Skip to content
Atividades para fazer em casa na quarentena

COMPARTILHE

30 de março - 2020

10 atividades para fazer com as crianças em casa durante a quarentena

Tempo estimado de leitura: 9 minutos (1841 palavras, 10427 caracteres)

Durante o período de quarentena, pais e estudantes estão tendo que se adaptar a uma nova rotina. Mesmo quando a empresa dos pais possibilita home office e a escola dos filhos oferece Ensino a Distância (EaD), o tempo ocioso restante ainda é muito grande, até porque ele inclui fins de semana em casa. O que fazer para ocupá-lo?

 

Pensando nisso, resolvemos listar algumas sugestões de atividades para pais e filhos realizarem em casa. E se você é professor ou gestor de uma escola, uma boa ideia é enviar essas dicas ao seu público!

 

Vamos a elas:

 

1. Quebra-cabeça

 

Jogos de quebra-cabeça existem para todas as idades. Há aqueles com baixo nível de complexidade e também aqueles bem difíceis, com muitas peças, que têm vários adeptos no público adulto e geralmente acabam emoldurados na parede de casa. Os mais simples podem ser montados em minutos, e os mais difíceis podem demorar até dias para serem concluídos.

 

A atividade é de lazer, mas também melhora o raciocínio, a coordenação motora, a memória, a interação social e a capacidade de percepção. Os pais podem escolher um quebra-cabeça condizente com a idade do filho ou até desafiá-lo para tentar montar um mais complexo com a ajuda deles, que depois poderá ficar na parede como uma lembrança boa desse momento de descontração.

 

Veja no vídeo abaixo algumas dicas para a montagem do quebra-cabeça:

 

 

2. Pais e filhos na cozinha

 

Sabe outra coisa legal que pais e filhos podem fazer juntos? Cozinhar! Há receitas que podem ser feitas até por crianças pequenas com o auxílio dos pais, e se a criança for “maiorzinha”, ou mesmo adolescente, dá para aumentar a complexidade da receita.

 

A atividade é um momento prazeroso entre pais e filhos, que inclusive ajuda a fortalecer o vínculo entre eles e a criar memórias felizes. Também ajuda a criança a desenvolver mais independência, paciência e uma habilidade útil.

 

Veja abaixo algumas receitas bem fáceis e criativas:

 

 

 


3. Banco Imobiliário

 

Está aí uma forma de ocupar boa parte do tempo ocioso durante a quarentena. O Banco Imobiliário é um jogo para adultos e crianças a partir de oito anos. Divertido e envolvente, ele pode levar várias horas para ser finalizado. É uma boa opção para quem quer passar uma tarde, e ao mesmo tempo sentir que ela voou.

 

A diversão entre pais e filhos é só um dos benefícios da atividade, mas há outros. A dinâmica do jogo é capaz de trazer aprendizados como: matemática, educação financeira, capacidade de raciocínio e estratégia, atenção e noções sobre investimentos.

 

Confira um manual do jogo em vídeo:

 

 

4. Artesanato

 

O artesanato é uma atividade que as crianças, especialmente as mais pequenas, adoram fazer. Os pais podem montar uma “oficina de artesanato” com materiais recicláveis como: garrafas pet, rolos de papel higiênico, tampinhas, copos plásticos, cabides, páginas de revista, CDs, botões, etc. A ideia é que os adultos orientem os pequenos sobre o que fazer com os materiais, para que eles possam confeccionar coisas divertidas, decorativas ou úteis, até que consigam “andar com os próprios pés” nas criações.

 

Além de ocupar o tempo, atividades manuais como essa trazem uma série de benefícios: estimulam a concentração, a disciplina e a imaginação; desenvolvem a capacidade cognitiva e a coordenação motora; despertam a criatividade e aguçam a curiosidade. Com tantas vantagens, é uma ideia que pode ser levada para além da quarentena, não acha?

 

 

5. Hortinha

 

A sua casa tem um quintal? Que legal, vamos usá-lo nessa próxima atividade! Não tem? Tudo bem, vamos improvisar! A ideia é a criação de uma hortinha junto com os pequenos, na qual podem ser plantadas sementes, raízes ou mudas. Para casas com quintal, é possível separar um espaço diretamente no solo para esse plantio, e para apartamentos, é possível fazer essa hortinha em vasos e usá-la de forma vertical ou até suspensa.

 

Para isso serão necessários pacotinhos de sementes ou sementes tiradas diretamente de frutas e legumes. Podem ser usadas também raízes de verduras e mudas de plantas. Algumas das opções precisarão ser cultivadas primeiramente com água, e depois plantadas. O ideal é que pais e filhos façam cada etapa juntos, e que os adultos passem aos pequenos informações sobre a origem dos alimentos e a importância de cuidar da natureza.

