Skip to content
Locais culturais e históricos para visitar pela internet

COMPARTILHE

02 de outubro - 2020

10 locais culturais e históricos para visitar pela internet na quarentena

Tempo estimado de leitura: 10 minutos (1917 palavras, 10946 caracteres)

Você é professor e quer dar uma aula diferenciada, incluindo nela um tour virtual por locais culturais e históricos? É pai de aluno e quer passar um tempo divertido e enriquecedor com seu filho, visitando locais incríveis pela internet? Ou então é um estudante e quer ser o protagonista do próprio aprendizado, buscando de forma autônoma locais virtuais para mergulhar na cultura e na história? Seja qual desses for o seu caso, tenha a certeza de que você chegou ao lugar certo!

 

Aqui você encontrará locais culturais e históricos – tanto nacionais quanto internacionais – que deixarão você deslumbrado, emocionado e com certeza mais culto! Venha comigo e deixe-me guiá-lo por vários tours fascinantes!

 

1. Museu do Louvre

 

Só para você sentir que essa lista não é fraca, já começamos com uma alternativa de peso para o seu tour. Nada mais, nada menos do que o magnífico Museu do Louvre, na França. O site do museu disponibiliza um tour gratuito por salas de exposição, galerias e fachadas do prédio. As imagens podem ser vistas em um ângulo de 360º. O visitante só precisa usar o mouse para avançar ou girar. Se você já utilizou o Google Street View em algum momento, vai sentir bastante familiaridade com esse formato de tour.

 

A visita é dividida em galerias compostas por quadros, esculturas, peças e artefatos antigos, todos contendo ícones de informações. Entre as obras estupendas que você irá se deparar, há pinturas barrocas de Rembrandt, um dos maiores nomes da pintura de todos os tempos. Há também esculturas de bailarinas de Edgar Degas e antiguidades egípcias do período faraônico. Não perca a oportunidade de se encantar com essas criações de rara beleza e grande valor histórico!

 

Faça o seu tour aqui.

 

2.  Machu Picchu 

 

A nossa lista de locais culturais e históricos continua quente! A próxima parada é no Peru, na cidade perdida dos Incas: Machu Picchu. Se você não a conhece pessoalmente, agora terá a oportunidade de visitar essa histórica construção pré-colombiana do século XV pela internet, e com uma incrível visão 360º.

 

Para “turistar” pelo local, basta usar o mouse e os ícones de “+” e “-” que estão no canto inferior direito da tela. A beleza é extraordinária, e você conseguirá desfrutá-la sem precisar sentir o ar rarefeito das montanhas – já que a cidade está a 2,4 mil metros de altitude. Aproveite ao máximo esse santuário histórico e abuse do zoom para ver tudo bem de pertinho!

 

Faça o seu tour aqui.


 

3. MASP – Museu de Arte de São Paulo

 

O MASP é parada obrigatória para quem passa pela capital paulista. Sorte sua que você não precisará nem sair de casa para conhecer o acervo dessa que é considerada uma das mais importantes instituições culturais brasileiras. No site do museu você tem acesso a obras do acervo permanente, localizado no segundo andar. Antes de iniciar o tour há uma breve apresentação em áudio, abordando a história e as obras da coleção.

 

A visita virtual é em ângulo de 360º. Com o mouse, o visitante vai passando entre as pinturas e esculturas expostas. Você notará que nenhum quadro está na parede, e sim em cavaletes de cristal, um questionamento ao tradicional formato de museu europeu. Guarde uma dica para o seu tour: preste atenção a tudo, para não acabar passando batido por obras realmente imperdíveis de Boticelli, Manet, Van Gogh, Picasso e Tarsila do Amaral.

 

Faça o seu tour aqui.

 

4. Capela Sistina 

 

Poucas coisas são tão magníficas quanto a que os seus olhos estão prestes a ver agora. Os afrescos do teto da Capela Sistina, feitos por Michelangelo, estão entre as obras mais famosas da história da arte. Por este tour em 360º você consegue ter uma visão que muitas pessoas que visitaram a capela ao vivo não conseguiram ter. Graças à tecnologia, você pode ver bem de pertinho e em detalhes as pinturas que estão no teto da capela, a 21 metros de altura.

 

Imagine, você que não precisou viajar e nem gastar nada terá uma visão privilegiada desse que é considerado um tesouro da Santa Sé e um marco da Alta Renascença. Além do teto, há obras nas paredes também muito ricas, feitas por vários artistas famosos, entre eles Botticelli. Embarque nesse tour e dê esse grande presente aos seus olhos!

 

Faça o seu tour aqui.

 

5. Museu Frida Kahlo

 

A próxima parada da nossa lista é no México, no museu dedicado à consagrada artista mexicana e hoje um grande ícone pop Frida Kahlo. Diferentemente dos outros tours por locais culturais e históricos, este não é 360º. Aqui você poderá acessar de forma online a diversas obras da coleção do museu.

 

Frida Kahlo, que teve uma vida conturbada em saúde e relacionamentos, usa a pintura para se libertar. Entre os quadros da coleção, por exemplo, você encontrará a obra inacabada Frida y la cesárea, feita poucos meses depois do primeiro dos vários abordos espontâneos que ela teve devido ao útero comprometido – uma sequela de um grave acidente de ônibus. Há também autorretratos, retratos da família da artista e de outras pessoas, natureza morta e pinturas do marido dela, Diego Rivera. Você consegue conferir também obras de Frida nas coleções de outros museus. Boa imersão no universo Kahlo!

 

Faça o seu tour aqui.

