Skip to content
Egressos

COMPARTILHE

10 de junho - 2019

Egressos: inclua-os no fluxo de comunicação da escola e mantenha-os sempre no seu radar

Tempo estimado de leitura: 5 minutos (958 palavras, 5534 caracteres)

A sua escola acompanha a jornada dos ex-alunos? Conhece as conquistas deles, sabe se obtiveram sucesso nas carreiras que escolheram, ou até se se tornaram famosos em suas áreas de atuação? Manter um canal de comunicação ativo com seus alunos egressos é uma ideia na qual a sua escola deveria pensar, e no post de hoje você vai entender o porquê!

 

Potencial de marketing para a escola

 

Imagine se da sua escola sai um “novo Einstein”, um novo “Stephen Hawking”, a pessoa que vai descobrir a cura da AIDS, que vai ganhar um Prêmio Nobel, alguém que terá fama nacional ou mesmo uma pessoa que conquistará muito reconhecimento na área em que atua. Agora pense no potencial de marketing que algo assim representaria à sua escola. Todos os pais iriam querer matricular os filhos nela, não acha?

 

Os seus egressos são as “provas de sucesso” da sua instituição de ensino. O conhecimento provindo dos anos que passaram na sua escola é parte essencial das conquistas que obterão no futuro. Então a dica que eu tenho para você é: não desperdice esse potencial de marketing!

 

O mais comum é que as escolas nem fiquem sabendo dos passos dos estudantes depois que eles deixam a instituição. Mas a sua escola não é uma escola comum, ou é? Seja visionário! Inclua os seus egressos no fluxo de comunicação da sua escola e fique sabendo de suas conquistas. Mantenha um relacionamento com eles, não deixando que esse vínculo se perca.

 

No futuro, se um dia a sua instituição precisar que algum egresso seja garoto-propaganda da escola em função de um destaque que conquiste, certamente ele lembrará que vocês mantiveram um vínculo com ele mesmo quando não precisavam mais. Se recordará da escola com carinho, e aceitará ter o nome vinculado a ela com prazer!

 


Fonte de indicações

 

Há um outro bom motivo para você continuar mantendo os egressos da escola em seu radar: as indicações. Ex-alunos também têm irmãos, primos, amigos e filhos, sabia? Não seria ruim se eles fossem indicados para estudar na sua instituição de ensino, ou seria?

 

É comprovado que as pessoas confiam mais na indicação de parentes e amigos do que em propagandas. Isso significa que manter contato com os seus egressos é alimentar uma fonte permanente de boas indicações. Nada mau, não acha?

 

Você pode até criar uma campanha de indicação bem estruturada voltada para o seu ex-aluno. Pense em uma forma de gratificá-lo pelas indicações que resultarem em matrículas e toque ficha! Com certeza uma ação assim custará menos para a escola do que campanhas tradicionais e trará a ela um público para o qual terá mais credibilidade do que aquele que outdoors ou comerciais costumam atrair.

 

Por qual canal manter o relacionamento com os egressos

 

Agora que você já viu que vale a pena para a escola investir no relacionamento com os alunos egressos, resta saber como fazer isso, certo? A solução é bem simples: comunique-se com eles pelo mesmo caminho que utiliza para toda a comunicação escolar. Assim, tudo ficará centralizado em um único local, o que facilitará muito o gerenciamento das informações.

 

É claro que, para isso, a ferramenta que a sua escola utiliza precisa trazer essa possibilidade de interação com os ex-alunos. A solução que desenvolvemos aqui na ClipEscola, por exemplo, possui a área “Comunicação com Egressos”. Isso possibilita que os ex-alunos façam parte dos fluxos de comunicação da instituição de ensino. Até se você quiser saber melhor como isso funciona, sugiro que agende uma demonstração por aqui.

 

O que enviar aos egressos

 

Você já sabe que há como se comunicar com os egressos, certo? Então agora precisamos pensar no que você pode enviar a eles para cultivar o relacionamento. Afinal, a sua escola não vai interagir com os ex-alunos só quando for pedir indicações ou quando eles ficarem famosos, não é mesmo? Então vou te dar alguns insights de conteúdos para enviar:

 

Eventos da escola

 

Que tal convidar os seus egressos para os eventos escolares? Seria bem bacana, não é? Além de ajudar a aumentar a quantidade de participantes, você despertará neles um sentimento de nostalgia, o que os aproximará mais da escola. Aproveite e incentive a publicação de fotos nas redes sociais com hashtags da instituição de ensino 🙂

 

Encontro de turmas

 

E já que falamos em eventos, uma boa ideia é promover, ou ao menos incentivar, o encontro de turmas. Podem ser a cada cinco anos, para que todos possam colocar em dia as novidades. Se a sua escola possuir um bom espaço, pode até oferecê-lo para a realização desses eventos. Outra opção é dar dicas de locais nos quais esses encontros possam ser realizados.

 

Novidades

 

Outro formato de conteúdo que a sua escola pode enviar com uma relativa constância aos egressos são as novidades da instituição. Mantê-los atualizados é interessante até para quando eles forem realizar indicações, pois saberão tudo o que mudou na escola da época em que eram estudantes até o momento atual 🙂

 


Leia mais
– Transforme seu ex-aluno em um aliado na captação de novas matrículas
– 3 passos para você criar um plano de marketing matador para sua escola

 

Pronto para começar a se comunicar com seus egressos? Dê o primeiro passo aqui.

 

CTA Apresentação Oficial ClipEscola

 

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.