Skip to content
Eventos online da escola

COMPARTILHE

23 de outubro - 2020

Tudo o que você precisa saber para criar eventos online para a sua escola

Tempo estimado de leitura: 7 minutos (1336 palavras, 7673 caracteres)

A sua instituição parou com os eventos escolares após o início da pandemia? Se parou, já é tempo de retomá-los. Não me refiro a fazer isso de maneira física, é claro, mas sim na forma de eventos online. Se a ideia te interessou, prossiga com a leitura e descubra tudo o que é preciso para colocá-la em prática!

 

Planejamento de eventos online

 

Primeiramente você precisa definir quais serão os eventos online que irá realizar. Podem ser ocasiões só com os alunos ou com os alunos e com os pais. Uma dica é verificar tudo o que estava no cronograma original da escola antes da pandemia e analisar o que pode ser adaptado para o online.

 

Aqui vão algumas sugestões:

 

Halloween

 

O halloween da escola é sempre uma diversão para a garotada. É o momento de vestir as fantasias, comer doçuras e dar boas risadas com os colegas. Por que não migrar tudo isso para o digital?

 

Mesmo do outro lado da tela os alunos podem fantasiar-se e deixar as câmeras abertas para que os colegas possam vê-los. Os pais também podem providenciar quitutes para serem saboreados pelos estudantes durante o evento. 

 

Se você for ver bem, é um bom custo x benefício para a escola. A instituição não precisará gastar com decoração e nem investir muito tempo produtivo dos colaboradores nisso. Só precisará planejar algumas atividades para o evento online, como concurso de fantasias, leitura de histórias horripilantes de halloween e até jogos virtuais. Bem tranquilo né?

 

Por ser tão prático, não faz mal que essa ideia só tenha chegado até você agora. É muito fácil agilizar tudo, então não perca a oportunidade!

 


Olimpíadas

 

Ao ler o título desse tópico, aposto que você pensou: “tá de brincadeira né?”. Acontece que não estou. É claro que muitos esportes das olimpíadas escolares não podem ser adaptados para o digital, mas que tal pensarmos em tudo o que é possível?

 

Xadrez, por exemplo, será uma moleza para adaptar. Muitos de seus praticantes já estão até acostumados a jogá-lo online, já que as habilidades necessárias para o jogo virtual e o presencial são as mesmas. 

 

Há outros esportes que também podem ser adaptados, mas diferentemente do que ocorre com o xadrez, a natureza deles mudará e as habilidades necessárias também. É possível, por exemplo, transformar pingue-pongue, voleibol, basquetebol, futebol, entre outros, em jogos virtuais. O que contará, porém, não será o preparo físico e a habilidade no esporte da forma tradicional, e sim a habilidade em video games. Que tal fazer o experimento?

 

Gincana

 

A gincana escolar não poderia ficar de fora da nossa lista de eventos online. Para executá-la, a escola pode criar desafios que possam ser realizados pelos grupos de forma totalmente virtual, com regras e pontuações. É possível, por exemplo, que um membro definido por cada grupo faça determinada tarefa dentro de casa, filme-a e envie o vídeo para a escola, comprovando a realização da atividade.

 

Cada desafio finalizado dentro do prazo dará pontos aos grupos. O grupo que somar mais pontos ao final de tudo vencerá a gincana. Seria bem bacana então se a escola oferecesse uma premiação aos vencedores. De preferência, algo que possa ser utilizado de forma online. Use a criatividade!

 

Lanche comunitário

 

Volta e meia as escolas decidem fazer um lanche comunitário entre os alunos de cada turma. Ao menos, isso era comum antes da pandemia, não é mesmo? Que tal transformar esse momento em um evento online?

 

É algo absurdamente simples de se fazer. Basta que a escola peça aos pais que providenciem algum lanchinho para o filho no dia marcado. No evento então todas as câmeras devem estar abertas para que os alunos possam mostrar uns para os outros o que trouxeram para comer. Embora ninguém consiga partilhar o lanche, todos podem partilhar o momento! Já vale o evento, não acha?

 

Feira de profissões

 

A feira de profissões é um evento comum nas escolas, e coloca os alunos em contato com carreiras que podem despertar o interesse deles. Na ocasião, normalmente pessoas de diferentes áreas explicam como é a profissão delas e quais são as habilidades necessárias. Assim, os estudantes podem vislumbrar objetivos futuros e perceber o quanto o estudo é importante para alcançá-los.

 

Como você deve estar adivinhando, ocasiões como essa também podem ser transformadas em eventos online. Basta convidar os palestrantes para a sala de aula virtual, combinar os horários em que cada um deve entrar, pedir que fiquem de câmeras abertas e seguir a mesma dinâmica que ocorreria presencialmente. 

 

Em eventos desse tipo, o online não perde em nada para o presencial. Ainda abre a oportunidade de a sua escola convidar profissionais de outros estados ou até de outros países para palestrarem. Viu como é possível tirar boas oportunidades de todas as situações? Então fica aí a dica!

 


Execução dos eventos online

 

Já falamos sobre criar um planejamento de eventos online, agora vamos à execução! Para criar os eventos de forma bem estruturada, você precisará de duas coisas:

 

  • Salas de Aula Virtuais

 

As salas de aula virtuais são os locais em que os eventos irão acontecer de fato. Para que tudo fique bem “profissa” e de acordo com as necessidades de uma escola, o ideal é que essas salas não sejam recursos genéricos, e sim específicos para aulas online. Assim, os alunos poderão acessar os eventos pelo mesmo local em que realizam as aulas, evitando confusões.

 

  • Agenda Digital Escolar

 

É pela agenda digital escolar que a sua instituição enviará os convites para os eventos online e também o link de acesso para a sala de aula virtual. Tudo chegará diretamente no celular dos alunos e/ou pais, ou seja, impossível de não ver né?

 

Os convites podem ser bem personalizados, com imagens da temática do evento e o logo da escola. Quando os alunos e/ou pais aceitarem o convite, ele ficará sincronizado com a agenda do celular deles, e enviará notificações para que não esqueçam da ocasião. Como todo mundo olha o celular várias vezes por dia, não será por esquecimento que alguém faltará ao evento, concorda? 

 

Como a ClipEscola pode te ajudar

 

Sabe o que é melhor do que ter sala virtual e agenda digital para realizar os eventos online da sua escola? Ter as duas coisas em uma única plataforma! A ClipEscola é uma solução completa para a comunicação escolar e para o ensino a distância. Qualquer uma das ideias de eventos que você viu neste artigo pode ser estruturada na ferramenta.

 

O melhor você nem sabe. Temos uma biblioteca de templates bem lindos que você pode usar para convidar os alunos e/ou pais para os eventos online, e é tudo personalizável! Logo que o convite é aceito o evento já fica sincronizado com a agenda do celular do convidado e notifica-o quando a ocasião estiver próxima. Depois, é só acessar as salas virtuais e curtir o evento!

 

Leia mais
– Como aumentar a participação dos pais nos eventos da escola
– Reunião virtual de pais: como engajar as famílias e realizar encontros produtivos

 

Ficou inspirado para realizar eventos online na sua escola? Garanto que serão um sucesso! Se precisar da nossa ajuda, é só dar um grito.

 

CTA_Kit Halloween

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.