fbpx Skip to content
Férias na quarentena

COMPARTILHE

18 de dezembro - 2020

Férias na quarentena: 10 opções para se divertir de forma segura

Tempo estimado de leitura: 8 minutos (1702 palavras, 9527 caracteres)

As férias escolares estão chegando, e vocês, colaboradores escolares, logo terão um merecido descanso. Mas… será que só descanso basta? Nesses momentos as pessoas geralmente querem se divertir também, não é? Só que isso fica um pouco difícil em meio a uma pandemia, especialmente se você se preocupa com o fator segurança. O que fazer então para encontrar diversão mesmo em férias na quarentena?

 

É justamente para responder a essa pergunta que estamos aqui! Trouxemos para você uma lista de possibilidades de lazer mesmo no isolamento social. Quer ver? Olha só:

 

1. Confraternizações virtuais com grupos de amigos

 

Bater aquele papo gostoso com os amigos em meio a comes e bebes é uma boa pedida para os dias preguiçosos de férias, não acha? Só que para fazer isso de uma forma segura, o encontro precisa ser virtual. A vantagem é que assim você pode combinar uma confraternização não apenas com os amigos de perto, mas também com os que moram em outros estados e até outros países. Boa essa ideia né?

 

Primeiro, você precisa preparar o clima. Ache um local bem confortável da casa, como uma varanda, por exemplo, e deixe tudo com uma vibe de férias. Vale até sentar com o notebook na rede ou em uma espreguiçadeira. Prepare uns quitutes também – ou até um churrasco – e aquela cerveja gelada, drinks ou o que você preferir. Outra ideia, se você for casado, é combinar jantares virtuais de casais. O importante é relaxar com os amigos e descontrair!

 


2. Piquenique no quintal

 

Você mora em casa com quintal? Ahhhh… por que não falou antes? Tenho uma ótima dica para você! O que você acha de pegar aquele sol gostoso na pele, respirar um ar puro e saborear um delicioso piquenique com a sua família? Se você tiver filhos, nossa, para eles será pura diversão!

 

Então já sabe, pegue a “canga” ou uma toalha de mesa que possa ser colocada no chão, prepare a cesta de piquenique, arrume algum aparelho que possa reproduzir um sonzinho gostoso lá fora (caixinha bluetooth, som do carro, etc.) e divirta-se!

 

3. Visitar o espaço por imagens de satélite

 

Você gosta de olhar as estrelas? E os planetas, você gostaria de ver? Olha, então acho que você vai amar a dica deste tópico! Vou te ensinar a como ir ao espaço sem sair de casa. Quer ver? Então veja! Esse link é do Google Sky e permite visualizar imagens de satélites da NASA!!!

 

Você pode usar o zoom (opções de + e -) para ver as estrelas e planetas mais de perto ou de longe. Há seis opções na parte inferior da tela que você pode escolher para começar a sua viagem espacial, entre elas: “Nosso Sistema Solar”, “Mostruário do Hubble” e “Constelações”. Dá para passar umas boas horas dessas férias na quarentena só observando as maravilhas do espaço, não acha?

 

4. Maratonar séries e filmes sequenciais

 

Se você gosta de filmes e séries, um passatempo que pode ocupar boa parte das suas férias na quarentena são as maratonas! Você pode maratonar seriados já finalizados ou que estão com várias temporadas disponíveis. É claro que dá também para escolher aqueles que saíram agora e que todo mundo está falando, mas nesse caso você só terá uma temporada para assistir.

 

Outra opção é maratonar filmes sequenciais. Há algumas franquias com diversas sequências, como Harry Potter, que tem oito filmes. Star Wars então é uma maratona de fôlego, até agora são 10 filmes, entre trilogia original, segunda trilogia, nova trilogia e antologias. Os filmes foram lançados fora de ordem cronológica, o que pode gerar uma certa confusão. Veja aqui algumas formas de assistir

 

Há outros filmes com menos sequências, mas com maior tempo de duração, como Senhor dos Anéis. A trilogia é bem longa, alguns filmes chegam a passar de quatro horas. Ao final, dá para englobar nessa maratona a trilogia O Hobbit, que nada mais é do que um “Senhor dos Anéis – O Início”. Se você não gostou de nenhum dos filmes citados, confira outras opções sequenciais aqui.

 

5. Campeonatos virtuais

 

O que você acha de fazer uma competição online com os seus amigos usando algum jogo que vocês gostem e que permita disputas, como por exemplo futebol, xadrez, sinuca, etc.? Se quiserem levar a coisa bem a sério, dá até para estipular dias de campeonato entre vocês, com tabela de classificação e premiação, que tal?

