Skip to content
Confraternização dos colaboradores da escola na pandemia

COMPARTILHE

17 de agosto - 2020

5 jogos online para confraternizações dos colaboradores da escola na quarentena

Tempo estimado de leitura: 6 minutos (1141 palavras, 6563 caracteres)

Estamos todos passando por uma longa quarentena. Para os colaboradores da escola, o período é de bastante trabalho e de pouca interação social. Esse isolamento prolongado, no entanto, pode acabar afetando o psicológico dos profissionais. Por isso, é importante que a escola pense em alternativas para promover o bem-estar de seus colaboradores. Uma opção viável é a criação de confraternizações, mesmo que sejam só virtuais. Nelas, todas as equipes da escola podem conversar, comer, beber e jogar jogos disponíveis na internet!

 

Pensando em contribuir com esses momentos “relax” dos colaboradores, elaboramos uma lista com jogos online para os happy hours virtuais. Todos podem jogá-los enquanto conversam e degustam seus comes e bebes!

 

Pronto para conferir a lista? Vamos lá!

 

1. Gartic

 

Quem nunca jogou Imagem e Ação com os amigos? O jogo – que consiste basicamente em fazer um desenho (ou mímica, quando é presencial) para que os outros adivinhem o que é – é bastante comum em confraternizações e rende bons momentos de descontração.

 

Uma das versões do jogo para a internet se chama Gartic. Ele é gratuito, e diferentemente da versão física, não há a formação de equipes para jogá-lo, é cada um por si! Dentro dele há uma tela na qual os participantes podem desenhar como se fosse em paint brush. Os outros jogadores tentam adivinhar o que é pelo chat. É uma experiência próxima da do jogo físico, e com certeza ajudará os colaboradores da escola na quebra da rotina!

 

2. The Wiki Game

 

A Wikipédia é a “Barsa” da vida moderna. Todo mundo já navegou em alguma das páginas da maior enciclopédia virtual do mundo, e agora esses “conhecimentos nerds” sobre a navegabilidade dela serão recompensados! Toda essa habilidade será posta à prova no jogo “The Wiki Game”, também conhecido como “Corrida da Wikipédia”.

 

O jogo gera links para duas páginas aleatórias da Wikipédia, um deles é o ponto de partida e o outro o de chegada. Os participantes precisam partir da primeira página e navegar por entre os links, tentando descobrir caminhos até chegar na página final. Quem conseguir concluir o percurso usando o menor número de etapas ganha. Como regra, é proibido digitar no campo de pesquisas ou mesmo usar menus e botões. Somente os hiperlinks do texto são válidos!

 

Essa dica de jogo “nerd” cai muito bem para quem trabalha em uma instituição de ensino, você não acha? Afinal, a escola é a casa do conhecimento! Se os colaboradores da escola não conseguirem vencer o jogo, quem mais conseguirá?

 

3. UNO

 

O UNO é um jogo bastante presente em rodas de amigos, e tudo que é bom na forma física também merece uma versão online, não é? E ele tem! Como no jogo físico, o objetivo é ser o primeiro jogador a ficar sem cartas. Cada participante joga uma carta por vez, e ela precisa corresponder ao número ou cor da carta jogada anteriormente na pilha. O participante que ficar com apenas uma carta deve gritar UNO e saborear a vitória!

 

Há também uma versão 2×2 do jogo, que permite a criação de duplas. A vantagem dessa opção é que se apenas um dos integrantes da dupla ficar sem cartas, a vitória será dos dois jogadores. Viu como trabalhar em equipe compensa?

 


4. Words on Stream

 

Que tal um jogo de anagramas para a confraternização dos colaboradores da escola? O Words on Stream foi criado para lives, mas pode também ser usado em happy hours virtuais. Os participantes tentam encontrar as palavras ao vivo utilizando o chat. Quando alguém consegue, o nome do participante fica em destaque.

 

intervalos de tempo demarcados por um cadeado. Cada vez que o cadeado abre, começa a contar o tempo para acertar as palavras. Há também desafios em grupo. Neles, quanto mais resultado cada um tiver, mais níveis o grupo conquistará!

 

5. Stop

 

Em alguns lugares do Brasil o jogo é conhecido como Stop, já em outros, como Adedonha, Adedanha, Uestope, Nome-Lugar-Objeto ou Salada de Frutas, mas a brincadeira é a mesma, e dificilmente alguém não a conhece. A boa notícia é que ela também tem uma versão online!

 

O funcionamento do jogo virtual é igual ao físico. Os participantes escolhem temas como animal, cor, objeto, lugar, nome, etc. Uma letra então é sorteada e a rodada inicia. Todos devem descobrir uma opção para cada tema que comece com a letra sorteada. Aquele que completar o desafio primeiro aciona o Stop e todos param de responder. As respostas então são validadas e pontuadas. O processo se repete até o fim das rodadas. Agora que você relembrou como funciona, bora jogar e ativar a nostalgia?

 

Canal para a criação do evento virtual

 

Agora que você já conhece as opções de jogos para as confraternizações dos colaboradores da escola, é preciso definir qual será o canal no qual a videoconferência ocorrerá. Afinal, além de jogar, é preciso também olhar olho no olho (ainda que por uma tela) e bater aquele papo gostoso!

 

Uma ideia seria usar a mesma plataforma que já é utilizada para as transmissões de aulas ao vivo. Aqui na ClipEscola, por exemplo, a nossa solução, que é amplamente usada pelas instituições de ensino para aulas ao vivo, comunicação escolar, etc., também possui um módulo de Comunicação Interna, que é muito bem estruturado para todas as necessidades da escola no tocante à comunicação com os colaboradores.

 

Pelo módulo a instituição consegue fazer toda a comunicação entre equipes, enviar materiais e documentos, realizar reuniões internas e até criar confraternizações virtuais! Se a escola já usa a plataforma para as rotinas diárias, o uso do módulo de Comunicação Interna será muito intuitivo para os colaboradores. Até na hora dos happy hours online ficará mais fácil usar a ferramenta à qual todos já estão habituados. Então, fica a dica! 

 

Para saber mais informações sobre o módulo Comunicação Interna e outras funcionalidades, clique aqui.

 

Leia mais
– Como fazer reuniões online com as equipes da escola
– Como capacitar os professores para o ensino híbrido

 

Espero que os colaboradores da escola se divirtam muito com os jogos online dessa lista! Na hora do evento, que tal tirar prints da tela, postar nas redes sociais e marcar a ClipEscola? Nós vamos amar e até recompartilhar os registros de vocês!

 

CTA - Tutorial gravação de vídeo

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.