, por isso, ferramentas que possuem dashboard de controle são importantes para uma visão geral e diária de como a instituição está. 

 

4. Proteção de dados 

 

Com a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), os processos da instituição devem ser revisados e adaptados para o cumprimento da lei. Algumas informações são consideradas dados sensíveis, que podem ser, por exemplo, informações sobre a ficha de saúde de um aluno, ou ainda, dados de pessoas menores de idade, que devem receber uma atenção especial. 

 

Para uso desses dados, é necessária uma autorização do responsável legal, para que essas informações possam ser utilizadas com as finalidades previamente acordadas e pactuadas entre as partes. Outro ponto levado em consideração são os meios de comunicação da instituição, pois alguns canais não podem ser considerados oficiais para a troca de dados ou documentos. Por isso, é imprescindível utilizar um sistema de gestão educacional que esteja de acordo com a lei. A sua escola já está colocando em prática um plano de adequação para a LGPD? 

 

Leia mais
– Comunicação integrada a sistemas escolares: um fluxo de informações de excelência
– 5 características marcantes da nova geração de gestores escolares empreendedores

 

Você percebeu que um sistema de gestão educacional é capaz de trazer grandes vantagens para as escolas, não é? Especialmente se ele funcionar em total integração com outros recursos escolares, como por exemplo a agenda digital.

 

CTA_Webinar_LGPD para Escolas

AUTOR:

Bianca Carvalho

A autora é formada em marketing e mestranda em administração. Atua no setor de marketing do Unimestre como conteudista de Marketing Digital.