 

Veja abaixo orientações de como fazer uma horta:

 

 

 


6. Desafio com balões

 

A atividade que você vai conhecer agora mistura a brincadeira de tiro ao alvo com a brincadeira conhecida como “verdade ou desafio”. Funciona assim: pais e filhos atiram dardos (que podem ser uma versão improvisada de lápis com alfinete colado na ponta) em balões que estão colados em uma superfície lisa (pode ser uma parede). Dentro de cada balão há um bilhete, que pode ter um prêmio ou um desafio ao participante.

 

Quanto mais balões houver, mais tempo a brincadeira irá durar. Então se o objetivo é ocupar o tempo ocioso, por que não preencher uma parede inteira com balões? Os pais escolhem os desafios que colocarão nos bilhetes, e para isso a idade das crianças envolvidas deve ser levada em conta. Tudo resulta em uma brincadeira divertida, que alivia o estresse do isolamento social ocasionado pela quarentena, e que ainda trabalha a coordenação motora, o equilíbrio e melhora a concentração.

 

Veja abaixo um exemplo da brincadeira:

 

 

7. Confeccionando slimes

 

Você sabe o que é um slime? É aquela geleca grudenta que hoje voltou a “ficar em alta” entre as crianças. Uma boa brincadeira para fazer com os pequenos é justamente a confecção desses slimes. Os materiais necessários são bem simples, você basicamente só precisará de papel higiênico, água, açúcar, farinha de mandioca e corante para fazer o “preparo”.

 

O interessante é que pais e filhos façam juntos, e podem ser até várias “gelecas” com cores diferentes. O resultado será bem pegajoso, mas muito divertido. Com certeza as crianças ficarão brincando com esses slimes por dias e dias!

 

Veja abaixo um vídeo de como criar os slimes:

 

 

8. Paródias de músicas

 

Crianças e adolescentes adoram música. Então por que não fazer uma brincadeira em que elas possam fazer “criações musicais”? A forma mais fácil de fazer isso é usando a paródia, – uma versão cômica da música – que usa o mesmo ritmo, mas muda a letra. As crianças podem escolher a canção a ser “parodiada”, e os pais ajudam com a estruturação da nova letra, que tal? 

 

O primeiro passo é escolher um tema para a paródia, que pode ser “coronavírus”, “quarentena”, ou outro que preferirem. Depois, o passo seguinte é pegar os versos originais e reescrever cada frase com outra letra, mas a mesma rima. Com a letra refeita, é hora de a família soltar a voz e dar vida à nova música! Não esqueçam de gravar esse momento cômico para a posteridade hein?

 

Confira mais dicas abaixo de como criar as paródias:

 

 

9. Tour virtual pelo mundo

 

Que tal fazer uma viagem com os seus filhos pelo mundo? Sei que com a quarentena isso fica inviável fisicamente, mas que tal virtualmente? Hoje existem recursos que te permitem percorrer locais turísticos inteiros de qualquer parte do globo terrestre sem sair de casa. Então por que não explorar todo esse mundão com os seus filhos dessa maneira?

 

Vou te ensinar algumas formas de fazer isso tá? Olha:

 

  • Google Street View – É bem simples. Digite o nome de uma cidade no Google, como por exemplo “Paris”. Clique na aba “Maps”. No canto inferior direito da tela há os sinais de +, – e um bonequinho. Use os sinais para dar mais ou menos zoom na parte que preferir. Depois, arraste o bonequino até essa parte e solte-o. Imediatamente as imagens reais do local aparecerão para você. Usando o cursor do mouse é possível fazer um giro 360º pelo local e avançar para frente e para trás, como se estivesse lá andando.

 

  • Óculos de Realidade Virtual Aumentada – Se alguém na sua casa tem óculos VR, é possível deixar a brincadeira ainda mais real. Há vídeos nesse formato que podem ser encontrados pela internet para explorar diversas regiões turísticas. Basta acessar o vídeo com o celular e acoplar o aparelho ao óculos. Você poderá olhar para cima, para baixo e para os lados como se estivesse lá. Experimente!

 

10. Guerra de balões d’água

 

Finalizando a nossa lista, você vai aprender uma brincadeira bem refrescante para fazer em família na quarentena. Como ainda é calor e praia não é uma opção, o negócio é improvisar. Uma maneira bem divertida de fazer isso é enchendo balões com água e fazendo uma “guerra de balões”. Quem acertar mais balões no outro vence e ganha um prêmio no final.

 

recursos que permitem encher um grande número de balões com água rapidamente, mas se você não os possui, dá para fazer isso de forma manual mesmo. Depois, é só partir para a guerra. Não esqueçam de trocar as roupas tradicionais por roupas de banho, porque elas irão molhar!

 

Veja abaixo um exemplo da brincadeira:

 

 

Leia mais
– Agenda Digital: saiba tudo sobre ela e transforme a comunicação escolar
– ClipEscola: descubra o que os pais dos alunos pensam sobre a solução

 

Gostou das dicas de atividades para a quarentena? Se você é pai ou mãe, coloque-as em prática! Se é professor ou gestor, não deixe de enviar essas ideias ao seu público pela agenda digital!

 

CTA - Home Studying

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.