fbpx Skip to content
Carteirinha do Estudante

COMPARTILHE

19 de setembro - 2022

Carteirinha do estudante: 6 vantagens de migrá-la para o formato virtual

Tempo estimado de leitura: 6 minutos (1260 palavras, 7143 caracteres)

Sabe aquela carteirinha do estudante física que as escolas costumavam emitir para os alunos? Ela está começando a virar artigo de museu, junto com todos os outros documentos físicos. Acontece que durante a pandemia houve uma forte migração dos mais variados tipos de documentos para o formato digital. A carteirinha do estudante segue a mesma tendência, e há muitas vantagens que justificam essa migração. No artigo de hoje você vai conferir as principais! Vamos lá?

 

Fim dos esquecimentos

 

É normal que, volta e meia, os alunos esqueçam a carteirinha do estudante em casa. Porém, você já viu algum aluno esquecer o celular em casa? Isso simplesmente não acontece! Crianças e adolescentes nativos digitais estão sempre com o celular nas mãos, no bolso ou na mochila. Então, por que não fazer disso uma vantagem?

 

Se a carteirinha do estudante tiver um formato digital e puder ser acessada via app, os alunos nunca mais a esquecerão! Toda vez que lembrarem de pegar o celular para levar para a escola (e eles sempre lembram), automaticamente estarão lembrando de pegar a carteirinha. Fim do problema, né?!

 

Integração com catracas

 

Você sabia que a carteirinha do estudante no formato digital pode facilmente se integrar a catracas e outros dispositivos de registro de entrada? Simmmmm! Que prático, né? E como ela fica no celular – um aparelho que o aluno jamais esquece em casa – esse processo fica bem rodondinho!

 

Digo mais! Se essa carteirinha estiver dentro da agenda digital, basta que o estudante passe pela catraca para que os pais, na mesma hora, já recebam a informação de que o filho entrou ou saiu do colégio. Que recurso bem pensado, não acha?

 

 

Controle de entradas low-cost

 

A sua escola não possui um sistema de catracas ou algum outro que registre a entrada dos alunos? Bem, então vamos dar um jeitinho! A carteirinha do estudante pode ter um QR Code, então, se a sua instituição colocar um leitor de QR code na entrada, tá tudo resolvido!

 

Há leitores de QR Code que têm um preço bem acessível. Tendo um ou alguns desses e uma carteirinha do estudante com QR Code, a sua escola tem em mãos um controle de entradas low-cost

 

Tem outra opção também, tá? Se a sua instituição for bem pequena, com uma quantidade menor de alunos, nem a compra de leitores de QR Code é necessária. É possível deixar um celular com o porteiro e usar o leitor de QR Code do próprio aparelho. 

 

Show, né? E tem mais! Esse tipo de controle também pode ser integrado com a agenda digital e notificar os responsáveis quando o aluno passar por ele. Assim, com um custo relativamente baixo, a sua escola registra a entrada e ainda oferece tranquilidade aos responsáveis! Tá valendo, né?

 

Facilidade para pegar livros na biblioteca

 

Os alunos precisam da carteirinha para pegar livros na biblioteca, certo? Porém, como a física é constantemente esquecida em casa, isso dificulta um pouco as coisas. Afinal, o aluno pode precisar de um livro bem no dia em que esqueceu de trazer a carteirinha para a escola, né? Já com a carteirinha do estudante virtual, as coisas são bem diferentes.

 

Mesmo que o aluno não esteja nem pensando na carteirinha, ela está com ele o tempo todo. Na hora em que precisar pegar um livro na biblioteca da escola, não vai bater aquele pânico de lembrar que a carteirinha está em casa. Bastará sacar o celular do bolso e pronto! Bem melhor, né?

 

Facilidade para comprar lanches na cantina

 

Há escolas em que a compra de lanches na cantina funciona assim: o aluno pega todo dia o que quer comer, a cantina registra e, ao final de um mês, a conta é acertada de uma vez só. Para isso, é necessário que o aluno apresente a carteirinha do estudante sempre que for retirar um lanche, certo? E como ele faz quando a esquece em casa?

 

Se a escola adere à carteirinha do estudante virtual, não tem chance de o aluno ficar sem lanchar em determinados dias por ter esquecido a carteirinha em casa. Ela está sempre no celular dele, então, esse problema está eliminado! Ufa… ninguém merece ficar sem comer um período inteiro por causa de um esquecimento bobo, né? Viva a tecnologia!

 

Tem mais, tá? Para a cantina, a facilidade também é muito maior. Em vez de ter que ficar procurando o nome de cada aluno no sistema, basta usar um leitor de QR Code para fazer o lançamento dos lanches. Isso poupa muito tempo, o que consequentemente ajuda a diminuir as filas em frente à cantina na hora do intervalo. Aí sim, né?!

 

Ajuda na identificação do aluno fora do ambiente escolar

 

Nem sempre as crianças e adolescentes têm o hábito de andar com os documentos no bolso, como a identidade, por exemplo. Porém, a carteirinha do estudante já serve como uma identificação com foto em qualquer lugar em que isso seja necessário. Como os alunos a terão sempre no celular, ficará fácil usá-la para identificação mesmo fora do ambiente escolar quando surgir essa necessidade. Qualquer vantagem que venha para agregar já é lucro, né?

 

Conheça a carteirinha do estudante ClipEscola

 

Você sabia que a Agenda Digital ClipEscola possui o recurso de carteirinha do estudante? Sim!!! E digo mais tá… não é um módulo que precisa ser contratado à parte não, ele pode ser liberado para qualquer escola que tenha contratado as funcionalidades básicas da Clip! Que show né?!

 

A carteirinha da Clip permite que a escola coloque as informações que ela quiser! As principais são: Nome do aluno; Nome da Escola; Período letivo; Turma; Nº da Carteirinha; Data de emissão e Código de uso. Porém, a instituição pode adicionar outras que julgar necessárias. Além disso, a carteirinha vem com QR Code, o que permite fazer aquele controle de entradas low-cost.

 

Olha só um modelo de carteirinha do estudante da ClipEscola:

 

Carteirinha do estudante ClipEscola

 

Que bonitinha, né? E ela ainda pode ser personalizada com logotipo da escola! Se você já é um Clipper (cliente ClipEscola) e quer começar a usar esse recurso, basta abrir um chamado na nossa Central de Ajuda, informar o interesse pela carteirinha e passar as seguintes informações: nome da escola; data para a habilitação do módulo e o logotipo da escola (caso você queira uma carteirinha personalizada).

 

Se você ainda não é um Clipper, o primeiro passo é aderir à Agenda Digital ClipEscola. Para isso, solicite o nosso contato por aqui. Depois, basta solicitar a liberação do recurso da carteirinha do estudante virtual. Aí a sua escola já conseguirá desfrutar de todos os benefícios que conferiu aqui e de muitos outros!

 

Leia mais
– Agenda Digital: tudo o que é preciso para transformar a comunicação escolar
– Gestão da comunicação escolar: como buscar a excelência

 

Você viu como é vantagem trocar a carteirinha do estudante física pela virtual? Conte com a Clip para te ajudar com isso!

 

CTA_Agenda Digital ClipEscola

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.