Aumentando a produtividade do professor: uma dica imprescindível!

18 de março de 2016 | 1 comentário | Categoria(s): Tecnologia no Ensino

Tempo estimado de leitura: 4 minutos (733 palavras, 4527 caracteres)

Sandra é professora de uma escola da cidade dela e, geralmente, não conseguia terminar todas as atividades pedagógicas que propunha para a aula. Com tantas agendas e diários de classe para preencher, recados e comunicados da escola para serem enviados, a conta da produtividade nunca fechava. O ciclo se repetia, dia após dia, até que sua escola disponibilizou uma poderosa ferramenta, que se tornou a solução destes problemas.

 

Esse relato lembrou a história de alguém que você conhece, certo? Talvez não se chame Sandra, mas tem uma rotina tão desgastante quanto a rotina dela. O fato é que muitos professores enfrentam problemas semelhantes, sejam eles do ensino público ou privado, da educação infantil, ensino fundamental ou médio. Não podemos (e não devemos) aceitar isto como regra: há solução! Existem medidas que podem ser tomadas para otimizar a produtividade dos professores.

 

Para começar, 5 dicas rápidas:

 

1 – Organize-se. Manter diariamente notas rápidas pode ser de grande ajuda para evitar que algumas atividades da rotina sejam esquecidas.

 

2 – Valorize o descanso, principalmente nos intervalos dos horário de trabalho.

 

3 – Use a tecnologia como uma aliada.

 

4 – É impossível evitar um homeworking de vez em quando? Escolha um ambiente apropriado para trabalhar em casa.

 

5 – Evite distrações. Revistas, livros e/ou meios multimídias que não tenham relação com o trabalho só irão reduzir a produtividade.

 

Mas mesmo assim, existem situações na rotina educacional que parecem inevitáveis. As incontáveis horas anotando recados na agenda, ou colando/grampeando comunicados enviados pela escola aos pais poderiam ser melhor utilizadas, não? E o tempo gasto fazendo as chamadas dos alunos? Mais ou menos assim:

 

– Alberto Ribeiro de Souza Antunes.

– Presente!

– Ana Júlia de Morais Tavares.

– Presente, querida professora!

– Anderson Paulo Lopes Rodrigues.

– Estou aqui, professora!

 

Pobre William, que ao chamarem o seu nome, o 40º da lista de chamada, já deve estar cochilando.

 

Como resolver estes problemas específicos?

 

ClipEscola: o braço direito do professor!

 

Os aplicativos estão, cada vez mais, saindo da esfera recreativa e adentrando em áreas profissionais e educacionais.

 

As dificuldades com o trabalho que a agenda escolar exige dos professores são antigas, a solução é nova. O ClipEscola é uma plataforma desenvolvida por um grupo que já atua no ramo escolar desde 2001, oferecendo soluções para problemas das rotinas educacionais das escolas.

 

A plataforma agiliza o acompanhamento da agenda, tanto pelos professores, quanto pelos coordenadores, além de gerar uma tremenda economia de papel na escola. Escreva um recado na agenda digital e selecione exatamente os alunos que quiser enviar, com um toque. A escola também pode enviar um comunicado na agenda digital a todos os alunos matriculados de uma só vez. Isso pode ser feito sem que o professor precise sair da sala, sem o uso de grampos, sem cola e sem pilhas de papel para anexar à agenda, mas, ainda assim, mantendo a abordagem pessoal e o mesmo cuidado dos recados tradicionais, com qualidade e eficiência muito superiores.

 

Além disso, evita retrabalho ao final das aulas, como quando professores precisam acionar os pais sobre os recados não lidos. O ClipEscola também possui templates (modelos) para facilitar a repetição de layout dos comunicados enviados pela escola.

 

Outra função que pode auxiliar muito na otimização do tempo e da produtividade é a notificação de entrada do aluno, isso em instituições que possuem sistema de catraca, tendência cada vez maior nas escolas.

 

Pelo sistema, assim que o aluno entra nas instalações da escola recebe, automaticamente, presença na lista de chamada da turma. Já pensou economizar todo aquele tempo gasto com longas chamadas antes da aula começar? O professor e a escola ganham em produtividade. Os pais e responsáveis ganham em segurança e tranquilidade. Tudo isso na palma da sua mão!

 

Leia mais
– Gestão educacional: como simplificar tarefas do dia a dia e gerar economia para a escola
– Agenda ou app de comunicação: o que é melhor para a escola?

 

O aumento da produtividade dos professores é uma pequena fração do que a plataforma oferece. Quer conhecer mais? Baixe nosso material de apresentação da plataforma.

 

CE_CTA_eBook_apresentacao

 

O autor é publicitário e atua na ClipEscola como Customer Success


1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Lindamar f. Da fonseca Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Lindamar f. Da fonseca
Visitante

Desde que comecei a ministrar aulas, em 2009, meu estagio de final de semana, era na escola da familia, em duas escolas publicas no estado de sao paulo, e, quando comecei a dar aulas aqui em minas, sempre bati na mesma tecla, precisMos interagir com a familia , ou seja
Trazer para perto de nos, a familia dos nossos alunos.