 

6. Casa de Anne Frank 

 

O lugar que você conhecerá agora, nesse tour 360º, serviu de esconderijo à Anne Frank, à família dela e a alguns conhecidos dela por pouco mais de dois anos durante o holocausto, até que fossem descobertos pela Gestapo e enviados a campos de concentração. O local foi transformado em museu, e hoje recebe visitantes do mundo todo.

 

Quem já leu o Diário de Anne Frank – obra publicada post morten e que ficou conhecida mundialmente – já deve ter imaginado o esconderijo muitas vezes, pois ele era bastante descrito no diário. O tour é a oportunidade para conhecer cada local, desde a porta escondida atrás de uma estante até a cozinha, o banheiro e os quartos – inclusive o de Anne Frank, que foi preservado como era na época. 

 

Faça o seu tour aqui.

 

7. Museu Oscar Niemeyer 

 

Certamente você já ouviu falar em Oscar Niemeyer, o grande arquiteto nacional que é considerado uma figura-chave no desenvolvimento da arquitetura moderna. O museu que leva o seu nome foi projetado por ele próprio, e é considerado o maior museu de arte da América Latina. Se você nunca teve a oportunidade de conhecê-lo em Curitiba, agora chegou o momento de apreciar ao menos uma parte dele de forma virtual.

 

A visita online se dá por fotos de diversas exposições do museu. Elas são bastante variadas e abordam pinturas, fotografias, esculturas, máscaras tribais, design de objetos, entre outros. Em algumas delas é possível até ter um vislumbre do próprio museu, pois há fotos dos corredores com quadros expostos. É claro que a sensação não é a mesma de percorrer os 35 mil metros quadrados de área construída, mas já vale muito poder apreciar a beleza das obras expostas, não é mesmo?

 

Faça o seu tour aqui.

 


8. Yad Vashem – Centro Mundial de Lembrança do Holocausto 

 

A nossa lista de locais culturais e históricos não poderia deixar de abordar o Yad Vashem, que reúne um vasto acervo de um período negro da história da humanidade: o holocausto. Todas as recordações da época são de grande importância, pois servem de lembrança do que nunca mais poderemos deixar acontecer. 

 

No site você encontra todo tipo de material sobre a época, desde fotos, documentos e diários até histórias de resgate protagonizadas por heróis que se arriscaram para salvar vidas. Há também uma vasta biblioteca e um banco de filmes produzidos sobre o assunto. Se o seu intuito é estudar história, aqui você encontrará muito material para isso.

 

Faça o seu tour aqui.

 

9. MAM-SP – Museu de Arte Moderna de São Paulo

 

Pronto para um mergulho virtual no mundo da arte moderna? A sua próxima visita é no MAM, na capital paulista. O museu possui um acervo de 5 mil peças, e você poderá apreciá-las navegando por ele de forma online!

 

Como você percebeu, a quantidade de obras é grande, mas o MAM disponibilizou filtros para que você possa refinar os resultados. É possível, por exemplo, definir uma palavra-chave que remeta ao tipo de arte que você busca, ou então filtrar por data, categoria, procedência e letra do sobrenome do artista procurado. Só tome cuidado para não se perder em meio a tantas opções!

 

Faça o seu tour aqui.

 

10. Stonehenge 

 

O ponto final do seu tour é o Reino Unido. É lá que está localizado o círculo de pedras Stonehenge, uma estrutura pré-cristã com pedras que chegam a 5 metros de altura e quase 50 toneladas. Pesquisadores até hoje não descobriram como elas foram colocadas lá. Estima-se que a construção teve três fases, que juntas somaram mais de 30 milhões de horas de trabalho. 

 

Esse local – uma parte da história de mais de 4 mil anos atrás – pode ser visitado por você sem que haja sequer a necessidade de sair de casa. O tour em 360º possibilita ver toda a estrutura, usar o zoom para observar detalhes das pedras e obter mais informações ao clicar em pontos de acesso que aparecem na imagem. Outra opção é clicar no play e assistir ao tour como se fosse um vídeo. Agora que você já conhece as possibilidades, desfrute do passeio!

 

Faça o seu tour aqui.

 

Finalizando

 

Você viu quantos locais culturais e históricos dá para conhecer sem sair de casa? Se você é professor, aproveite para usar esses tours em suas aulas virtuais na ClipEscola, para assim torná-las mais interativas. Os alunos vão amar!

 

E por falar nas aulas virtuais, vou te falar um pouco mais sobre as salas virtuais da ClipEscola. Com elas é possível:

 

  • Fazer transmissões ao vivo
  • Interagir com os alunos por voz ou por chat
  • Criar uma categoria para cada disciplina
  • Disponibilizar as disciplinas ao aluno de acordo com a grade de cada turma ou curso
  • Enviar atividades de casa
  • Tirar dúvidas por meio de recados digitais
  • Aplicar provas e muito mais!

 

Saiba mais sobre as salas virtuais por aqui.

 

Leia mais
– Tours virtuais pelas escolas: uma nova forma de apresentar as instituições
– 5 livros sobre aulas híbridas para ajudar no novo momento da aprendizagem

 

Você já decidiu quais locais culturais e históricos da nossa lista você irá visitar de forma online? Vivencie a experiência e compartilhe-a com seus alunos, filhos ou colegas!

 

CTA - Infográfico - Sala de Aula Virtual ClipEscola

AUTOR:

Graziela Balardim

A autora é Jornalista, pós-graduada em Produção Multimídia e atua na ClipEscola como Conteudista de Marketing Digital.