 

Se você até gostou da ideia, mas não encontrou a parceria necessária entre os seus amigos para colocá-la em prática, sempre dá para jogar online com pessoas desconhecidas. Você sabia que inclusive há pessoas que aprendem outros idiomas só jogando online com jogadores de outros países? Então, fica a dica!

 

6. Descobrir novos hobbies

 

Como estamos falando de férias na quarentena, o negócio é usar o tempo que você tem para se redescobrir. Pense em atividades que em algum momento já sentiu vontade de fazer, mas que nunca tomou aquela iniciativa para colocar em prática.

 

Há vários hobbies que você pode começar. Aquarismo, por exemplo, é uma atividade prazerosa e que requer dedicação. Se você gosta de peixes, estude bem a ideia e busque informações sobre as espécies e as condições ideais que a água do aquário tem que ter para recebê-las. Aqui vão algumas inspirações desse hobbie para você.

 

Outra possibilidade de hobbie são as hortas. Você gostaria de colher temperos plantados por você para usar em sua própria alimentação? Se sim, você pode começar uma hortinha no quintal, na sacada ou até em partes suspensas da casa. Também dá para começar hobbies culinários, artísticos e o que mais a sua mente conseguir descobrir. Explore os seus gostos!

 


7. Colocar as leituras em dia

 

Se você é aquela pessoa que adora leitura, tenho certeza de que tem em casa uma fila de livros para colocar em dia. Aposto até que você nunca consegue deixar essa fila acabar, porque quando ela está andando bem, você vai lá e compra mais livros, não é assim? Me identifico com você!

 

Essas férias na quarentena fornecem uma grande oportunidade para você devorar esses livros mais do que o normal e fazer essa fila andar rapidinho, para então poder comprar mais livros sem culpa e começar tudo de novo! É uma boa ideia, não acha? Aproveite o embalo e coloque as leituras deste blog em dia também!

 

8. Viagens virtuais pelo globo terrestre

 

Se viajar fisicamente não é possível – ou ao menos, não de maneira segura – nada impede que você possa se jogar pelo mundo de forma virtual! Aqui neste blog já falamos de algumas formas de fazer tours online por vários lugares interessantes de diversos países, lembra? Mas agora quero te fazer uma proposta diferente.

 

O que você acha de girar o globo terrestre com a mão e se jogar em algum lugar dele? É isso mesmo o que eu quero te convidar a fazer. Aqui neste link do Google Earth você pode usar o mouse (que vira uma mãozinha) e girar o globo. Depois, é só pegar o bonequinho e jogá-lo aleatoriamente em algum lugar. Você será transportado virtualmente até lá. É a chance de explorar regiões do planeta que você nunca teria ido em uma viagem normal!

 

É claro que se você quiser fazer uma escolha não-aleatória, também dá. Nesse caso, use o zoom para escolher um país, uma região específica e então jogar o bonequinho. Vá a todos os lugares que tem vontade de conhecer e divirta-se!

 

9. Meditar

 

Você já praticou meditação? Olha, se você nunca praticou, te garanto que vale a experiência! E mesmo se você já tiver praticado, que tal se aventurar por linhas diferentes das que você já conhece? Há muito para explorar nesse campo, sabia?

 

No YouTube, por exemplo, você encontra meditações xamânicas, espíritas, celtas, zen-budistas, de autoajuda, etc. É possível escolher meditações guiadas e não-guiadas, curtas ou longas, em português ou em outros idiomas. Que tal fazer uma meditação diferente por dia durante as suas férias na quarentena? Experimente!

 

10. Assistir vídeos de realidade virtual

 

Você tem óculos de realidade virtual? Se não tem, você encontra umas opções bem em conta pela internet, e aí pode aproveitar a dica deste tópico! Seguinte: o que você acha de mergulhar com tubarões, caminhar entre os dinossauros, viajar pelo espaço, mergulhar nas profundezas do oceano, andar de montanha russa, fazer parte de um filme de terror ou pular de paraquedas? Há vídeos de realidade virtual que te dão essa sensação!

 

Pesquise as suas preferências no YouTube e coloque ao lado do termo escolhido a sigla “VR”. Entre os vídeos que aparecerão, escolha aqueles em que a imagem está duplicada na miniatura (é uma para cada olho). Depois, é só encaixar o celular nos óculos e ficar que nem um bobo pela casa girando, mexendo os braços e tomando sustos, como se estivesse em um universo paralelo!

 

Leia mais
– 10 lugares culturais e históricos para conhecer pela internet na quarentena
– 10 atividades para fazer com os pequenos em casa durante a pandemia

 

Espero que você tenha encontrado boas opções aqui para curtir as suas férias na quarentena de forma segura. Aproveite as leituras complementares acima e descubra ainda mais possibilidades!

 

CTA_Kit Planejamento Escolar 2021

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.